Narração Na Redação


Narração Na Redação

Narração na Redação

Escrever é uma das atividades mais gostosas do mundo. Tá certo que nem todo mundo pensa assim, mas do ponto de vista de que todos temos uma boa história para contar, não há nada melhor do que saber contá-la e atrair a atenção de quem está nos lendo ou escutando. E quem não gosta de ouvir ou ler uma boa história para contá-la depois?

Até mesmo uma pessoa que nunca expressou qualquer opinião no papel ou na rede social pode atrair a atenção do mais exigente leitor na hora de narrar uma história. E a narração na redação é algo muito importante que precisa ser aprimorado, até mesmo por quem deseja prestar um vestibular, um Enem ou um concurso público.

Inserindo a Narração na Redação

Sem que percebamos, todos somos narradores de inúmeros acontecimentos ou fatos que tomamos conhecimento. Quando alguém vai a um jogo de futebol e depois o conta a seus amigos, não deixa de estar narrando o jogo a quem não o viu. Da mesma forma comum filme ou uma novela.

A narração é um dos muitos gêneros textuais que usamos para contar uma história, um fato, uma ideia, enfim, tudo que desejamos. Para tanto, a narração na redação ocorre sempre em primeira ou terceira pessoa, e relata para um público diversos tipos de acontecimentos. Se for contada uma história em ordem cronológica, visando um período, trata-se de uma crônica.

Se a narração revelar uma história um pouco mais fantasiosa, trata-se de um conto ou lenda. Se tratar-se da exposição de uma ideia ou uma visão de mundo, a narração é um artigo. Se for um pouco mais extensa e envolver alguns personagens, pode ser uma novela.

Narrar é contar algo para alguém

Imagine que você tenha visto um filme muito interessante e queira compartilhá-lo com alguém. Você o contará com todos os pormenores e, dependendo de sua empolgação, até com alguns spoilers… mas não deixará se der uma narração!

A narração consiste em contar à alguém, tudo que você sabe ou viveu, sempre na primeira pessoa (eu), ou na terceira (ele), contando por exemplo uma história de um(a) amigo(a) seu(ua).