Velocidade e Classificação de Reação na Cinética Química


Velocidade e Classificação de Reação

Dentro do universo da cinética química, é possível fazer a classificação de reações de acordo com a sua velocidade.

Este tipo de conhecimento é fundamental para a indústria, já que pode garantir o tempo exato da fabricação de cada produto, aumentando a produtividade e a previsibilidade. Além disso, a indústria também pode ser capaz de acelerar reações ou atrasá-las, garantindo também uma maior durabilidade e validade para seus produtos.

Quais são os tipos de classificação de reação na química cinética, devido a velocidade?

As classificações das reações com relação à sua velocidade, são 3:

* Reações Instantâneas
* Reações lentas
* Reações Moderadas

Cada uma delas segue critérios distintos e cálculos que permitem prever um pouco do resultado de cada uma das reações. A seguir, saiba mais detalhes a respeito de cada uma destas classificações.

Diferenças entre os tipos de reações na Cinética Química

As reações chamadas de instantâneas, são aquelas nas quais a velocidade é muito elevada. Devido a isso, são mais difíceis de serem determinadas. Entre os exemplos que podemos citar dentro do universo das reações instantâneas, estão as explosivas, de neutralização de ácidos por uma base e as precipitação.

Já as reações lentas, são aquelas a velocidade é muito baixa. De forma geral, podemos dizer que todas as reações orgânicas são lentas, assim como a formação do carvão natural e do petróleo. Por último, temos as reações chamadas moderadas, cujas velocidades não são nem instantâneas, nem muito lentas.

As reações moderadas são as mais interessantes dentro da cinética química, já que podem ser medidas e controladas com mais precisão, possibilitando um uso mais fácil pela indústria e pela ciência. Alguns dos exemplos de reação moderada são a putrefação de corpos, a digestão e a fermentação.

Agora você já conhece um pouco mais a respeito da velocidade e classificação de reação na cinética química e pode compreender o quanto este assunto é importante para o nosso cotidiano.