Principais Sais Inorgânicos
Os sais são um conjunto de elementos iônicos que em contato com a água soltam, ao menos, um cátion e um ânion divergente de hidrogênio e hidroxila, respectivamente. Os sais inorgânicos se originam a partir da reação de uma base com um ácido.
Esses elementos são bem frequentes no dia a dia e nas fábricas químicas, usados para diferentes funcionalidades.
Diante disso, existem alguns tipos de sais que são mais usados na sociedade, entre eles estão: cloreto de sódio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, nitrato de sódio e sulfato de cálcio.
Cloreto de Sódio
– Modelo químico: NaCl
– Nome comum: Sal de cozinha
Esse composto é adquirido através da vaporização da água do mar ou é removido de minas subterrâneas que possuem depósitos de sal. Suas aplicações são diversas como na composição de soro fisiológico e caseiros e preservação de alimentos.
No NaCl também pode ser encontrado uma quantidade pequena de iodeto de sódio e de potássio, que auxiliam na preservação do “papo”, doença que aumenta o tamanho da glândula tireoide, quando há deficiência de sal na alimentação.
Esse sal também pode ser usado para adquirir gás cloro, hidróxido de sódio e hipoclorito de sódio, através de uma eletrólise em água. A reação dessa eletrólise é:
2 NaCl + 2 H2O ? 2 NaOH + H2 + Cl2
Carbonato de Sódio
– Modelo químico: Na2CO3
– Nome comum: soda
O carbonato de sódio é muito usado na produção de sabões, corantes, papéis, remédios, pisos, cimento, corantes, tratamento de piscinas, nas indústrias testeis e siderúrgicas e, sobretudo, na produção de vidro ligado com o carbonato de cálcio, oriundo do calcário, e a sílica, da areia.
Esse sal também faz parte da composição do mármore.
A reação que origina o vidro a partir do carbonato de sódio é:
Soda + calcário + areia ? vidro comum + gás carbônico
Bicarbonato de Sódio
– Modelo químico: NaHCO3
O bicarbonato de sódio é utilizado na produção de medicamentos estomacais como antiácidos, pois ele age neutralizando o ácido clorídrico encontrado no suco gástrico do estômago. Essa reação acontece da seguinte forma:
NaHCO3 + HCl –> NaCl + H2O + CO2
Outra utilidade desse sal é funcionar como fermento de bolo e pães, uma vez que seu aquecimento libera CO2 que ajuda no crescimento da massa. Além de tudo, é empregado em extintores de incêndio, em balas que estouram na boca, em talcos e desodorantes e em pasta de dentes com a função de clareamento.
Carbonato de Cálcio
– Modelo químico: CaCO3
– Nome comum: mármore ou calcário
O carbonato de cálcio é o principal componente do mármore sendo utilizado na fabricação de vidro juntamente com o carbonato de sódio e, também, utilizado para retirar a acidez do solo.
Pode ser encontrado em conchas, cascas de ovos, corais, estalactites e estalagmites.
Esse sal também é usado na agricultura, na realização de cal vigem, e na produção de cimento usado em construções. A reação é essa:
Calcário + argila + areia ? cimento
Nitrato de Sódio
– Modelo químico: NaNO3
– Nome comum: Salitre do Chile
Esse sal recebe o nome de salitre do Chile, pois é achado em grande quantidade em depósitos naturais localizados nos desertos do país.
É muito usado na fabricação de fertilizantes e pólvora negra, utilizada como explosivo. Além disso, o nitrato de sódio é empregado como conservante de carnes enlatadas e defumadas.
Sulfato de Cálcio
– Modelo químico: CaSO4
– Nome comum: gipsita
É utilizado para produzir giz escolar e gesso utilizado para imobilização ortopédica. Entretanto, também pode ser encontrado na construção civil, na fabricação de moldes dentários e em alguns tipos de tintas.
Fluoreto de Sódio
– Modelo químico: NaF
– Nome comum: não possui
Tem como função principal fazer parte da composição de cremes dentais que auxiliam no tratamento e prevenção da cárie.
Sulfato de Magnésio
– Modelo químico: MgSO4
– Nome comum: sal amargo
O sulfato de magnésio é utilizado em tratamento estético como, por exemplo, em massagens e banhos relaxantes.
Fosfato de Cálcio
– Modelo químico: Ca3(PO4)3
– Nome comum: não possui
É localizado em ossos de animais e na crosta terrestre. Através da calcificação dos ossos, pode-se adquirir a farinha de osso. Além disso, é usado na fabricação de fertilizantes fosfatados.
Hipoclorito de sódio
– Modelo químico: NaClO
– Nome comum: alvejante de cloro
O hipoclorito de sódio tem um principio bactericida e é usado para limpeza de casas, alimentos e hospitais, e na conservação das águas de consumo e de piscina. Também é utilizado como alvejante e branqueador de papéis e tecidos.
Nitrato de Amônio
– Modelo químico: NH4NO3
– Nome comum: não possui
É usado como explosivo e foi esse sal, junto com óleo combustível, que foi aplicado ao ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.