Reações de Óxidos Básicos, Ácidos, Anfóteros e Salinos


Reações de Óxidos Básicos

Óxidos são compostos binários (elemento + oxigênio) onde o elemento nesse composto deve ser menos eletronegativo que o oxigênio. Eles recebem classificações que determinamos como:

-Básicos: Os óxidos básicos são compostos iônicos que ao reagirem com água formam uma base, mas quando sua reação é com elemento ácido, reagem formando sal e água.

-Ácidos: Óxidos ácidos são resultantes da reação de um óxido com água. Sua reação pode acontecer a partir de ligações iônicas (quando há a união de átomos de oxigênio com metais de baixa eletronegatividade) ou por ligações covalentes quando o elemento que acompanha o átomo de oxigênio é um elemento com alta eletronegatividade.

-Anfóteros: Esse óxido é um composto que pode ser comportar tanto como óxido base, quanto como óxido ácido. Sua reação soment acontecem com elementos ácidos ou bases muito fortes.

-Salinos: Para a formação de óxidos salinos é necessário que tenhamos dois óxidos diferentes dos mesmos elementos em conjunto com os átomos de oxigênio que reagirão formando sais inorgânicos.

Para as reações que formam os óxidos, temos dois tipos: os óxidos iônicos e os óxidos moleculares.

Óxidos Iônicos:
São óxidos que se formam a partir de ligações iônicas onde as reações acontecem com a união de um elemento metal com um ametal. Nesse caso, há uma diferença significativamente alta na eletronegatividade dessa ligação.

Óxidos Moleculares:
São óxidos que se formam a partir de ligações covalentes, onde a eletronegatividade dos elementos não é tão alta, mas onde o oxigênio ainda possui eletronegatividade superior que aos demais elementos. Nesse caso, podemos chamar de ligação covalente polar.

Em química temos as 4 funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos cujas suas características são importantes para que se compreendam os processos das reações. Confira nesse artigo os tipos de ligações existentes e quais elementos se formam em suas combinações.