Óxidos, Hidretos e Carbetos


Óxidos, Hidretos

Os óxidos são substâncias compostas por oxigênio e outro elemento químico. Nesse tipo de molécula, o elemento eletronegativo é o oxigênio. A nomenclatura dos óxidos varia conforme a quantidade de átomos de oxigênio presentes na estrutura do composto químico: monóxido (1 átomo de oxigênio), dióxido (2), trióxido (3), tetróxido (4), pentóxido, hexóxido (6) e heptóxido (7).

Óxidos: classificação

1. Óxidos básicos: compostos de metais terrosos, alcalinos e metais de valência baixa. Exemplos: óxido de cálcio (CaO ) e óxido de sódio (Na2O).

2. Óxidos duplos, mistos ou salinos: resultam da reação entre dois óxidos de um elemento químico. Exemplos: peróxido de cálcio e tetróxido de triferro.

Hidretos

Os hidretos abrangem compostos químicos inorgânicos que contêm átomos de hidrogênio, elementos com maior eletronegatividade. São exemplos desse grupo os hidretos de cálcio (CaH2), potássio (KH), e arsênio (AsH3).

Classificação de hidretos

Os hidretos são classificados conforme o tipo de ligação química do composto.

1. Iônicos: formados por metais ligados a hidrogênio. Exemplo: hidreto de cálcio

2. Covalentes: compostos com diferença eletronegativa abaixo de 1,7. Exemplo: hidreto de arsênio e hidreto de berílio (BeH2).

3. Metálicos: combinam hidrogênio com actinídeos e lantanídeos. Exemplos: hidreto de antimônio (SbH3).

Carbetos

Os carbetos ou carbonetos são compostos binários, que combinam carbono e outro elemento químico. Em solução aquosa, sob temperatura e pressão específicas, os carbetos formam hidróxidos e óxidos metálicos. Os carbetos podem ser iônicos ou covalentes.

1. Iônicos: formados pelo carbono, com carga eletronegativa, e elementos químicos dos grupos 1 e 2, além do alumínio. Exemplo: carbeto de cálcio (CaC₂), substância presente em alguns tipos de maçaricos e lâmpadas usadas por mineiros e exploradores de cavernas.

2. Covalentes: nesse grupo os elementos que se ligam ao carbono possuem carga negativa similar a do carbono. Exemplo: carbeto de silício (SiC), composto usado na fabricação de discos de polimento e corte.