A Biosfera


É importante analisar o planeta Terra e identificar características que o fazem tão diferente de outros astros do sistema solar, como é o caso da temperatura, por exemplo. De fato, a temperatura que o planeta Terra possui permite não só o desenvolvimento da vida humana, como também de outros seres vivos que dependem de um clima relativamente equilibrado e funções que se tornam indispensáveis por proporcionar um grande equilíbrio climático no planeta.

O planeta Terra é composto por três elementos que são fundamentais para a sua existência. Ele reúne um conjunto de ecossistemas que permite à Terra ser basicamente uma esfera da vida, onde esses elementos são fundamentais para formar o que nos dias atuais é conhecido como Biosfera. A atmosfera, a litosfera e a hidrosfera são os elementos considerados de extrema importância para o planeta Terra e junto com a biosfera, compõem as quatro camadas existentes no planeta.

Biosfera

Assim como a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera, é importante ressaltar que a biosfera também é responsável por formar uma camada no planeta, a que indica todas as regiões do planeta que são habitadas. Ou seja, a biosfera representa o conjunto dos três elementos: atmosfera, a litosfera e a hidrosfera, que permitem desenvolver um local específico para obter a presença da vida. Não só a vida humana, mas de todos os seres.

A atmosfera forma uma camada fundamental para a vida, a de ar. A camada de ar envolve todo o planeta e é composta por gases que o equilibram. Ela permite controlar a temperatura do planeta e contém gases como o gás carbônico e gases nobres, além do nitrogênio, o oxigênio e também água em estado gasoso (vapor). Já a litosfera é composta pela camada sólida da Terra, que é formada por uma vasta quantidade de rochas e também de solo.

A hidrosfera pode ser descrita como a camada que permite compor o planeta por uma vasta quantidade de água, seja através de rios, lagos, oceanos e assim por diante. Essa camada é ocupada inteiramente por esse elemento, sendo que essas fontes onde ela se encontra fazem parte de cerca de três quartos da Terra. É interessante perceber que logo abaixo do solo a hidrosfera se faz presente a partir dos lençóis freáticos – uma espécie de reservatório de água subterrânea.

Entendendo um pouco mais sobre a biosfera

O nome biosfera é originado do grego, onde Bio representa a vida e a Esfera significa uma camada ou um espaço. Sendo assim, ao seguir ao pé da letra o significado da palavra, pode-se dizer que a biosfera é de fato um espaço ou camada que permite o desenvolvimento e apropriação da vida. Essa vida não representa apenas os humanos, pelo contrário, quando se fala de vida na Terra é de todos os seres possíveis, desde os animais até as plantas.

Para que a apropriação da vida fosse de fato algo possível no planeta Terra era preciso muito mais que apenas seres. É necessário contar com as outras camadas, que são responsáveis por oferecem mais benefícios à vida. Os três elementos já citados anteriormente representam as camadas necessárias para a formação do planeta, e juntos tornam um local devidamente habitável para os seres.

A origem do conceito Biosfera

Há muitos conceitos que acabam passando de maneira despercebida por algumas pessoas, como é o caso da Biosfera. Para muitos ele sempre existiu, mas o que pouco sabem é que a biosfera passou a ser caracterizada e chamada dessa forma depois de estudos e muita discussão que pudesse comprovar a eficácia desse termo. É interessante que as pessoas saibam que ela tem importância para a vida de forma geral e não apenas para os seres humanos.

A origem do conceito Biosfera é algo relativamente bem antigo, por isso que muitas pessoas acabam não entendendo a escolha do termo e quando ela camada passou a ser considerada fundamental dentro da formação do planeta Terra. Por isso veja algumas curiosidades que estão relacionadas ao conceito da palavra Biosfera e tudo que ela possa envolver.

– É interessante perceber que antes mesmo da palavra Biosfera ser utilizada com o seu real significado dos dias atuais, as pessoas chamavam o fato de possuir vida e diversos outros elementos no planeta Terra como ecossistema – composto por seres vivos e o ambiente.

– Esse fato passou a mudar conforme o tempo, principalmente após estudos realizados por alguns especialistas que ampliaram o conceito de vida, acrescentando os seres vivos e outros fatores ambientais (ar, água e temperatura) como parte do conjunto de ecossistema.

– A alteração e apresentação do nome “Biosfera” passou a ser considerada logo após todos os estudos e conceitos avaliados pelo ecologista Howard Odum. O ecologista foi de fato o responsável por aumentar o conjunto de ecossistema e mudar o seu conceito em 1963.