Equação Termoquímica,Calores de Reação e Energia de Liberação


Equação Termoquímica

Quando se fala em equação termoquímica, estamos tratando da melhor maneira de representar uma determinada reação química e tudo o que está relacionado com ela, como por exemplo, as trocas de calor. Dessa forma, uma equação termoquímica expressa a variação do calor da reação, o estado físico de cada um dos elementos (reagentes e produtos), a pressão e a temperatura. Em algumas expressões, não é visível o estado da temperatura e da pressão, nestes casos, considera-se a temperatura como 25ºC e a pressão de 1 atmosfera.

Quando se tem uma reação química, não se costuma calcular a entalpia, mas sim, a variação de entalpia.

Calores da Reação

Existem diferentes tipos de calores em uma reação química. A variação desse calor é chamada de entalpia, que varia de acordo com os fatores já descritos acima. A seguir, veja os principais tipos de entalpia que uma reação química pode apresentar:

– Calor de formação: esse tipo de entalpia acontece quando substâncias simples são divididas, isto é, trata-se do calor que é absorvido ou liberado durante o processo de formação de um determinado produto.

– Energia de ligação: quando uma substância padrão entra em combustão, o calor liberado nessa reação é chamado de energia de ligação. É também a energia que é absorvida em um processo de quebra de uma determinada ligação química, uma vez que o processo de quebra de ligação resulta sempre na liberação de calor, sendo então endotérmico.

Calor de neutralização: quando um ácido está em processo de neutralização para se transformar em base, considerando que todas as substâncias envolvidas estão diluídas.

Energia de Liberação

Vimos que nas reações químicas, é comum o processo resultar na liberação de energia. A quantidade de energia liberada quando se forma uma ligação, será sempre igual à quantidade de energia que será absorvida quando se tratar de um processo de quebra de uma determinada ligação.