Atenção farmacêutica


Ir à farmácia praticamente todo mundo já foi e, provavelmente, a maioria das pessoas também já tirou algumas dúvidas com a pessoa que trabalha lá do outro lado do balcão na farmácia. Mas você sabe o que realmente engloba a atenção farmacêutica?

Atenção farmacêutica

Neste artigo, abordaremos este importante serviço e quais são as atividades que englobam este conceito. Você vai descobrir que ela vai muito além do simplesmente tirar dúvidas a respeito dos medicamentos que o médico prescreve. Veja só:

O que engloba a atenção farmacêutica

Antes de mais nada é preciso que a gente saiba que nem todo mundo que trabalha em uma farmácia é realmente farmacêutico. A maior parte dos profissionais que encontramos por lá é formada por atendentes, isto é, pessoas que estão ali para prestar uma assistência e ajudar os clientes a encontrar o que desejam.

Qualquer atendente pode entregar a você os produtos que deseja comprar, inclusive os medicamentos que estão descritos na maioria das receitas médicas, com exceção de alguns grupos específicos de drogas.
Mas o farmacêutico é um profissional diferenciado. Ele possui formação acadêmica de pelo menos 4 anos, em uma faculdade cuja licença foi liberada pelo MEC. Durante os anos de curso, o estudante aprende sobre uma infinidade de assuntos, incluindo anatomia humana, bactérias e outros microrganismos e claro, medicamentos, desde seus princípios ativos, passando pelo desenvolvimento do produto e aplicação.

Ou seja, ele é realmente um profissional diferenciado que possui o conhecimento necessário para garantir nossa segurança com relação ao uso dos medicamentos. Ele também possui a capacidade suficiente para nos indicar ações para qual a nossa saúde bem como o melhor uso dos dispositivos indicados pelo médico.

Ou seja, ele pode tanto dar uma assistência dentro da farmácia quanto atenção. A assistência farmacêutica se caracteriza por este apoio dado nas lojas, tirando dúvidas sobre medicamentos e indicando qual é a melhor forma de aproveitar ao máximo a indicação feita pelo médico.

Por outro lado a atenção farmacêutica é uma atividade que vai muito além. Ela engloba também o acompanhamento do paciente, agindo de forma mais participativa na manutenção da saúde de toda a comunidade.
Entre as muitas ações que podem ser realizadas pelo profissional durante a sua atuação dentro da atenção farmacêutica, podemos citar:

* Atendimento farmacêutico
* Dispensação de medicamentos
* Intervenção farmacêutica
* Farmácia Comunitária
* Acompanhamento
* Educação e apoio

Durante o atendimento farmacêutico, o profissional irá ouvir o paciente e analisar toda a sua situação. Ele poderá avaliar se há a necessidade do uso de medicamentos e tomar decisões juntamente com o paciente.
Na dispensação, mais do que simplesmente entregar ao paciente os medicamentos prescritos por um médico autorizado, o farmacêutico vai auxiliar a pessoa para que faça o melhor uso deste dispositivo, através de informações a respeito de quantidades, periodicidade, uso concomitante com outras substâncias e até a respeito de possíveis reações.

Durante a intervenção, o profissional atua diretamente com o médico e equipe de saúde, focando em uma melhoria mais rápida e efetiva para o paciente. É o farmacêutico nestes casos, quem faz o acompanhamento do paciente com relação ao uso dos medicamentos indicados.

A chamada farmácia comunitária engloba a prestação de serviços de farmácia para a sociedade ligada ao SUS – Sistema Único de Saúde e que pode ocorrer tanto de forma individualizada como coletiva.
Já com relação ao acompanhamento, educação e apoio, cabe ao farmacêutico manter um olhar atento a todas as necessidades do paciente durante o tratamento, garantindo que problemas relacionados o uso de medicamentos possam ser previstos e evitados.

A atenção farmacêutica é então o atendimento global ao paciente, inclusive na hora de educar com relação às melhores práticas de saúde e apoiando em decisões importantes com relação à sua saúde.

Um trabalho em conjunto para uma saúde mais completa

Podemos dizer, portanto, que contar com a atenção farmacêutica pode garantir uma maior qualidade de vida e resultado mais eficaz no tratamento de doenças e condições de saúde. Afinal, juntos, médicos, terapeutas e farmacêuticos, conseguem entregar um atendimento mais completo e próximo da realidade.

Afinal de contas, nem sempre os pacientes podem encontrar seus médicos a todo momento, podendo recorrer com dúvidas, perguntas e preocupações urgentes ao farmacêutico, profissional altamente capacitado e que poderá garantir a manutenção de seu tratamento e a segurança com relação a sua própria saúde.

Os maiores objetivos da atenção farmacêutica é, portanto, ajudar na cura de doenças, minimizar problemas e complicações que possam surgir com o uso de medicamentos e ainda ajudar a sociedade a se manter mais saudável e tranquilo. Portanto, se você tiver dúvidas ou preocupações com relação aos medicamentos indicados ou se deseja simplesmente saber mais a respeito desta atuação do farmacêutico, converse com um profissional. Em todas as farmácias do Brasil há pelo menos um profissional apto pronto para ajudar você a ter uma melhor qualidade de vida.