Educação, Escola e Sociedade

Sociologia,

Educação, Escola e Sociedade

Escola e Sociedade

A tradição de levar conhecimento às gerações futuras é algo pertencente às diversas culturas do mundo. Hoje, a escola é o primeiro ambiente externo de socialização dos indivíduos, após a convivência com familiares e parentes. A partir desse contato social, as pessoas aprendem além de conhecimentos, valores e convenções culturais de sua região.

A escola enquanto instituição fica responsável por levar uma série de saberes necessários ao indivíduo não apenas para conviver no meio social, como também para entender sobre si mesmo e tudo que o cerca. O conceito de escola que conhecemos hoje surge após a Idade Média, apenas nos grandes centros. No século XVIII, com a afirmação do capitalismo, as escolas passaram a ser uma necessidade, principalmente para propagação de saberes que influenciassem na ciência e na indústria.

O resultado atual é a valorização de áreas de atuação mais tecnicista, em detrimento de campos do conhecimento ligados às artes, por exemplo. Anteriormente, os primeiros espaços de ensino eram ocupados apenas por membros de classes nobres e homens. Diversas transformações sociais permitiram o ingresso de mulheres e a obrigatoriedade da educação básica como direito de todos os cidadãos. Passou então a ser responsabilidade do Estado fornecer espaços gratuitos para ensino.

Como resultado de eventos em todo o mundo, mudanças no corpo social, houve implementação de cursos superiores, combate a evasão nas escolas e bolsas de estudos como componentes de um futuro melhor. A Educação para a ser instrumento para uma vida melhor econômica e socialmente. Ideias como a educação integral têm estado cada vez mais presentes, a fim de aumentar o tempo dos estudantes nas instituições.

Na sociedade contemporânea, há reflexos de todas as transformações históricas vividas pela sociedade e cada vez mais surgem novas discussões acerca da aprendizagem. O acesso a todas as pessoas, não importam as suas necessidades, os métodos de avaliação realmente relevantes, entre muitos outros.