Arquivos da categoria: Biologia

O estudo da biologia para o enem envolve conhecer todas as áreas que esse campo comporta, desde a biologia celular e molecular até a evolução das espécies

Resumo doenças causadas por protozoários (Protozooses)

O que são as protozooses?

Protozooses, ou protozoonoses, é como são chamadas as doenças causadas por protozoários parasitas, que são organismos unicelulares, eucariontes e heterotróficos. A grande maioria dos protozoários possui autonomia. São encontrados, em geral, em ambientes aquáticos ou locais úmidos. Algumas espécies, porém, são parasitas.

Resumo Bactérias

Quando se fala em bactérias, muitas pessoas imediatamente as relacionam como algo ruim, como as causadoras de doenças. A verdade é que existem sim aquelas que podem deixar alguém doente, mas esses organismos também podem ser benéficos e contribuírem para o bom funcionamento do corpo, por exemplo.

Resumo sobre os órgãos dos sentidos – olho e ouvido

Os órgãos dos sentidos consistem em um conjunto de órgãos responsáveis pela recepção dos estímulos sensoriais dos seres humanos. Basicamente, a função destes órgãos é transformar diferentes estímulos – como luminosidade, calor, sonoridade, sabor ou pressão – em impulsos nervosos.

Resumo sobre DNA

A sigla DNA significa Ácido Desoxirribonucleico, e é nele que a nossa informação genética está contida. Através dele os seres vivos conseguem transmitir as características do seu organismo para os descendentes. Esse artigo é um resumo sobre DNA.

Resumo sobre viroses

Antes de começar, devemos destacar que qualquer enfermidade causada por um vírus pode ser denominada virose. De acordo com especialistas, chamamos de virose as doenças em que ainda não há certeza sobre qual foi o seu vírus causador.

Após a descoberta de qual vírus provocou a doença, aí a ‘virose’ troca de nome para uma denominação mais específica, como herpes, catapora ou dengue – que por sua vez, são tipos de virose. Neste artigo vamos conferir quais são os principais tipos de viroses, suas causas, sintomas e tratamentos.

Resumo RNA

O RNA corresponde à sigla para ácido ribonucleico. Podemos afirmar que o RNA é o responsável por efetuar síntese de proteínas da célula. Vale citar também que o RNA é se apresenta geralmente no formato em cadeia simples, que pode, algumas vezes, ser dobrado.

Resumo Corpo Humano

O corpo humano é muito mais complexo do que você deve estar imaginando. Ele é composto por diferentes sistemas, órgãos, nervos, músculos, ossos e é claro, pela pele que o reveste. Além disso, são centenas de milhares de células, cada uma com sua função e formato pré-definidos. Neste artigo, confira um resumo sobre o corpo humano.

Resumo sobre Fruto

O fruto é originário do ovário amadurecido da flor depois da fecundação. Quando não existe fecundação chama-se de fruto partenocárpico. O fruto está presente em todas as angiospermas, em que a semente fica protegida quando amadurece. A parede do fruto de chama pericarpo. Existe uma divisão entre epicarpo (casca) e mesocarpo e endocarpo.

Resumo Botânica

A área de botânica estuda o Reino Plantae, incluindo todos os vegetais. Eles são autotróficos, eucariontes e multicelulares, ou seja, produzem o próprio alimento e tem células de núcleo delimitado pela carioteca. Além disso, possuem mais de uma célula. A variedade desse reino é bem ampla, existem espécies simples, sem folhas, raízes e caule, enquanto outras têm frutos carnosos e flores.

Resumo Evolução do Homem

A área de pesquisa relacionada à origem humana chama-se Antropologia, a ciência que estuda o ser humano por meio de fósseis pré-históricos, aspectos físicos e etapas pelas quais passou. Dessa forma as conclusões, ou seja, as teorias desses ramos demonstram a evolução do homem primitivo na Terra.

Síndrome de Plummer-Vinson

A síndrome de Plummer-Vinson, também conhecida como disfagia sideropênica ou síndrome de Paterson-Brown-Kelly, é uma condição extremamente rara que acomete organismos anêmicos, ou seja, com deficiência de ferro. Ela é caracterizada como disfagia à medida que causa diminutos crescimentos de tecidos, sendo estes capazes de bloquear (parcial ou totalmente) a luz esofágica. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a síndrome de Plummer-Vinson, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Resumo de síndrome nefrotico

Todos os animais possuem órgãos vitais, ou seja, aqueles cuja ausência no organismo simplesmente não é possível. Este é o caso do rim. O rim na verdade são dois órgãos, cada um localizado em um lado do abdômen, o do lado esquerdo logo abaixo do baço e o direito ao em baixo do fígado.

Lesões musculares

Os músculos tem um papel de extrema importância, já que são eles que nos fornecem forças para conseguirmos articular os movimentos que fazemos. Porém, é muito comum entre os seres humanos que, durante a prática de esportes, ações realizadas em seu cotidiano (transporte de objetos pesados), ou até mesmo na realização de exercícios durante um rápido treino de academia, ocorra lesões, podendo ser nomeados como: contusões ou distensões.

Morfologia da Folha

A área de morfologia das plantas estuda a classificação dos vegetais para identificar as espécies e seus ambientes adequados. Existem folhas simples, quando o limbo não sofre divisão e as folhas compostas que o limpo possui inúmeras partículas de folíolos. A folha é um apêndice caulinar que está presente em quase todos os vegetais superiores, salvo poucas exceções (as que possuem espinhos). É um órgão vegetativo com polimorfismo, ou seja, possui inúmeras variações e adaptações de ambiente e função.

Bico-de-lacre

Ave passeriforme da família Estrildidae, o Bico-de-lacre é uma espécie originária da África do Sul e Senegal, que chegou ao Brasil graças aos marinheiros que trabalhavam nos navios mercantes.

Carotenóides

Todos os vegetais possuem carotenóides, pigmento de cor vermelha, amarela ou alaranjada. O pigmento atua no processo de fotossíntese e está em células dos fungos e protistas. Na fotossíntese, o caroteno é o segundo pigmento mais importante, pois protege a clorofila do excesso de luz. A substância química é tetraterpênica ligada ao caroteno e tem pigmentos existentes em toda a natureza. Os carotenóides são insolúveis em água, mas são solúveis em orgânicos e óleos.

Exposição ao sol

O sol é fonte de energia, vitamina D é essencial para vida. Mas, em excesso, pode causar graves doenças nos seres humanos. Engana-se quem pensa que perigo existe apenas em locais com maior incidência de raios solares, ou somente durante o verão. Devemos nos proteger dos raios solares em todas as épocas do ano e onde estivermos. A vitamina D pode ser muito importante, mas os raios ultravioletas podem agredir o corpo intensamente.