Solubilidade de Gases em Líquido, Concentração de Soluções e Titulação


Solubilidade de Gases em Líquido

A solubilidade de gases em líquidos é bastante pequena, uma vez que os gases, de maneira geral, possuem pouca solubilidade quando esta solução acontece em líquidos. Em condições normais, apenas cerca de 19 ml de gás podem ser dissolvidos por um litro de água.

Esta solubilidade dos gases em líquidos possui ainda uma série de especificações, pois depende de forma muito considerável da temperatura e da pressão a que estes gases são expostos.

É possível observar ainda que na solubilidade de gases em líquidos ocorre uma expulsão do gás dissolvido por parte do líquido, de forma que esta solubilidade seja ainda menor. Para aumentar a solubilidade é necessário que haja um aumento da pressão.

Concentração de soluções

A concentração de uma determinada solução pode ser caracterizada por meio de qualquer tipo de expressão que exista na proporção que há entre as quantidades de soluto e de solvente que existem nesta solução. Esta concentração pode ser caracterizada também pela quantidade de soluto e de solução encontrada em uma substância.

Um bom exemplo da concentração de soluções pode ser visto de maneira simples ao se fazer um suco em casa, que pode ficar mais ou menos doce de acordo com a quantidade de adoçante adicionada a este suco. Assim, as mudanças na proporção desta solução geram as diferenças no resultado final.

Titulação

A titulação é um processo que pode ser caracterizado pela transferência de uma pequena quantidade de uma determinada solução que possua sua concentração previamente conhecida, que é adicionada a uma outra solução de concentração desconhecida.

Por meio deste procedimento, a titulação faz com que seja possível se determinar a concentração existente na segunda, sendo assim um processo muito importante para o trabalho laboratorial. No entanto, é importante que a titulação seja feita com o uso de materiais adequados, de maneira que seja possível observar com exatidão os resultados da titulação.