Narração: Experiência de Leitura, Sequência Narrativa e Elementos Fundamentais


Narração: Experiência de Leitura

Narrativa

A Narrativa é o tipo de texto que conta uma história, isto é, narra acontecimentos, ou ainda, ações e personagens em um determinado contexto. Todo tipo de texto que segue essa regra é um texto narrativo. Existem diferentes tipos de textos narrativos, cada um deles é utilizado em diferentes momentos e diferentes canais. Por exemplo: um texto narrativo jornalístico aparece (na maioria dos casos), nos jornais, enquanto os textos narrativos literários costumam aparecer mais em livros e revistas.

Experiência de Leitura

A narrativa está diretamente relacionada com a experiência de leitura. A leitura é um hábito que pode (e deve) ser incentivado desde a infância. É por isso que existem textos narrativos destinados para as crianças, outros para os adolescentes e outros para os adultos. De modo a despertar o interesse e o gosto por ler.

Um leitor ativo é alguém que consegue identificar os estilos de textos e escolher os que mais lhe agrada. A experiência de leitura nem sempre será limitada apenas às leituras que agradam ao indivíduo, no entanto, essa é uma boa forma de se manter um leitor. Além disso, a capacidade de compreensão dos diferentes textos é adquirida justamente pela leitura. Quanto mais se lê, maior é a capacidade de interpretação.

Sequência Narrativa

A sequência narrativa se trata da sequência em que são narrados os fatos. Quando se trata de uma notícia, por exemplo, em que os fatos narrados são verídicos, a sequência narrativa é sempre direta. Por outro lado, quando se trata de um texto literário, é possível que a sequência narrativa seja invertida.

É válido ressaltar que mesmo na forma invertida a sequência narrativa deve fazer sentido, isto é, é preciso que o leitor consiga compreender o sentido completo do texto.

Elementos de uma Narrativa

Para que uma narrativa seja completa, ela deve responder às seguintes perguntas: Quem? O quê? Como? Quando? Onde? e Por quê?

Nem todas as vezes esses elementos estarão explícitos no texto, mas para que as ações de um determinado personagem sejam narradas e consideradas uma narrativa, deve apresentar as respostas para as perguntas acima.