Número de Oxidação (Nox) e Alatropia


Número de Oxidação (Nox)

Todas as espécies químicas são compostas por uma carga real e uma carga aparente. O Número de Oxidação, também chamado de Nox, é o responsável por medir essas cargas, sejam elas reais ou aparentes.

A carga real é definida quando uma substância é formada, a partir da união de dois ou mais átomos, sendo que essa união de dá a partir de uma ligação iônica. Dessa forma, o Nox mostra a carga real do ânion ou do cátion. Nessas ligações iônicas, o Número de Oxidação indica a carga do íon, que representa a quantidade de elétrons ganhos ou perdidos pelo átomo.

Já a carga aparente é definida quando uma substância é formada através de uma ligação covalente, com a união de dois ou mais átomos. Nessas ligações, o Nox é responsável por mostrar a carga particular de cada átomo, caso a ligação seja rompida. A classificação ocorre da seguinte forma: o Nox negativo é definido pelo átomo mais eletronegativo, e o Nox positivo, definido pelo átomo menos eletronegativo.

Alatropia

A alatropia é definida de acordo com a variedade de estrutura ou de atomicidade dos elementos que apresentam essas variações. Os elementos alótropos apresentam características que os diferem dos demais. As principais características são:

Elemento químico – total de átomos presentes em um elemento

– Substância simples – sistema formado pelo mesmo Z, isto é, composto de moléculas iguais e átomos iguais. Um exemplo de substância simples é o oxigênio, que nada mais é do que um conjunto de O2, ou seja, moléculas e átomos iguais.

Substância composta – também chamada de apenas composto, se trata de um sistema formado por um número de moléculas iguais, no entanto, os átomos que formam as moléculas são diferentes. Um exemplo de substância composta é a água, isto é, o conjunto H2O, que é composto por moléculas iguais, mas átomos diferentes.