Arquivos da categoria: Biologia

O estudo da biologia para o enem envolve conhecer todas as áreas que esse campo comporta, desde a biologia celular e molecular até a evolução das espécies

Lamarckismo

Estabelecida no século XIX, o Lamarckismo é uma teoria proposta pelo biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck (daí o nome da teoria), que retrata o desenvolvimento e evolução das espécies no planeta.

Noz Moscada

A noz moscada é uma semente seca, com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, que tem a sua origem na Indonésia, mas que atualmente já conquistou o mundo inteiro. Muito utilizada atualmente como condimento para preparar alimentos, a noz moscada é resultante do fruto da árvore chamada Myristica fragans, mais conhecida como Moscadeira. A árvore tem porte grande, podendo alcançar de 10 a 15 metros de altura e é cultivada nas regiões de clima tropical úmido em todo o mundo. Enquanto os frutos são aproveitados para produzir noz moscada a madeira da árvore da Moscadeira é bastante utilizada para fabricar móveis, por conta do seu tamanho e resistência.

Ceratocone

A ceratocone consiste em uma doença que afeta a córnea. Basicamente, ela provoca uma espécie de ‘afilamento’ ou ectasia progressiva na região central da córnea. Alguns especialistas afirmam que sua causa é desconhecida, enquanto outros a apontam como uma condição hereditária.

Biologia Marinha

A Biologia Marinha é a área de estudo de todos os seres vivos marítimos, bem como de seu ambiente e sua relação entre si e com o ecossistema. Biólogos marinhos são pessoas que se especializaram dentro das ciências biológicas e tratam de organismos e animais das mais diversas espécies vivendo embaixo d’água.

Gado Limousin

A Gado Limousin é uma raça de bovinos que teve origem no sudoeste da França. O primeiro touro dessa raça chegou no Brasil, provavelmente, na década de 1870, nos tempos do Império, quando um engenheiro francês presenteou um pecuarista de Minas Gerais com o um touro e uma vaca. Depois disso, ao longo dos anos a espécie de gado foi sendo importada aos poucos para o país e utilizada em cruzamentos, principalmente, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Bactérias

Pertencentes ao reino Monera, as bactérias são microorganismos de classe simples e unicelulares. Seres procariontes, esses organismos só podem ser vistos com a ajuda de microscópio eletrônico, e suas dimensões são muito pequenas, tendo tamanhos em torno de 30µm.

A carne verde

Um dos grandes motivos que leva muitas pessoas a se tornarem vegetarianas é a preocupação com os animais, que são praticamente criados para virar alimento. Mas o fator ainda mais preocupante são os maus tratos que esses animais recebem durante o período de engorda, já que estes são submetidos a uma alimentação restrita a grãos e permanecem, todo o tempo de suas vidas, confinados em pequenos espaços, que não os permitem muitos movimentos.

Equinodermos

Os equinodermos (do filo ‘echinodermata’) nada mais são do que os primeiros animais que apresentaram a formação anal anterior à formação da boca. Basicamente, eles são animais do universo marinho com capacidade de regeneração de braços perdidos.

Febre de Lassa

Você já ouviu falar na febre de lassa? Muito possivelmente, não. Isso porque a doença de origem infecciosa é raríssima e (felizmente) pouco difundida em território brasileiro.

Resumidamente, a febre de lassa é transmitida por meio de animais infectados – especialmente roedores, como ratos, e aranhas. A região em que há maior proliferação desta doença é na África Ocidental.

Boxers

Boxers correspondem a uma raça de cães oriunda do continente europeu, mais precisamente da Alemanha. Os boxers, por serem descendentes do hoje extinto Bullenbeisser, inicialmente tinham o propósito de ser cães de guarda e também destinados para a caça; inclusive foram uma das primeiras raças a serem utilizadas por policiais na Alemanha.

Alimentação de Bebês

Ter um bebê é aprender a cada minuto como lidar com alguém tão frágil e tão complexo. Dos primeiros choros até os primeiros passos, um ano na sua vida é um intenso período de aprendizado e descobertas.

Atuação da fisioterapia na osteoporose, sarcopenia e osteoartose

A Fisioterapia é uma especialidade que atende pacientes com diversos tipos de doenças, lesões e traumas e que necessitam de um programa de terapia para que voltem a ter uma vida normal, ou o mais próximo de como era antes da doença ou, por exemplo, de um acidente. Esse ramo da saúde consiste na utilização de massagens, exercícios e diversas práticas para que os pacientes recuperem os seus movimentos de volta ou para que sintam menos dor durante um tratamento específico.

Xilema

No ramo da botânica, xilema é o nome dado ao tecido encontrado em plantas vasculares. Sendo um tecido de condução, essa textura tem a capacidade de transportar água a outras partes da planta juntamente com sais minerais já dissolvidos. Com distribuição desde a raiz até as folhas, ela é uma rede de circulação complexa que sustenta mecanicamente o vegetal e consegue armazenar substâncias importantes para sobrevivência.

Genética e doenças genéticas

Muitas vezes ouvimos falar sobre doenças genéticas, mas não sabemos exatamente o que isso significa. O que isso quer dizer? Quais são as principais doenças que se manifestam dessa forma?

Desenvolvimento fetal até o nascimento

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre quando começa o período gestacional e como ele é calculado. Afinal, durante todo o seu pré-natal o desenvolvimento fetal é contado por semanas e cada uma delas tem uma importância e uma forma de avaliação da sua saúde.

O inicio da gestação é calculado a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual, que vai até a 40º semana, período básico de formação do bebê. Algumas gestações duram menos ou mais que 40 semanas, mas tudo depende de como está o desenvolvimento do bebê.

Cetogênese

A quebra de ácido graxo no fígado produz os corpos cetônicos: acetoacetato, acetona e hidroxibutirato. Os corpos cetônicos são partículas solúveis na urina e no sangue. O processo de síntese desses elementos é denominado cetogênese, que ocorre em mitocôndria de células do fígado. A cetogênese é consequência da quantidade excessiva de acetil-CoA, que se forma no processo de oxidação envolvendo os ácidos graxos.

Proteobactéria

Quando você ouve a palavra bactéria pensa logo em doenças, não é mesmo? As bactérias realmente causam muitas doenças como a tuberculose, tétano, antraz, cólera, pneumonia, entre outras, mas há exceções. Diversas bactérias são importantes em processos de decomposição na cadeia alimentar e no ciclo de nitrogênio. Além disso, algumas bactérias são utilizadas em processos industriais – produção de diversos alimentos, remédios (antibióticos e vitaminas), entre outros usos.

Aracnídeos

Diferente do que o nome pode sugerir, aracnídeos não são apenas as aranhas: são um grupo de espécies que pertencem à classe Arachnida, com diversas características em comum. Estão dentro da classificação dos artrópodes, que inclui também os insetos, os crustáceos, entre outros. Estima-se que existam, mais ou menos, 60 mil espécies diferentes dentro dessa classe, incluindo escorpiões, carrapatos e ácaros, além das já famosas aranhas.