Morfossintaxe do vocábulo COMO
CONTEÚDO DESTE POST
Levando em conta que uma palavra pode fazer parte de diversas classes morfológicas, da mesma forma que, ao mesmo tempo, pode desempenha diferentes funções sintáticas, a palavra “como” não ficou longe dessa realidade, tendo em vista que, de acordo com o conteúdo da oração onde está situado, pode também funcionar de diversas formas.
Desse modo, considera-se fundamental conhecê-las, uma vez que além de ficar ciente dos acontecimentos linguísticos, tornando-se capaz de usar a expressão em questão conforme os propósitos que se deseja empregar ao discurso.
A expressão “como” exerce diferentes funções, dentre elas o de:
Substantivo
Ex:
O como exerce papéis diferentes.
Interjeição
Ex:
Como! Você não passou o recado?
Advérbio
Ligando-se a um adjetivo ou a um verbo, expressa situações de intensidade ou modo – motivo pelo qual, sintaticamente afirmando, desempenha o papel de adjunto adverbial de modo ou intensidade:
Ex:
Não há como sobreviver dessa forma. (adjunto adverbial de modo)
Garoto, como você é lindo! (adjunto adverbial de intensidade)
Preposição
Dessa forma se apresenta sempre na perspectiva de o gerúndio sendo, estar implícito, da mesma forma que a probabilidade de ser trocado pela locução “na qualidade de”.
Ex:
Desde que o conheço, age como gerente dessa loja (na qualidade de).
Essa expressão foi classificada como (sendo) um substantivo.
Conjunção
Pelo fato de inserir uma oração subordinada adverbial, identifica-se conforme as condições adverbiais por ela demonstradas. São elas:
– Conjunção conformativa: pode ser substituída por “segundo” e “conforme”.
Ex:
Realizou o estudo como o professor havia pedido.
– Conjunção casual: corresponde a “uma vez que”, “porque” e “já que”.
Ex:
Como não havia sido convidado, não se importou em comprar o presente.
– Conjunção comparativa: corresponde a “a tal qual”, fazendo de vez em quando o segundo elemento de uma certa comparação.
Ex:
Dormia como um anjo (tal qual um anjo)
Pronome relativo
Agindo como tal, a expressão “como” sempre precede um substantivo, se mostrando semelhante a “com o(a) qual” e “pelo (a) qual”.
Ex:
A maneira como resolveu se manifestar desagradou a muita gente. (pelo qual)
O que é morfossintaxe?
Na escola, as pessoas aprendem a respeito do diferentes acontecimentos linguísticos, entre eles: adjetivo, substantivo, sujeito, adjunto adverbial e predicado. No entanto, é bem possível que não tenha estudado como esses assuntos se separam no meio dos ramos da gramática, muito menos a respeito do que seja de fato morfossintaxe.
Dessa forma, a morfossintaxe nada mais é do que o estudo morfológico e sintático, feito ao mesmo tempo. Mas para que o entendimento seja feito de maneira aceitável, é necessário compreender, antes de tudo, que o estudo morfológico corresponde as dez classes gramaticais; e o estudo sintático faz menção aos papéis realizados por uma certa expressão, estando ela colocada em um conteúdo oracional.
Assim, aplicando na pratica o que foi mencionado anteriormente, examinemos o exemplo a seguir, levando em questão os dois estudos:
As alunas foram vencedoras
Morfologicamente, tem:
As – artigo definido feminino (plural)
alunas – substantivos
foram – verbo ser conjugado no pretérito perfeito do mofo indicativo
vencedoras – nessa situação interpreta um adjetivo, porém pode também agir como substantivo.
Sintaticamente, tem:
As – artigo definido feminino (plural)
alunas – substantivo
foram – verbo ser conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo
vencedoras – nessa situação interpreta um adjetivo, porém pode também agir como substantivo.
É necessário, pois, determinar a diferença entre função e classe para compreender como se manifesta a morfossintaxe, uma vez que a expressão pode caminhar entre uma colocação ou outra.