Arquivos da categoria: Biologia

O estudo da biologia para o enem envolve conhecer todas as áreas que esse campo comporta, desde a biologia celular e molecular até a evolução das espécies

O que é Cetogênese?

A quebra de ácido graxo no fígado produz os corpos cetônicos: acetoacetato, acetona e hidroxibutirato. Os corpos cetônicos são partículas solúveis na urina e no sangue. O processo de síntese desses elementos é denominado cetogênese, que ocorre em mitocôndria de células do fígado. A cetogênese é consequência da quantidade excessiva de acetil-CoA, que se forma no processo de oxidação envolvendo os ácidos graxos.

Desenvolvimento fetal

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre quando começa o período gestacional e como ele é calculado. Afinal, durante todo o seu pré-natal o desenvolvimento fetal é contado por semanas e cada uma delas tem uma importância e uma forma de avaliação da sua saúde.

Fotoblastismo

Vindo do grego “photos”, que significa luz e “blastos”, que significa “broto”, o fotoblastismo é uma ação na qual a luz exerce influência no processo de germinação de uma semente. Esse efeito pode ter uma fonte direta ou indireta de luz na hora da germinação.

Vaca (Bos taurus)

Pertencente à família Bovidae, a vaca (Bos taurus) é a fêmea dos animais da espécie Bos taurus, que são os touros (machos para reprodução) e os bois (machos castrados). Os filhotes são chamados de bezerros e, na fase jovem, de novilhos. As vacas podem ter de porte médio a grande, apresentam cauda longa, dois dedos em cada pata, pelagem curta e cornos ocos – esses últimos somente na fase adulta. De forma geral, elas são as responsáveis pela produção de leite, que é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro.

Ártico

O Ártico é a região que se encontra no Círculo Polar Ártico. Ele abrange todos os locais nos quais a temperatura média do mês mais quente não ultrapassa os 10ºC. Isso inclui o Oceano Ártico e alguns territórios da Rússia, do Canadá, do Alasca, da Escandinávia e a Groenlândia, além do famoso Polo Norte.

Extração de clorofila

A clorofila é o elemento encontrado nas células das plantas, e é a responsável por dar a cor verde característica das folhas. Como é possível verificar, as tonalidades de verde variam de acordo com cada planta e essa variedade de tons só acontece por conta da absorção de luz, através do espectro de luz, que varia entre o azul e o vermelho, resultando em tons esverdeados nas folhas.

As vegetações Brasileiras

O Brasil é um país diverso por natureza. Com um território que ultrapassa os 8.515 milhões de metros quadrados, 47% de todo o território do continente sul americano, o que faz com que seja o quinto maior país do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China, possui uma enorme diversidade de cores, de sabores, de culturas, de raças, de territórios, de nacionalidades, de gente e de biodiversidade. E quando o assunto é a biodiversidade, nenhum país possui uma tão grande quanto a de nosso território.

Ordem Amborellalles

Para que o homem conseguisse entender a natureza e todos seus elementos, seu estudo, assim como em qualquer outra área de qualquer ciência, seja humana, exatas, sociais ou biológicas, foi sistematizado através da divisão em diferentes partes, que se convencionou chamar de diversos nomes.

Melanose em pescado

A melanose é um processo natural que resulta na formação de melanina, devido ao escurecimento dos tecidos. A melanina é um pigmento cuja coloração varia do marro ao preto. Em peixes a melanina está presente em grânulos condensados ou dispersos, resultando na variação da pigmentação dos tecidos do corpo de peixes. Um exemplo clássico é o pargo japonês, que habita águas profundas.

Feno

O feno corresponde a uma mistura de leguminosas e gramíneas, sendo utilizadas para o consumo de animais, essencialmente ovinos, bovinos, caprinos e equinos.
De uma forma geral, é possível dizer que o feno consiste em uma reunião (gramíneas ou leguminosas), devidamente ceifadas, cortadas e secas.

Sedentarismo

Sedentarismo é a diminuição, falta ou ausência da prática de exercícios físicos. Essa parcela mínima ou inexistente de atividades motoras influencia num gasto calórico reduzido e pode provocar o surgimento de outras doenças, como hipertensão e diabetes.

Lamarckismo

Estabelecida no século XIX, o Lamarckismo é uma teoria proposta pelo biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck (daí o nome da teoria), que retrata o desenvolvimento e evolução das espécies no planeta.

Noz Moscada

A noz moscada é uma semente seca, com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, que tem a sua origem na Indonésia, mas que atualmente já conquistou o mundo inteiro. Muito utilizada atualmente como condimento para preparar alimentos, a noz moscada é resultante do fruto da árvore chamada Myristica fragans, mais conhecida como Moscadeira. A árvore tem porte grande, podendo alcançar de 10 a 15 metros de altura e é cultivada nas regiões de clima tropical úmido em todo o mundo. Enquanto os frutos são aproveitados para produzir noz moscada a madeira da árvore da Moscadeira é bastante utilizada para fabricar móveis, por conta do seu tamanho e resistência.

Ceratocone

A ceratocone consiste em uma doença que afeta a córnea. Basicamente, ela provoca uma espécie de ‘afilamento’ ou ectasia progressiva na região central da córnea. Alguns especialistas afirmam que sua causa é desconhecida, enquanto outros a apontam como uma condição hereditária.

Biologia Marinha

A Biologia Marinha é a área de estudo de todos os seres vivos marítimos, bem como de seu ambiente e sua relação entre si e com o ecossistema. Biólogos marinhos são pessoas que se especializaram dentro das ciências biológicas e tratam de organismos e animais das mais diversas espécies vivendo embaixo d’água.

Gado Limousin

A Gado Limousin é uma raça de bovinos que teve origem no sudoeste da França. O primeiro touro dessa raça chegou no Brasil, provavelmente, na década de 1870, nos tempos do Império, quando um engenheiro francês presenteou um pecuarista de Minas Gerais com o um touro e uma vaca. Depois disso, ao longo dos anos a espécie de gado foi sendo importada aos poucos para o país e utilizada em cruzamentos, principalmente, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Bactérias

Pertencentes ao reino Monera, as bactérias são microorganismos de classe simples e unicelulares. Seres procariontes, esses organismos só podem ser vistos com a ajuda de microscópio eletrônico, e suas dimensões são muito pequenas, tendo tamanhos em torno de 30µm.

A carne verde

Um dos grandes motivos que leva muitas pessoas a se tornarem vegetarianas é a preocupação com os animais, que são praticamente criados para virar alimento. Mas o fator ainda mais preocupante são os maus tratos que esses animais recebem durante o período de engorda, já que estes são submetidos a uma alimentação restrita a grãos e permanecem, todo o tempo de suas vidas, confinados em pequenos espaços, que não os permitem muitos movimentos.

Equinodermos

Os equinodermos (do filo ‘echinodermata’) nada mais são do que os primeiros animais que apresentaram a formação anal anterior à formação da boca. Basicamente, eles são animais do universo marinho com capacidade de regeneração de braços perdidos.