Ortografia. Emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j


Entender como é o emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j é essencial para saber como escrever corretamente a maioria das palavras. Cada letra possui uma função e deve ser empregada de acordo com o que é determinado pela língua portuguesa.

Ortografia. Emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j

Inclusive é preciso cuidado em casos passiveis de confusão como o “s”, “ss” ou “ç”. Vamos conhecer então qual a função e o emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j e ver alguns exemplos de cada uma:

Emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j: Qual a função de cada letra

• Uso da letra h
O “h” continua sendo usado devido a tradição ou etimologia de nosso idioma. A letra também aparece no final de algumas interjeições e faz parte dos dígrafos ch, lh e nh. O mais comum é encontrar a letra no começo ou no fim da palavra. As únicas exceções em que a letra “h” aparece no meio das palavras são nos dígrafos ch, lh e nh ou em palavras unidas por hífen em que a segunda palavra se inicia por por essa letra.

• Uso da letra s
No emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j, a letra “s” é utilizada quando:

Se faz uso de sufixos como -es, -esa, -isa; nos sufixos -oso, -osa; depois de ditongos; nas conjugações dos verbos pôr e querer; em substantivos que derivam de verbos que terminam em -andir, -ender, -verter e -pelir; e nas palavras que derivam de uma anterior que é escrita com “s”;

• Uso do ss
Os verbos que contém “ced”, “gred”, “prim”, “tir” e “meter” em sua raiz resultam em substantivos escritos com “ss”. Também aparece na terminação de superlativos sintéticos, no tempo imperfeito de todos os verbos e em palavras ou radicais que são iniciados com “s” e resultam em palavras derivadas ou compostas.

• Uso de sc
O “sc” é empregado em termos de linguagem culta.

• Uso da letra z
A letra “z” é utilizada em derivadas de palavras primitivas que possuem a mesma letra; sufixo -ez ou -eza; sufixo que forma um verbo terminado em -izar.

• Uso da letra x
O “x” é empregado em algumas palavras em que possui som de “s”; depois de ditongos; depois das sílabas “en” ou “me”; e em palavras que são de origem indígena ou africana.

• Uso de ch
Utilizamos “ch” nas palavras que derivam de outras escritas e são originalmente escritas com pl, fl ou cl; nos verbos encher, enchumaçar, encharcar e em todos que deles derivam; palavras que são derivadas daquelas que possuam ch em sua escrita;

• Uso da letra g
A letra “g” é utilizada sempre que os substantivos terminarem em -agem, -igem, -ugem, -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio; ou que sejam derivadas de outras palavras que já são escritas com “g”.

• Uso da letra j
O “j” aparece nas palavras que são derivadas de outras que são originalmente escritas com a letra “j” ou de verbos que terminam com -jar ou -jear; e também em algumas palavras que são de origem africana ou indígena.

Emprego das letras h, s, ss, sc, z, x, ch, g, j: Exemplos

• Palavras com a letra h
Seguindo as regras para o emprego da letra “h” podemos citar como exemplo as palavras: Hoje, homem, horror, ah, super-herói, chuva, cachorrinho.

• Palavras com a letra s
De acordo com o que é determinado para se utilizar a letra “s”, é possível citar como exemplo as seguintes palavras: Portuguesa, poetisa, burguesa, delicioso, coisa, puser, quiser, ansiedade, versão, expansão.

• Palavras que contém ss
Seguindo o que é determinado para o uso do “ss”, temos como exemplos as seguintes palavras: Cessão, compromisso, discussão, excesso, processo, lindíssimo, homossexual, retrocesso.

• Palavras que contém sc
De acordo com as regras para o uso do “sc”, podemos citar como exemplos de sua aplicação: Ascenção, fascinante, imprescindível, suscetível, aquiescer, descer, consciência.

• Palavras com a letra z
Seguindo o que é determinado para o emprego da letra “z”, pode-se citar como exemplos as seguintes palavras: Cruzeiro, enraizado, timidez, modernizar, riqueza, palidez, atualizar, organizar.

• Palavras com a letra x
De acordo com o que foi visto sobre o emprego da letra “x” nas palavras, podemos citar como exemplos: auxílio, expectativa, sintaxe, texto, enxaqueca, peixe, mexer, abacaxi.

• Palavras que contém ch
Seguindo as regras para o uso do “ch” podemos citar como exemplos as seguintes palavras: chumbo, chave, encharcado, preenchido, bucha, flecha, mochila.

• Palavras com a letra g
De acordo com o que é determinado para o emprego da letra g, temos como exemplos as seguintes palavras: garagem, viagem, origem, pedágio, coragem, relógio, refúgio, selvageria.

• Palavras com a letra j
Seguindo o que é descrito como uso correto para o emprego da letra “j”, podemos citar como exemplos as palavras: jiló, viajar, nojento, canjica, laranjeira, arranje, desajeitada, jiboia, gorjeta.