Cadeias Químicas, Nomenclatura de Compostos e Radicais


AROMÁTICAS MONONUCLEARES

Cadeias cíclicas que apresentam apenas um anel aromático.

As cadeias homocíclicas subdividem-se em: acíclicass ou aromáticas.

ACICÍCLICAS: São cadeias cíclicas que não apresentam anel aromático (núcleo benzênico).
AROMÁTICAS: São cadeias cíclicas que apresentam anel aromático. Um dos exemplos mais importantes de anel aromático é o núcleo benzênico (benzeno). A cadeia aromática é aquela que apresenta pelo menos um núcleo benzênico.
POLINUCLEARES – ANÉIS ISOLADOS: São cadeias carbônicas em que os anéis benzênicos não apresentam átomos de carbono em comum. Benzeno: cadeia carbônica cíclica formada por seis átomos de carbonos unidos por ligações duplas alternadas.
POLINUCLEARES – ANÉIS CONDENSADOS: São cadeias carbônicas em que os anéis benzênicos apresentam dois ou mais átomos de carbono em comum.

Cadeias Químicas

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

A nomenclatura oficial de um composto orgânico é padronizado internacionalmente por uma instituição chamada IUPAC (Internacional Union of puré and aplied Chemistry) sendo que essa nomenclatura é dividida em três partes:

01C – MET
02C – ET
03C – PROP
04C – BUT
05C – PENT
06C – HEX
07C – HEPT
08C – OCT
09C – NON
10C – DEC
11C – UNDEC
12C – DODEC

Denominada raiz ou prefixo, indica a quantidade de átomos de carbonos em uma cadeia carbônica.

CADEIAS MISTAS: São cadeias resultantes da união de uma cadeia fechada e uma aberta.

Denominada parte intermediária, indica o tipo de ligação existente entre os átomos de carbono.

AN – SOMENTE LIGAÇÕES SIMPLES
EN – l LIGAÇÃO DUPLA
IN – l LIGAÇÃO TRIPLA
DIEN – 2 LIGAÇÕES DUPLAS

Para uma melhor organização, devido ao grande número, os compostos orgânicos devem ser agrupados de acordo com o comportamento químico semelhante. Essa característica de apresentar propriedades químicas semelhantes é denominada de funções orgânicas. Para a identificação das funções orgânicas, é necessária a apresentação de um grupamento atômico chamado radical funcional ou grupo funcional. Esse radical é responsável pelas propriedades químicas comuns aos diversos compostos pertencentes a cada função orgânica.

Denominada sufixo, indica a função orgânica a que pertence o composto.
O – HIDROCARBONETO
ONA – CETONA
AL – ALDEÍDO
OIÇO – ÁCIDO CARBOXÍLICO
OL – ÁLCOOL

RADICAIS V

Radical é o grupamento atômico com valência livre, ou seja, os elétrons estão desemparelhados, sendo provenientes de cisão homolítica em uma ligação covalente.-Os radicais são extremamente instáveis, não existindo em liberdade.

RADICAIS ARILAS: São radicais que apresentam a valência livre ligada diretamente ao anel aromático. São radicais em que apresentam uma valência livre. Os radicais monovalentes são classificados em alquilas, arilas, alcenilas e alcinilas

RADICAIS DIVALENTES: São radicais em que apresentam duas valências livres. Os radicais divalentes são classificados em alcoilenos, alcoilidenos e arilenos.

RADICAIS ALCOILENOS: São radicais que apresentam as duas valências livres em carbonos diferentes. NOMENCLATURA: RAIZ + ILENO

RADICAIS ALCOILIDENOS: São radicais que apresentam as duas valências livres no mesmo carbono. NOMENCLATURA: RAIZ + ILIDENO

RADICAIS ARILENOS: São radicais que apresentam as duas valências ligadas diretamente ao anel aromátco.

1,3 fenileno ou meta – fenileno
1,4 fenileno ou para – fenileno

SÉRIES HOMÓLOGAS: Conjunto de compostos orgânicos pertencentes à mesma função química, cujas fórmulas moleculares diferem entre si por um número inteiro de grupos CH2.

SERIES ISOLOGAS: Conjunto de compostos orgânicos pertencentes à mesma função química, cujas fórmulas moleculares diferem entre si por um número inteiro de grupos H2. Exemplo: C3H4.

SERIES HETEROLOGAS: Conjunto de compostos orgânicos que não pertencem à mesma função química, mas que apresentam a mesma cadeia carbônica, ou seja, o mesmo hidrocarboneto de origem. Exemplo: Cadeia carbônica alifática, normal, homogênea e saturada

HIDROCARBONETOS

Os hidrocarbonetos constituem uma função orgânica, a qual é formada exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio.
São constituintes do petróleo, um recurso natural extremamente importante para os seres humanos.

Exemplo:
CH3———– OH
CH3———– CH2————- OH
CH3———— CH2————- CH2————- OH
CH,—– CH,—– CH,—— CH,—— OH