Lei da Ação das Massas E Equilíbrio Químico


Lei da Ação das Massas

A lei de ação de massas foi elaborada a partir dos experimentos realizados pelos químicos noruegueses Cato Guldberg e Peter Waage. A partir desses estudos, eles criaram um modelo matemático para descrever os fenômenos dinâmicos presentes na Química, como a cinética das reações.

A lei de Guldberg e Waage descreve que “a velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, quando estes estão elevados a expoentes, que são os seus respectivos coeficientes estequiométricos”. Para isso, considere a seguinte reação elementar:

Aa + Bb → Cc + Dd

A partir disso, os pesquisadores elaboraram a seguinte equação:

v = k • Aa • Bb

Sendo que:
– v é a velocidade da reação a dada temperatura;
– k é a constante, cujo valor depende apenas da temperatura;
– A representa a concentração molar do reagente A;
– B representa a concentração molar do reagente B;
– a e b são exponenciais e determinados experimentalmente.

Reação elementar e não elementar
A reação elementar é aquela que se processa em uma única etapa. Dessa maneira, a ordem de cada um dos reagentes utilizados no cálculo da velocidade da reação é o próprio coeficiente estequiométrico encontrado na equação.

Já a reação não elementar se processa em mais de uma etapa. Para ocorrer, ela depende de outros procedimentos para formar o que chamamos de reação global.

Equilíbrio químico
O equilíbrio químico foi estudado inicialmente pelo químico francês Claude Louis Berthollet. Ele observou que certas reações são reversíveis, em que reagentes formam produtos e estes reagem entre si, reconstituindo os reagentes.

Dessa maneira, a proporção entre reagentes e produtos da reação química se mantêm constantes ao longo do tempo. A partir disso, foi elaborada a constante de equilíbrio (k) em função das concentrações molares.

É importante frisar que o equilíbrio químico é alcançado somente em sistemas fechados, onde as reações são sempre reversíveis. Nessa situação, reagentes e produtos estão presentes a todo momento já que a reação não se processa totalmente.