Utilização das Fórmulas na Química

Quí­mica,

Utilização das Fórmulas na Química

Fórmulas na Química

Você já parou para pensar na quantidade fórmulas que aprendemos na escola na matéria de química? Elas ajudam a encontrar respostas para as mais diversas questões a respeito de reações e elementos.

Mas além da escola, qual é a verdadeira e prática utilização das fórmulas na química? Descubra tudo sobre o assunto, a seguir:

A importância da Química

Antes de sabermos claramente como é feita a utilização das formulas na química, precisamos perceber o quanto ela é importante para o mundo em que vivemos. Sem o conhecimento em química, não teríamos medicamentos para tratar doenças, produtos de higiene e beleza e nem muitas das invenções da indústria.

Conhecer os elementos químicos, como eles funcionam na prática e o que acontece quando combinados, foi fundamental para que a sociedade pudesse criar os mais diversos produtos que hoje fazem parte de nosso cotidiano sem que a gente perceba. A seguir, saiba mais sobre estes tipos de fórmulas e como são utilizadas.

As fórmulas químicas e sua utilização

E conhecer química é compreender a utilização das fórmulas. De forma geral, podemos dizer que existem 3 tipos de fórmulas químicas:

* Molecular
* Eletrônica
* Estrutural Plana

As fórmulas químicas existem para que seja possível representar o número de átomos que fazem parte de uma molécula. A molecular é considerada a mais simples de todas e indica quantos átomos cada um dos elementos químicos possuem, dentro de uma molécula qualquer.

A eletrônica, indica os elétrons que estão presentes na camada de valência de cada um dos átomos, os pares eletrônicos, os elementos e suas quantidades de átomos. Por último, a estrutural plana indica as ligações que existem entre os elementos e os pares de elétrons são sempre representados com pequeno traço.

Ou seja, a utilização das fórmulas químicas é facilitar a leitura e deixar a compreensão das moléculas, muito mais fáceis para os cientistas.