Arquivos da categoria: Biologia

O estudo da biologia para o enem envolve conhecer todas as áreas que esse campo comporta, desde a biologia celular e molecular até a evolução das espécies

Megaloblasto

O megaloblasto, conhecido por causar a anemia megaloblástica, caracteriza-se como uma hemácia de tamanho maior que o normal. A hemácia produzida pela medula óssea causa um distúrbio no sangue e apresenta glóbulos vermelhos de tamanho incomum, sendo tipificada como uma anemia rara. Isso decorre de uma carência de vitamina B12 e ácido fólico no organismo.

Curso de farmacotécnica em manipulação

O curso de farmacotécnica em manipulação forma profissionais com capacidade de criar medicamentos a partir de princípios ativos e matérias-primas suplementares. O estudante adquire a capacitação para padronizar um remédio de maneira que ele seja feito sempre da igual ao original. Além de realizar a conferência de fórmulas, ele aprende ainda a identificar vários tipos de prescrições.

Entre as matérias fundamentais para a formação, estão as operações básicas de produção e a classificação dos medicamentos.

A cor do leite

O leite é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Inclusive, a necessidade de seu consumo após o nascimento é o que define o homem como um animal mamífero: através das glândulas mamárias, a mãe consegue alimentar seu filho com todos os nutrientes necessários.

Osmose Reversa

Como nós aprendemos na aula de biologia, o processo de osmose se caracteriza por um deslocamento de determinado solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. A osmose ocorre em diversos meios naturais, inclusive em nossas células.

Doença de Caroli

Em 1958, o gastroenterologista Jacques Caroli descreveu, em Paris, uma nova doença congênita que atacava o fígado. Essa doença causava uma desordem rara, que fazia com que as vias biliares intra-hepáticas dilatassem de maneira segmentar multifocada; ou seja, várias partes do fígado inchavam. Ela passou a ser chamada de Doença de Caroli.

Plasma Sanguíneo

No processo de circulação sanguínea de nosso organismo, podemos encontrar o plasma, que se caracteriza por ser a parte mais líquida do sangue. Ele corresponde a cerca de 55% do volume total do sangue humano. Mas quais são as suas características e propriedades? Aqui nesse artigo, nós vamos explicar tudo sobre o plasma sanguíneo para que você entenda mais sobre o assunto.

Vitamina B2

Também conhecida como riboflavina, a Vitamina B2 é uma das que fazem parte do grupo das vitaminas do complexo B. Essa vitamina não é sintetizada pelo organismo, e, além disso, ela também não é armazenada pelo corpo, o que faz com que se tenha a necessidade dela ser reposta diariamente, seja através de alimentos ou de suplementos alimentares.

Raças Humanas

A diversidade existente entre as diferentes raças humanas fez com que inúmeros estudiosos passassem a analisá-las separadamente, a fim de que fossem elencadas todas as características e particularidades de cada grupo de indivíduos existentes.

Glicocálix

Quando estamos na escola, muitas vezes nos deparamos com temas estranhos; nem sempre sabemos o real significado de uma palavra assim que a ouvimos pela primeira vez. E estamos acostumados a pensar que isso só acontece nas aulas de química ou Língua Portuguesa, mas nem sempre é assim. Em qualquer matéria, existem termos peculiares que precisam ser explicados e entendidos antes que se siga adiante na matéria, porque entender cada um deles é fundamental para um real aproveitamento do aprendizado.

Filo Echinodermata (Equinodermos)

O filo echinodermata é composto pelos equinodermos, seres vivos que apresentam a formação do seu ânus antes da boca, sendo assim chamados de deuterostômios. Esses animais vivem em ambientes substratos e rochosos, com comportamento livre e sendo exclusivamente animais marinhos ou bentônicos.

Beija-Flores

Qual é a única ave que voa para trás? Se você pensou no beija-flor, acertou. Esse pássaro, que está entre os menores do mundo, é conhecido pela sua velocidade, leveza e beleza singular.

Genótipo

O conceito de Genótipo está ligado, dentro da Biologia, à disciplina de Genética, o estudo que trata de hereditariedade. Para compreender o assunto tratado nesse artigo, é preciso resgatar o que significa a hereditariedade. Trata-se da capacidade dos indivíduos de transmitirem suas características para a geração seguinte. O fenômeno é totalmente previsível e pode ser calculado. Os progenitores passam para os seus filhos informações que são como “receitas” de como elas devem ser feitas. A origem dessa receita é os gametas do pai e da mãe do indivíduo.

Síndrome do Túnel do Tarso

Você alguma vez pensou na importância dos pés? Com os pés, podemos caminhar, correr e levantar. Além disso, os pés sustentam o peso do corpo. Sem eles, não ficaríamos em pé. Para isso, teríamos que utilizar apoios e próteses.

Doença de Huntington

Descoberta pelo médico George Huntington, que publicou sobre o problema de saúde cerebral em 1872, a Doença de Huntington (DH) trata-se de um distúrbio neurológico hereditário que está presente em todas as regiões do mundo. No entanto, o problema ainda é pouco comentado no Brasil e em alguns outros países. Apenas a partir das últimas duas décadas é que a discussão sobre a doença cerebral se tornou mais presente na América Latina.

Degradar e biodegradar

Os termos degradar e biodegradar possuem nomes parecidos, embora tenham significados diferentes. Enquanto a palavra degradação se refere ao processo pelo qual as grandes moléculas são quebradas e transformadas em moléculas menores, a palavra biodegradação se refere ao processo pelo qual os organismos vivos utilizam matérias como fonte de energia. Dessa forma, podemos identificar os materiais como degradáveis ou biodegradáveis, sendo estes últimos considerados como materiais ecologicamente corretos.

Eritrograma

O eritograma é o exame responsável em analisar o estado das células vermelhas presentes no nosso corpo, os chamados eritrócitos. O exame realiza uma contagem de todos os glóbulos vermelhos e identifica qualquer alteração, problema ou outra situação patológica que ocorra com as hemácias e que comprometa o sistema sanguíneo que pode influenciar no surgimento de doenças como a anemia e eritremia.