Reagentes Contendo Impurezas no Cálculo Estequiométrico e Éteres e Compostos de Grignard


Éteres e Compostos de Grignard

As substâncias químicas que são utilizadas para diferentes tipos de reações químicas e a aplicação em compostos e trabalhos laboratoriais apresentam, normalmente, alguns tipos de impurezas.

A exceção para isso fica por conta de substâncias que são utilizadas na saúde pública ou na indústria farmacêutica. Isto porque as substâncias utilizadas neste tipo de procedimento devem ser livres de impurezas, garantindo que sua utilização seja completamente segura.

Assim, em todos os outros tipos de reações químicas devem passar pela resolução dos problemas ligados às impurezas das substâncias químicas. Isto é feito por meio da determinação do grau de pureza de uma determinada substância.

Um exemplo pode ser visualizado com uma amostra de 125g de calcário que possua 20% de impureza. Isto significa que o calcário puro possui uma massa de 100g, devendo esta quantidade ser utilizada na resolução do problema de impurezas.

Éteres

Os éteres são compostos orgânicos que são formados, de maneira simples, por um átomo de oxigênio que apresenta uma ligação com dois radicais arila ou alquila.

É possível ainda que os diferentes tipos de éteres apresentem diferentes tipos de nomenclaturas, as quais podem ser a usual ou a nomenclatura IUPAC, variando de acordo com os componentes do éter.

Compostos de Grignard

Os compostos de Grignard são alguns tipos de compostos que podem ser conhecidos também como haletos de alquil ou também como reagentes de Grignard.

Estes compostos são muito utilizados na obtenção de outros tipos de compostos orgânicos, possibilitando assim que diferentes tipos de composição possam ser obtidos para que sejam utilizadas nas reações químicas laboratoriais.

Algumas das principais características dos compostos de Grignard é que estes possuem uma densidade muito alta, além de serem extremamente tóxicos, de forma que seu uso deve ser absolutamente controlado e feito por profissionais capacitados, evitando assim acidentes e contaminações de outras substâncias ou materiais.