Língua portuguesa no Vestibular
No vestibular, certamente a língua portuguesa é uma das matérias cobradas que mais conseguem tirar o sono dos estudantes. Isso porque ela exige uma série de conceitos, além da compreensão, leitura e interpretação de textos. Ah! E isso sem contar a redação, que também não foge desse receio.
Porém, é certo avaliar que na prova dessa matéria não tem erro: a intenção é avaliar como é a capacidade de leitura e concentração, além da própria interpretação e compreensão crítica daquele tema que é explorado em cada questão, sendo eles de natureza literária ou não.
Além disso, busca-se notar como o aluno conhece e sabe empregar os principais conhecimentos linguísticos: seja em suas respostas ou, até mesmo, na produção de textos e redações (principalmente na segunda fase dos principais vestibulares de todo o País), devendo eles atender com os requisitos de coesão, coerência, gramática, vocabulário extenso, adequação e outros.
Para início de conversa, o aluno deve ter conhecimento avançado sobre a língua e seus principais conceitos, sabendo distinguir quais são as principais variedades do português. É claro que a norma ortográfica, assim como o conhecimento de pontuação também são cobrados como básicos, uma vez que nós o aprendemos desde os primeiros anos de vida, tendo ainda experiência diária com o idioma.
Quais são os conteúdos mais cobrados no vestibular?
A língua portuguesa no vestibular pode ser a mais variada possível, ou seja, definitivamente não há como prever o que será cobrado. Porém, com alguns conceitos básicos na ponta da língua (sabendo aplica-los, é claro), não tem erro!
Vamos conhecer um pouco mais sobre os segmentos mais cobrados em língua portuguesa no vestibular?
• Morfossintaxe – classificação de palavras
Quem sabe classificar cada uma das palavras presentes em uma frase, oração ou parágrafo? Se ainda não sabe, com certeza, este é o momento de aprender. O aluno qualificado para mandar bem na prova deve saber:
1. A flexão dos verbos – modo, expressão de tempo, aspectos da voz, modos e correlação dos tempos;
2. Formação correta das palavras;
3. A flexão nominal;
4. Concordância tanto verbal como nominal;
5. Regência verbal e nominal;
6. Advérbios e uso deles;
7. Pronomes – quando são usados?
8. Processos para subordinação e coordenação da língua;
9. Palavras conectivas;
10. Citação de diferenciados tipos de discursos, como o discurso direto, indireto normal ou livre;
11. Saber reorganizar um parágrafo, um período ou uma oração sem que o sentido seja perdido.
• Organização textual
A organização textual também é de extrema importância, independentemente de qual seja o curso pelo qual o aluno presta o vestibular. Isso acontece porque as redações e textos são cobradas para toda a vida e ele deve saber montá-los para a dissertação de artigos, projetos, TCCs e outros no decorrer do curso e da vida profissional como um todo.
Sendo assim, a língua portuguesa no vestibular abrange temas como:
1. Narração, temporalidade e a própria sequência correta na explicação de eventos;
2. O tema dissertação, por sua vez, envolve a capacidade do aluno de argumentar, referenciar, demonstrar os fatos e criar relações verdadeiramente lógicas;
3. A descrição também é importante na organização da redação, já que envolve a especialidade, a simultaneidade e a própria ordem de cada um dos elementos descritos.
• Elementos para composição
1. Intertextualidade – com o que o tema escrito está se relacionando?
2. Relação do texto com base em seu conceito cultural e/ou histórico;
3. Relação da redação com a obra de algum autor;
4. Recursos expressivos capazes de articular o artigo com maior qualidade;
5. E o poema? Como é formado? Atente para os ritmos, sonoridades, imagens e versos.
Por fim, lembre-se de estudar a composição dos artigos, a linguagem semântica, tradução de sentidos, conjugação e figuras de linguagem, temas também cobrados com frequência.
E a literatura?
Os conhecimentos de língua portuguesa, atualmente, são cobrados junto com a literatura nos vestibulares. Por isso, algumas obras literárias – geralmente nacionais – devem ser lidas para que a prova seja verdadeiramente finalizada com êxito.
O melhor é que, além de ler as obras já cobradas para um vestibular específico, o aluno também se dedique à leitura de outros livros daquele mesmo autor. Essa ação ajuda a contextualizar melhor sobre o escritor e sobre a sua forma de escrever, de contextualizar e outros aspectos que assim são notados com maior facilidade.
Além disso, lembre-se: a maioria dos vestibulares fazem questões específicas sobre os livros relacionando-os com recursos da língua portuguesa e, até mesmo, com outras obras daquele autor. Por isso, apostar em uma leitura mais ampla pode trazer mais repertório e referências para a realização do vestibular de língua portuguesa.
No Romantismo, os autores mais cobrados são:
• José de Alencar;
• Manuel Antônio de Almeida;
• Almeida Garrett.
No Modernismo, os autores que ganham destaque são:
• Clarice Lispector;
• Mário de Andrade;
• Manuel Bandeira;
• Carlos Drummond de Andrade;
• Graciliano Ramos;
• Fernando Pessoa;
• Oswald de Andrade;
• Guimarães Rosa.
No realismo, por fim, ganham destaque Machado de Assis e Eça de Queirós.