Sal Orgânico: Simples, Hidrogenado, Hidroxilado, Duplo, Hidratado e Alúmen


Sal Orgânico

Sal simples

Estes possuem apenas um cátion e um só ânion. Ou seja, não compõem o H30U (Cátion Hidrônio) e também não liberam o OH1 (ânion hidróxido) em qualquer solução aquosa. Para o nome dos sais que são simples e que possuem cátion com apenas uma valência,. o esquema deve ser: “nome do ânion + de + nome do cátion”.

Sal hidrogenado

Estes tipos de sais possuem um hidrogênio ionizável, de maneira que este forma o cátion hidrônio. Também possui um outro tipo de cátion em vez do OH1 (ânion hidróxido). Para compor o nome do sal hidrogenado, deve-se seguir o seguinte esquema: ” prefixo (mono), di ou tri + hidrogeno + + nome do ânion + de + nome do cátion”. Estes prefixos “tri”, “di” e “mono” apontam a quantidade de hidrogênios ionizáveis na fórmula do sal. O mono, por sua vez, pode ser opcional.

Sal hidroxilado

Estes tipos de sais possuem o OH1 (ânion hidróxido) em sua fórmula, além de outro tipo de ânion. Porém, não possuem hidrogênio ionizável. Para compor o nome deste sal hidroxilado, deve-se seguir o seguinte esquema: prefixo (mono), di ou tri + hidróxi + nome do ânion + de + nome do cátion. Estes prefixos “mono”, “di” e “tri” apontam a quantidade de grupos hidroxi, OH1 nesta fórmula.

Sal duplo ou misto

Os sais duplos ou mistos possuem dois cátions ou dois ânions distintos, com exceção do hidrogênio ionizável que é o que forma o cátion hidrônio H301+, além do grupo hidróxi, OH1-. Para compor o nome deste sal duplo, com dois cátions diferentes, o esquema deve ser este: “nome do ânion + (duplo) + de + nome do cátion do elemento mais eletropositivo + nome do cátion do elemento menos eletropositivo”.

Sal hidratado

Estes sais possuem em seu arranjo cristalino moléculas de água que fazem parte da composição de cristal iônico. Estas moléculas são encontradas em proporções determinadas no que se refere à fórmula do sal. Tais proporções são chamadas de “graus de hidratação” e são representadas pelo sinal de adição (+). O nome do sal hidratado tem o seguinte esquema: “nome do sal + prefixo para indicar o grau de hidratação + hidratado”.

Sal alúmen

Tratam-se de sulfatos duplos que possuem um cátion trivalente e um monovalente, cristalizados com 24 moléculas de água. A fórmula geral é a seguinte: C21+S04 • C|+ (S04)3 • 24 H20, na qual C1+ e C3+ representam um cátion monovalente e outro trivalente. Sua simplificação é esta: M): C1+C3+(S04)2 • 12 H20.