Tipos Reações de Substituição na Química


Tipos Reações de Substituição

Em Química, as reações de substituição correspondem a troca de um ou mais átomos entre substâncias orgânicas e inorgânicas. Isso acontece em processos que envolvem alcanos, haletos orgânicos e benzenos e substâncias inorgânicas como ácidos nítrico, sulfúrico e substâncias simples como cloro, flúor, iodo e bromo. Com a substituição de átomos, são formadas outras substâncias.

Reações de substituição: 3 etapas

1 ª etapa: Rompimento da ligação entre hidroxila e nitrogênio, halogêneos, hidroxila e oxigênio, halogêneo e carbono e hidroxila e hidrogênio.

2 ª etapa: ligação entre hidrogênio e carbono é quebrada

3 ª etapa: formação de ligações novas entre átomos separados na primeira etapa da reação química

Principais reações de substituição

1.Halogenação: acontece quando moléculas de halogênios (cloro, flúor, iodo, bromo e outros) reagem com alcanos, substâncias compostas por átomos de hidrogênio e carbono. Nesses processos, são mais usados o cloro e o bromo, pois o flúor, por ser muito reativo, pode acabar com a substância orgânica, e o iodo, que possui reatividade baixa, torna o processo muito lento.

2.Nitração: é troca de um ou mais átomos de hidrogênio, em uma reação orgânica que envolve ácido nítrico, quente e concentrado. Esse tipo de reação ocorre, por exemplo, em um processo de produção do combustível nitrometano, usado em aeromodelos e automóveis. Também na obtenção de nitroglicerina, processo que envolve ácido sulfúrico aquecido, como catalisador dessa reação, ácido glicerina e ácido nítrico gotejado.

3.Sulfonação: substituição de um ou mais átomos de hidrogênio, do grupo dos alcanos, por átomos do grupo de substâncias sulfônicas, como o ácido sulfúrico. Os ácidos sulfônicos são utilizados, por exemplo, para a fabricação de produtos espumantes como xampus, cremes dentais e detergentes.

4.Hidrólise alcalina: quebra de haleto orgânico, em solução aquosa, com a formação de álcoois.

5.Alquilação: o processo envolve haletos orgânicos e os aromáticos, com a substituição de um ou mais átomos de hidrogênio por um alquila.

6.Acilação: nessa reação ocorre a substituição de um hidrogênio por um grupo acila, no anel aromático.