Mineração e Minérios: Ferro, Aço e Alumínio


Mineração e Minérios

Mineração é um processo por meio do qual o ser humano extrai minérios da natureza.

A mineração é uma técnica para a extração dos minérios. Em muitos países, é uma importante atividade econômica, que envolve grandes estruturas e processos.

Num processo de mineração moderno há oito fases sucessivas: lavra, transporte, esterilização, britagem, separação, concentração, reciclagem da água usada na limpeza do minério e empilhamento. Esses processos envolvem equipamentos pesados, como tratores e empilhadeiras.

Os minérios são ativos econômicos preciosos, pois são usados na fabricação de diversas estruturas e bens de consumo, como automóveis, navios, materiais de acabamento, ferramentas, armamentos e outros produtos.

O minério é um conjunto de minerais onde há prevalência de minerais ou elementos químicos cuja extração é tecnologicamente viável e o material é economicamente capaz de gerar divisas.

Metais: ferro, aço e alumínio

Os metais são os elementos extraídos dos minérios, como ferro, aço e alumínio.

O ferro é um metal em estado quimicamente puro, de coloração acinzentada, com propriedades magnéticas acentuadas. Economicamente, é um metal barato e resistente, que é utilizado desde a antiguidade na produção de estruturas, ferramentas, armas e utensílios.

O aço é um metal decorrente de uma mistura com predominância de ferro (98,5%) e presença de carbono, silício, enxofre e fósforo. A siderurgia é a indústria de transformação especializada em transformar ferro em aço. O aço possui propriedades industriais maiores que o ferro e pode ser utilizado na produção de outras ligas.

O alumínio é utilizado desde a antiguidade. Trata-se de um metal sólido, com boa resistência a corrosão, dúctil e maleável. É o metal encontrado em maior quantidade e pode ser obtido naturalmente a partir de outros minérios, como a bauxita. O alumínio é utilizado na construção civil, na fabricação de esquadrias, na composição de espelhos, em redes elétricas, fabricação de utensílios e outras funções.