Reações de Dupla-Troca entre Sais, entre Sal e Base e entre Sal e Ácido


Reações de Dupla-Troca entre Sais

A reações químicas podem ser simples ou duplas, as duplas envolvem troca entre sais, sal e base e sal e ácido. Nas reações simples, há a junção de um elemento a uma substância com dois elementos, na qual um dos elementos passará para o outro lado da reação. Como resultado surgirá uma substância composta e o elemento que compunha a substância composta passa a ficar sozinho.

Exemplo: A + BC resultará em AC + B.

Na reação de dupla troca, ou permutação, são envolvidas duas substâncias compostas. Como resultado, haverá troca de elementos entre as duas substâncias. No produto final teremos duas substâncias diferentes.

Exemplo: AB + CD resultará em BC + AD.

São reações de dupla troca:

Dupla troca entre sais

A dupla troca entre sais normalmente ocorre quando um dos sais é praticamente insolúvel em água. Há nesse caso uma mudança na aparência da reação, facilitando a percepção na prática. Lembrando que sais e bases não podem ser 100% insolúveis em água.

Exemplo: 1 KCN + 1 AgCl → 1 KCl + 1 AgCN

Dupla troca entre sal e base

Nesse caso a reação é a junção de um sal e uma base, ambos inorgânicos e resulta em dois novos produtos. Esses produtos serão obrigatoriamente um novo sal e uma nova base.

Exemplo: 1 Al2 (SO4)3 + 3 Ca(OH)2 → 3 CaSO4 + 2 Al(OH)3

Dupla troca entre sal e ácido

As reações entre sal e ácido são um fenômeno que ocorre normalmente entre alguns cristais da AgBr. Assim como as ligações entre sal e base, os produtos serão um novo sal e um novo ácido.

Exemplo: H2SO4 + Cr(CN)3 → HCN + Cr2(SO4)3

Em todas as reações teremos trocas de cátions e ânions, o resultado será determinado de acordo com a solubilidade e demais condições dos elementos.