Modelos Atômicos e Características das Partículas Atômicas


Modelos Atômicos

Neste post, você vai fazer uma revisão sobre modelos atômicos e as características das partículas atômicas, um dos assuntos mais cobrados nas provas. Vamos lá?

Modelos atômicos

O átomo é considerado a menor quantidade de um elemento químico, e no decorrer do tempo muitos estudiosos desenvolveram vários tipos de teorias sobre os modelos atômicos. Entre as principais estão:

– Modelo de Dalton

De acordo com este modelo, os átomos tinham forma esférica e massa semelhante se tivessem o mesmo elemento químico. Eles eram considerados as menores partículas possíveis.

Modelo de Thomson

Neste modelo, o átomo era uma partícula esférica composta por carga elétrica positiva e também com cargas negativas e, por isso, o modelo era eletricamente neutro. Este tipo de modelo também ficou conhecido como pudim de passas.

Modelo de Rutherford–Bohr

Neste modelo, percebeu-se que os átomos tinham espaço vazio e também um núcleo carregado de forma positiva e uma nuvem carregada de forma negativa, sendo também formada por elétrons.

Além disso, grande parte da massa do átomo permanece concentrada no núcleo. Com o tempo, o modelo foi aperfeiçoado por Niels Bohr e constatou:

– Ao redor do núcleo as órbitas circulares permanecem com energia fixa e determinada devido à presença dos elétrons.

– Os elétrons não emitem energia de forma espontânea por causa dos movimentos da órbitas.

Partículas atômicas

Um átomo é composto por prótons, elétrons e nêutrons. As partículas atômicas são formadas por:

– Elétron: partícula composta por carga negativa

– Próton: partícula formada por carga negativa

Anódicos: prova definitiva que corresponde à existência do próton

Nêutron: partícula neutra

Para treinar ainda mais e fixar melhor os assuntos sobre os modelos atômicos e as características das partículas atômicas é necessário fazer muitas questões sobre o assunto. Ao fazer exercícios, você vai reforçar a sua memória e o seu aprendizado.