Referentes Adverbiais, Textuais, Pronominais e Genéricos; Ambiguidade e Adjunto Adverbial


Referentes Adverbiais, Textuais

A construção de um texto é composta por detalhes muito importantes que fazem com que a leitura seja facilitada e compreensível aos leitores. Para isto, uma série de elementos textuais são fundamentais, como os referentes textuais.

Referentes adverbiais

Os referentes adverbiais são utilizados em um texto para que um assunto possa ser retomado sem que haja uma complicação para isto. Desta maneira, é possível que o autor se refira a algo já mencionado enquanto parte para uma nova locução, dando sequência ao texto.

Referentes pronominais

Os pronomes são utilizados na composição de um texto de maneira que possam tornar o texto mais agradável, evitando que termos utilizados anteriormente sejam repetidos a cada nova menção ou referência. Assim, é importante que o autor saiba como utilizar os referentes pronominais para que sua escrita não se torne enfadonha e cansativa durante o seu decorrer.

Referentes genéricos

Os referentes genéricos são palavras utilizadas para se referir a algo que já foi mencionado em um texto, mas não precisam necessariamente ser sinônimos daquilo a que se refere o autor.

A palavra coisa, por exemplo, é uma das mais utilizadas como referentes genéricos, servindo assim para referenciar muitos tipos de objetos, mesmo que não possua um significado semelhante.

Adjunto adverbial

O adjunto adverbial é a composição textual que permite que o receptor compreenda a mensagem que o autor tenta transmitir. Um exemplo de adjunto adverbial pode ser apontado na frase “pessoas que se estressam são, geralmente, mais acometidas por ataques cardíacos”.

Ambiguidade

A ambiguidade pode ser um problema na composição de um texto, pois significa que uma mesma mensagem pode ser compreendida de diferentes maneiras pelos seus receptores, tornando assim muito mais complicada a compreensão de um texto.

No entanto, em alguns casos, como na publicidade, por exemplo, a ambiguidade pode ser muito bem empregada na composição textual de acordo com as ideias do autor.