Ordem de reatividade dos ametais


Para estudamos a ordem de reatividade dos ametais, primeiramente temos que saber um pouco sobre a classificação destes elementos dentro da tabela periódica e o que os diferenciam dos demais elementos da tabela, para que possamos finalmente estudar sua ordem de reatividade e as situações nas quais o conhecimento desta se aplica.

Os ametais

Os ametais estão dentre uma das três categorias de elementos que podem ser encontrados na tabela periódica (sendo as três: os metais, os ametais e os metaloides). Os ametais são elementos que possuem alta eletronegatividade. Isto significa que eles ganham elétrons de valência com mais facilidade do que cedem os seus.

ametais

Dentre os elementos de maior eletronegatividade dentre os ametais estão o Flúor (F), o Oxigênio (O), o Nitrogênio(N), o Cloro (Cl), o Bromo (Br), o Iodo (I), o Enxofre (S), o Carbono (C), o Fósforo (P) e o Hidrogênio (H). Outros ametais presentes na tabela, mas que possuem eletronegatividade menor que os elementos já listados são: Ástato (At), Selênio (Se), Boro (B), Silício (Sl), Arsênio (As) e Telúrio (Te). Sendo que estes quatro últimos se enquadravam na categoria dos semimetais anteriormente. Entretanto, como o termo caiu em desuso, passaram a ser classificados como ametais junto com os demais citados anteriormente.

A ordem de reatividade dos ametais

Conhecendo um pouco mais sobre os ametais e suas principais características, podemos explorar mais as questões relativas a sua ordem de reatividade.

• O que é reatividade?

Reatividade é a capacidade que um átomo, neste caso um ametal, tem de deslocar os elétrons de átomo menos reativo em uma reação. Quando isto acontece, dizemos que, ao receber os elétrons de um átomo menos reativo, o átomo mais reativo sofreu o que chamamos de redução e que o átomo menos reativo, uma oxidação.

Exemplo:

A + XY → AX + Y

No esquema acima, se A é uma substância simples e XY é uma substância composta, podemos dizer que na reação que formou AX + Y, ocorreu uma redução de A, que se juntou a X para formar a substância composta AX, e que, consequentemente, houve uma oxidação de Y, que se isolou na reação tornando-se uma substância simples.

• E qual a ordem de reatividade dos ametais?

Assim como explicado anteriormente, os ametais mais eletronegativos (ou seja, os eu possuem maior reatividade) são:
Flúor (F), o Oxigênio (O), o Nitrogênio(N), o Cloro (Cl), o Bromo (Br), o Iodo (I), o Enxofre (S), o Carbono (C), o Fósforo (P) e o Hidrogênio (H).

Nesta ordem teríamos:

F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H

E, na mesma ordem, os valores de suas eletronegatividades seriam:

4,0 > 3,5 > 3,0 > 3,0 > 2,8 > 2,5 > 2,5 > 2,5 > 2,1

Então, quando vamos analisar uma reação de oxirredução (reação que pode ser demonstrada pelo exemplo acima de A + XY  AX + Y), temos de analisar primeiro quais são os átomos que possuem maior eletronegatividade, para que, analisando sua reatividade comparativa, possamos saber qual átomo poderá sofrer redução e qual irá sofrer oxidação e se a reação de fato irá ocorrer.
Podemos demonstrar isso pelo seguinte exemplo:

F2(aq) + 2 NaCl(aq) → ?
F2(aq) + 2 NaCl(aq) → 2 NaF(aq) + Cl2(aq)

O que ocorre nesta reação? Neste caso, se verificarmos a ordem de reatividade dos ametais, poderemos perceber que O Flúor (F) possui uma reatividade maior que a do Cloro (Cl). Desta forma podemos dizer que nesta reação, o flúor sofreu uma redução, formando uma substância composta com o Sódio (Na) o fluoreto de sódio (2NaF)) isolando o Cloro da reação, que termina tornando-se uma substância simples, o Cl2.
Utilizando do mesmo método, podemos descobrir se uma reação irá ou não ocorrer. Por exemplo:
I2(aq) + KCl(aq) → ?
Qual será o resultado desta reação?
Se voltarmos a ordem de reatividade dos ametais perceberemos que o Cloro (Cl) possui maior reatividade que o Iodo (I). Assim, perceberemos que não ocorrerá reação de oxirredução, pois o Iodo (I) não possuirá força suficiente para fazer a oxidação do Cloro (Cl) e realizar a sua consequente redução.

• Algumas dicas que podem ajudar:

Para decorar a ordem de reatividade dos ametais, algumas pessoas recorrem a formas diferenciadas de aprender a ordem, como por meio de uma frase:

Fui Ontem No Clube Briguei I Sai Correndo Para o Hospital

Se você observar bem a frase, perceberá que as letras iniciais de cada palavra são os mesmos símbolos dos ametais mais eletronegativos que estão na tabela de ordem de reatividade dos ametais. E o melhor: eles estão na ordem! Desta forma, você não precisa ficar decorando os elementos um a um na hora de fazer suas provas.

Mesmo assim vale a pena, sempre que possível, consultar a tabela de ordem de reatividade dos ametais quando houver qualquer tipo de dúvida.