Divisões das Ciências Sociais


Ciências Sociais

As Ciências Sociais são um ramo do conhecimento que estudam o funcionamento das sociedades de um modo geral, assim como a forma como são organizadas, sua origem e seu desenvolvimento, além de aspectos culturais que compõem esses grupos.

Os movimentos populacionais, o estudo dos hábitos e tradições, a investigação das relações pessoais que fazem parte de determinado grupo, instituição ou de famílias, a construção da identidade de uma pequena comunidade ou mesmo de uma nação inteira também são estudados pelas Ciências Sociais.

A divisão das Ciências Sociais se desenvolveu ao longo dos anos como uma necessidade do próprio conhecimento em relação à especialização e ao fortalecimento da área nas universidades e centros de pesquisa. Pode-se afirmar que a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política são os principais ramos.

1 Os principais ramos

– Sociologia: é a área do conhecimento que estuda a estrutura e o funcionamento de sociedades específicas a partir de aspectos como os grupos que a compõem, as formas de relacionamento, seus valores e ideais. Isso pode ser analisado sob a visão das relações de trabalho, questões étnicas e outros pontos.

– Antropologia: é a ciência que estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os grupos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. A organização familiar, os ritos de iniciação, as formas de união, as religiões e outros aspectos inerentes à cultura de um povo são objetos de estudo da Antropologia.

Ciência Política: é a ciência que estuda as relações de poder nas sociedades, desde a distribuição de poder até a formação e o desenvolvimento das formas de governo existentes.

2 Outras áreas

Dentro de sua definição, as Ciências Sociais também englobam outras áreas do conhecimento que possuem autonomia dentro da academia, como Economia, Direito, Ciência da Religião, História, Geografia e Administração.

Todas elas estudam a relação do homem com determinado aspecto social, como as atividades humanas ligadas à produção (Economia), as normas que regem um grupo (Direito) ou a relação do homem com seu tempo (História).