Principais Reações Inorgânicas e Química Descritiva
As reações químicas são fenômenos em que substâncias se combinam com outros compostos ou sofrem uma ação externa (calor, por exemplo) a fim de formar novas substâncias. Os átomos permanecem intactos, mas as moléculas são geralmente “desmontadas” e reaproveitadas para formar novos compostos.
Entre os vários tipos de reações, podemos destacar as inorgânicas, que são aquelas em que há a presença de moléculas nas quais o carbono (C) não é o elemento principal de sua composição. Algumas delas são essenciais para a obtenção de substâncias muito utilizadas no dia a dia.
1 Principais Reações Inorgânicas
A. Reação de neutralização ácido-base
– Neutralização total: ocorre quando o número de H+ é igual ao número de OH-, resultando em sais normais.
Exemplo: 4CaO4 + 4H2O -> 4Ca(OH)2 + 2H2O2 + 4O2
– Neutralização parcial: são aquelas em que há diferença entre o número de H+ do ácido e OH- da base, originando sais ácidos ou básicos.
Exemplo: H2O + H2SO4 + NaOH -> NaHSO4 Ca(OH)2 + H2O
– Outras neutralizações
Reação de formação de sais duplos
Sal duplo em relação ao cátion: H2SO4 + NaOH + KOH -> NaKSO4
Sal duplo em relação ao ânion: CaO4 + H2SO4 -> CaSO4 + O2 + H2O2
Hidretos e água: hidretos metálicos reagem com água de forma violenta, liberando H2 e formando a base correspondente do metal.
Carbetos e água: os carbetos metálicos reagem com a água formando a base do metal e um hidrocarboneto.
B. Reações com óxidos ácidos
Óxidos ácidos reagem com água produzindo ácidos. Já os óxidos ácidos reagem com bases produzindo sal e água.
C. Reações com óxidos básicos
Óxidos básicos reagem com água produzindo bases. Quando reagem com ácidos, produzem sal e água; em contato com óxidos ácidos, o produto final é um sal.
2. Química Descritiva
A Química Descritiva é a área em que é estudada a ocorrência dos elementos químicos na natureza, como os locais onde podem ser encontrados, as combinações mais recorrentes e o estado físico em que estão disponíveis. Entre os mais importantes, destacamos:
– Carbono: é encontrado na natureza na forma livre (diamante, grafite e carvão) ou combinado com outros elementos.
– Ferro: em sua forma sólida, é encontrado em vários minerais, como a hematita (Fe2O3) e a magnetita (Fe3O4). A partir do armamento do ferro-gusa para retirar o excesso de carbono, obtém-se o aço, uma importante liga de ferro e carbono.
– Hidrogênio (H2): é o elemento mais abundante em nossa galáxia e pode ser encontrado na água e nos hidrocarbonetos.
– Oxigênio (O2): gás inodoro, insípido e incolor, ele é essencial para a vida animal e vegetal, e também é parte importante dos processos de combustão.