Sociologia da Modernização


Modernização

A sociologia é a aplicação do método científico ao estudo da sociedade. A base da sociologia são as relações históricas, estruturais, políticas, econômicas e culturais que dão vida ao tecido social.

Para falar em sociologia da modernização, o primeiro desafio é estabelecer o que é modernização. Numa abordagem puramente material, a modernização é o conjunto de conquistas tecnológicas e científicas. Sob esse ponto de vista, podemos concluir que uma sociedade modernizada é aquela que dispõe dessas conquistas científicas e tecnológicas.

Tais conquistas, por si só, não representam valor algum se não forem capazes de transformar a vida das pessoas. A cura para uma determinada doença só é conquistada se houver a doença, que só se torna alvo de investigação e tratamento porque ocorre em pessoas. São elas as beneficiadas com o tratamento e a cura.

Por outro lado, o que se questiona é em que medida as conquistas científicas e tecnológicas beneficiam o conjunto da sociedade, o que aponta para uma outra questão, que é a distribuição dos benefícios decorrentes dessas conquistas.

Modernização e Sociologia da Modernização

Levando em consideração que a sociologia tem como seu objeto de estudo a sociedade, a modernização, no âmbito da sociologia, só pode ser tratada a partir do princípio da distribuição dos benefícios dos ganhos tecnológicos e científicos.

Os avanços científicos e tecnológicos são patrimônio da raça humana, como um todo, ainda que os benefícios deles decorrentes não sejam distribuídos de forma a favorecer ao conjunto das populações. Já no âmbito da sociologia, o grau de modernização de uma sociedade só pode ser aferido com base na distribuição dos avanços.

Tal questão está profundamente ligada ao modo como uma sociedade se estrutura econômica e politicamente. Sendo assim, para falar em sociologia da modernização será preciso transcender a mera abordagem material, incluindo fatores humanos importantes, como a economia e a política.

Não obstante, a economia e a política, dentro de uma sociedade, são influenciadas pelo aspecto cultural, pela herança histórica, pelo avanço e distribuição do conhecimento.

Pensar em sociologia da modernização é, portanto, estudar os diversos aspectos que contribuíram para a presente distribuição dos benefícios entregues pelos avanços tecnológicos e científicos, que está fortemente atrelada à forma como a sociedade se organiza, suas crenças e influências externas.