Funções Orgânicas: Álcoois e Haletos


Funções Orgânicas

Na Química Orgânica, substâncias com propriedades químicas semelhantes são agrupadas de acordo com as características estruturais que possuem em comum – neste caso, as funções.

Cada uma dessas funções apresenta nomenclaturas específicas, que são determinadas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Dessa maneira, é possível identificar certas características, como a fórmula estrutural e a função, apenas pelo nome.

Mais especificamente, é possível identificar a função a qual determinada substância pertence somente com o sufixo, já que ele está ligado ao grupo funcional. Vamos apresentar dois grupos com características bastante específicas: os álcoois e os haletos.

1 Álcoois
Os álcoois são considerados funções oxigenadas porque apresentam o oxigênio em algum ponto de sua estrutura. Uma de suas principais características é a presença da hidroxila, formada por oxigênio e hidrogênio (–OH), ligados a carbonos saturados. São solúveis em água e podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações.

É uma das funções orgânicas mais importantes do cotidiano pois está presente em diversas situações, como na indústria química (produção de combustíveis) e alimentícia (aditivos).

Nomenclatura: radical + OL (metanol, etanol)

Eles podem ser classificados de acordo com o número de hidroxilas:

– Monoálcool ou monol: apresenta somente uma hidroxila em sua estrutura;
– Diálcool ou diol: apresenta duas hidroxilas em sua estrutura;
– Triálcool ou triol: apresenta três hidroxilas em sua estrutura.

2 Haletos
Os haletos são funções que possuem um halogênio, ou seja, um dos elementos químicos do grupo 7A da tabela periódica (F, Cl, Br, I). Geralmente, eles substituem um átomo de hidrogênio na cadeia. Entre suas principais características estão a insolubilidade em água e a alta toxicidade para organismos vivos.

Nomenclatura: nome do halogênio + nome do hidrocarboneto (cloreto de etila, iodeto de metila)

Podem ser classificados de acordo com o número de elementos do grupo 7A:

– Monohaletos: apresentam somente um elemento;
– Dihaletos: apresentam dois elementos.