Morfossintaxe do vocábulo COMO
Levando em conta que uma palavra pode fazer parte de diversas classes morfológicas, da mesma forma que, ao mesmo tempo, pode desempenha diferentes funções sintáticas, a palavra “como” não ficou longe dessa realidade, tendo em vista que, de acordo com o conteúdo da oração onde está situado, pode também funcionar de diversas formas.
Desse modo, considera-se fundamental conhecê-las, uma vez que além de ficar ciente dos acontecimentos linguísticos, tornando-se capaz de usar a expressão em questão conforme os propósitos que se deseja empregar ao discurso.
A expressão “como” exerce diferentes funções, dentre elas o de:
Substantivo
Ex:
O como exerce papéis diferentes.
Interjeição
Ex:
Como! Você não passou o recado?
Advérbio
Ligando-se a um adjetivo ou a um verbo, expressa situações de intensidade ou modo – motivo pelo qual, sintaticamente afirmando, desempenha o papel de adjunto adverbial de modo ou intensidade:
Ex:
Não há como sobreviver dessa forma. (adjunto adverbial de modo)
Garoto, como você é lindo! (adjunto adverbial de intensidade)
Preposição
Dessa forma se apresenta sempre na perspectiva de o gerúndio sendo, estar implícito, da mesma forma que a probabilidade de ser trocado pela locução “na qualidade de”.
Ex:
Desde que o conheço, age como gerente dessa loja (na qualidade de).
Essa expressão foi classificada como (sendo) um substantivo.
Conjunção
Pelo fato de inserir uma oração subordinada adverbial, identifica-se conforme as condições adverbiais por ela demonstradas. São elas:
– Conjunção conformativa: pode ser substituída por “segundo” e “conforme”.
Ex:
Realizou o estudo como o professor havia pedido.
– Conjunção casual: corresponde a “uma vez que”, “porque” e “já que”.
Ex:
Como não havia sido convidado, não se importou em comprar o presente.
– Conjunção comparativa: corresponde a “a tal qual”, fazendo de vez em quando o segundo elemento de uma certa comparação.
Ex:
Dormia como um anjo (tal qual um anjo)
Pronome relativo
Agindo como tal, a expressão “como” sempre precede um substantivo, se mostrando semelhante a “com o(a) qual” e “pelo (a) qual”.
Ex:
A maneira como resolveu se manifestar desagradou a muita gente. (pelo qual)
O que é morfossintaxe?
Na escola, as pessoas aprendem a respeito do diferentes acontecimentos linguísticos, entre eles: adjetivo, substantivo, sujeito, adjunto adverbial e predicado. No entanto, é bem possível que não tenha estudado como esses assuntos se separam no meio dos ramos da gramática, muito menos a respeito do que seja de fato morfossintaxe.
Dessa forma, a morfossintaxe nada mais é do que o estudo morfológico e sintático, feito ao mesmo tempo. Mas para que o entendimento seja feito de maneira aceitável, é necessário compreender, antes de tudo, que o estudo morfológico corresponde as dez classes gramaticais; e o estudo sintático faz menção aos papéis realizados por uma certa expressão, estando ela colocada em um conteúdo oracional.
Assim, aplicando na pratica o que foi mencionado anteriormente, examinemos o exemplo a seguir, levando em questão os dois estudos:
As alunas foram vencedoras
Morfologicamente, tem:
As – artigo definido feminino (plural)
alunas – substantivos
foram – verbo ser conjugado no pretérito perfeito do mofo indicativo
vencedoras – nessa situação interpreta um adjetivo, porém pode também agir como substantivo.
Sintaticamente, tem:
As – artigo definido feminino (plural)
alunas – substantivo
foram – verbo ser conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo
vencedoras – nessa situação interpreta um adjetivo, porém pode também agir como substantivo.
É necessário, pois, determinar a diferença entre função e classe para compreender como se manifesta a morfossintaxe, uma vez que a expressão pode caminhar entre uma colocação ou outra.