Eletroquímica: Oxidante e Semi-reação


Eletroquímica

A eletroquímica é o campo da ciência que estuda reações de transferência de elétrons e uma consequentemente transformação de energia química em correntes elétricas ou ao contrário. As reações que causam esse tipo de transformação são a oxidação e redução.

A área mistura conceitos da física e da química e possui uma aplicabilidade muito grande no nosso cotidiano. Lanternas, celulares, notebooks, controles remotos, calculadoras e muitos outros equipamentos se utilizam de conceitos da eletroquímica.

Oxidante
As reações químico-físicas de oxidação ou redução são definidas de acordo com o comportamento dos elétrons. Quando existe a perda de elétrons, a reação é chamada de oxidação. O ganho dos elétrons faz com que a reação seja de redução.

E quando determinada substância reduz, ela acaba oxidando outra substância. Isso faz com que a substância seja chamada de agente oxidante. A substância que sofreu oxidação é chamada de agente redutor.

Outro aspecto importante dessa relação é o chamado Nox. Ele representa a variação dos números de oxidação em uma reação. Por causa disso, de maneira sintetizada essa é a divisão:

– Agentes redutores: sofrem oxidação, provocam redução, perdem elétrons e aumentam o Nox.

– Agentes oxidantes: sofrem redução, provocam oxidação, ganham elétrons e diminuem o Nox.

O exemplo de uma reação eletroquímica ocorrendo são os controles remotos, onde as pilhas produzem uma reação de oxido-redução e, com isso, produzem energia elétrica.

Outro conceito importante da eletroquímica é a eletrolise. O processo ocorre quando uma corrente elétrica gera uma reação de óxido-redução, ao contrário do que ocorre nas pilhas.

Semi-reação
Os elementos físico-químicos ainda podem formular uma semi-reação de oxidação ou de redução. Duas semi-reações são somadas para se obter o resultado geral da reação das substâncias.

As formulações abaixo exemplificam a questão:

2Na+ + 2e- > 2Na > (I) no catodo;

2Cl- > CL2 + 2e- > (II) no anodo;

2Na+ + 2CL- > 2Na + Cl2 > reação global.