O coletivo de alguns substantivos


Como nós já sabemos, os substantivos nada mais são do que termos na língua portuguesa que tem como principal responsabilidade nomear coisas, pessoas, objetos, lugares, animais e outros.

Os substantivos também ganham classificações dentro dessa área, e a classe que falaremos neste artigo é a dos coletivos de alguns substantivos.

Os substantivos coletivos nada mais são do que palavras que, mesmo quando escritas de modo singular, remetem diretamente a um grupo ou a um conjunto de seres ou coisas de uma mesma espécie, o que logo nos dá também uma noção maior de multiplicidade.

substantivos

Mas como assim?

É simples: quando aprendemos pela primeira vez o que são os substantivos, aprendemos também que quando remetemos uma construção gramatical desta a mais do que uma pessoa, tal palavra deve estar no plural.

Mas nos substantivos coletivos isso não acontece, já que as palavras são escritas em seu formato singular, mesmo quando representam um grupo com mais de duas coisas, pessoas, animais ou objetos de um mesmo segmento/espécie.

Para começar, vamos considerar um exemplo bem simples: a palavra constelação. Ao invés de falarmos de um conjunto de estrelas, podemos nos remeter unicamente a essa palavra que tem exatamente tal significado, mesmo que não seja composta e nem sequer no plural.

Demais características do coletivo de alguns substantivos

Os substantivos coletivos são substantivos comuns, mas que indicam agrupamento e multiplicidade de objetos ou seres de um mesmo tipo. Dependendo da condição do objeto, pode ser que ele apresente ainda mais do que um tipo de coletivo.

Existem alguns termos que estão diretamente relacionados com o coletivo de alguns substantivos. Vamos conferir?

• Antonímia – tal conceito é aplicado nos substantivos coletivos uma vez que demandam de particularidade e apontam para indivíduos ou objetos da mesma espécie que são de componentes únicos;

• Sinonímia – de uma forma geral, os substantivos nada mais são do que sinônimos de alguns conceitos de grupo. Ao invés de dissermos “eu tenho em casa uma reunião de objetos como conchas do mar” eu posso simplesmente dizer “eu tenho uma coleção”. Ambos são sinônimos, mas a diferença é que geralmente os substantivos coletivos são formados por palavras singulares e mais simples.

• Etimologística – aqui na verdade vem uma curiosidade. O substantivo é um termo que veio do latim e surgiu no ano de 1540. Mas o mais interessante é que a palavra ‘coletivo’ também vem do idioma latim, especificadamente da palavra collectivus. Seu surgimento, porém, foi mais além: no ano de 1671.

• Intrafisicologia – por fim, esse termo remete que muitos são os exemplos de substantivos coletivos dotados de características que nos fazem merecer a reflexão.

Conheça o coletivo de alguns substantivos

É certo afirmar que a lista dos substantivos coletivos não é nada limitada. São substantivos coletivos para grupos ou conjuntos de espécies de animais, de pessoas, de plantas, de objetos e de muitos outros.

Neste artigo, vamos conhecer quais são os principais deles, ou seja, quais são os coletivos que estamos mais acostumados a adequar ao nosso idioma padrão.

• Coletivos de animais

Os coletivos de animais indicam as palavras escritas no singular que remetem ao conjunto de alguns bichos, como é o caso de:

– Conjunto de cães – matilha

– Conjunto de bactériascolônia

– Conjunto de animais de uma mesma localização no mapa – fauna

– Conjunto de aves – revoada ou bando

– Conjunto de cabras – rebanho

– Conjunto de dromedários – cáfila

– Conjunto de bois – boiada ou manada/junta

– Conjunto de ovelhas – rebanho

– Conjunto de gafanhotos – nuvem

– Conjunto de marimbondos – enxame

• Coletivos de plantas

– Conjunto de capim ou de canas – feixe

– Conjunto de cebolas – réstia

– Conjunto de árvores (para as de fruto, pomar e para as normais, renque ou arvoredo)

– Conjunto de espigas de milho – atilho

– Conjunto de plantas encontradas apenas em uma determinada região – flora

– Conjunto de palha – fardo

– Conjunto de verduras – molho

• Coletivos da natureza

Nos próprios termos que remetem diretamente à natureza existem também alguns coletivos com palavras singulares para exemplificar grupos daquele mesmo tipo de fenômeno natural.

Neste caso, os exemplos são:

1. Constelação para determinar os conjuntos de estrelas

2. Cordilheira para determinar os conjuntos de montanhas unidas, ou melhor, uma ao lado da outra

3. Arquipélago para determinar os conjuntos de ilhas que também estão localizadas no mesmo complexo geográfico

• Coletivos para meios de transporte

Neste sentido, os coletivos remetem aos grupos de meios de transporte que utilizamos no dia a dia. São eles:

1. Frota para conjunto de ônibus ou de navios

2. Esquadrilha para conjuntos de aviões

3. Esquadra ou armada para conjuntos de navios dedicados às situações de guerra

Por fim, existem também coletivos para noções temporais (como a palavra “ano” para o coletivo de doze meses, ou década para cada dez anos); para coletivos de pessoas – um elenco é um conjunto de atores, uma tripulação, conjunto de aviadores, e um coro, conjunto de cantores. E para objetos e demais – um álbum é um conjunto de figurinhas, uma discoteca, conjunto de discos, e uma biblioteca, conjunto de livros.