Próclise, Mesóclise, Ênclise, Pronomes Átonos e Locuções Verbais


Próclise, Mesóclise, Ênclise

Sintaxe é a parte da gramática que estuda justamente a disposição de cada palavra dentro de uma determinada frase, estudando o sentido de cada uma delas dentro do enunciado. A combinação de palavras e orações é permitida através da sintaxe. Veja agora, algumas disposições possíveis e suas classificações:

Próclise

Na próclise, os pronomes aparecem antes do verbo. As orações que costumam utilizar a próclise são:

– com expressão ou palavra de valor negativo
– que apresentem advérbios e pronomes indefinidos
– que se iniciam por advérbios e pronomes interrogativos
– que exprimem um desejo ou que sejam iniciadas por palavras exclamativas
– que se tenha conjunções subordinativas
– com gerúndio precedido de preposição
– que são introduzidas por pronomes relativos

Mesóclise

Na mesóclise, o pronome fica intercalado ao verbo. É usada quando o verbo quando o verbo está no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo. No entanto, a mesóclise só é utilizada quando a próclise não puder ser aplicada.

Ênclise

A ênclise é a colocação básica dos pronomes. Ela obedece à ordem direta, isto é: verbo + complemento. Neste caso, o pronome aparece depois do verbo. Essa é colocação normal dos pronomes. Pode-se dizer que essa é a regra de colocação. A próclise e a mesóclise só são utilizadas quando há justificativa para o uso, caso contrário, a ênclise prevalece.

Pronomes átonos e locuções verbais

As locuções verbais podem apresentar o seu verbo principal no gerúndio, no infinitivo, ou ainda, no particípio.

– Verbo Principal no Infinitivo ou gerúndio:
Quando a palavra não exige próclise, o pronome é usado depois da locução; quando a palavra exige a próclise, o pronome pode aparecer antes ou depois da locução.

– Verbo Principal no Particípio:
Se o verbo principal estiver no particípio, o pronome oblíquo átono tem que vir, necessariamente, antes dele. No entanto, se nada justificar a próclise, o pronome aparece depois do verbo auxiliar. Caso contrário, isto é, se houver próclise, o pronome aparece antes da locução.