Arquivos da categoria: Filosofia

Saber o que é a filosofia é entender como funciona grande parte das ideias humanas. O significado das coisas e pensamentos, do tempo clássico à era moderna.

Ecletismo Espiritualista

A corrente eclética surgiu entre os anos de 1833 e 1848, especialmente na França, onde o catolicismo era presente entre a população. Mas uma corrente mais voltada para o espiritualismo fora da linha ecolástica começou a criar uma nova forma de pensamento religioso, sem romper as linhas básicas do cristianismo.

Antropocentrismo x ecocentrismo

Durante muitos séculos, mais especificamente desde o século VI antes de Cristo, quando surgiu na Grécia Antiga, a filosofia era a única maneira de explicar os fenômenos humanos e os fenômenos da natureza, por meio da busca por uma explicação racional dos fatos, e não mais apoiada na religiosidade como até então era feito.

A Filosofia no Mundo

É muito comum que ouçamos de diversas pessoas em diversas fases de nossas vidas relatos sobre aquilo que se convencionou chamar de “vazio existencial”. Dito de maneira simples, este vazio é sentido quando não conseguimos achar um rumo para nossa vida ou um propósito que faz da vida algo pleno e capaz de ser experienciada com toda a força existencial. Este e diversos outros dilemas são as questões sobre as quais os filósofos se dedicam a refletir.

Filosofia, mitos

A palavra Filosofia tem origem grega. É formada pelos termos gregos Philo (que possui sentimento de amizade e amor fraterno) e Sophia (sabedoria). Portanto, Filosofia significa “amizade pela sabedoria”. Dessa forma um filósofo é amigo do saber.

Popper e Kuhn: como reconhecer um conhecimento científico?

Karl Raimund Popper (1902 – 1994) foi um filósofo que está entre os nomes mais importantes do século XX em relação à tematização da ciência. Mais conhecido por defender o que foi chamado de “falsificacionismo”, Popper é uma das referências mais importantes quando o assunto é reconhecer um conhecimento cientifico, haja vista que o filósofo da ciência criou o critério que estabelece o que separa a ciência da não-ciência. De origem austríaca, o pensador naturalizou-se como britânico na década de 1940.

Resumo Sócrates

“Só sei que nada sei”. Você já ouviu esta frase? Provavelmente sim! Dita por um dos filósofos mais importantes da história, estas poucas palavras se perpetuaram ao longo de milhares de anos e ainda hoje são muito utilizadas em inúmeras circunstâncias, motivo este que levou este resumo sobre Sócrates a começar justamente por tal citação!

A Construção do Conhecimento Científico

O processo de ensino básico faz com que muitos alunos adquiram determinados interesses por diversas áreas do conhecimento, sejam elas ciências humanas, exatas ou biológicas. Nesses primeiros anos de formação, os jovens procuram experimentar e saber como funcionam determinados fenômenos físicos, naturais ou sociais, que utilizarão como base para os seus ensinos posteriores. Por isso, podemos afirmar que essa fase destaca-se por ser primordial no processo de construção do conhecimento científico.

Método de educação piagetiano

O desenvolvimento infantil em qualquer de suas facetas sempre foi objeto de interesse e de estudos, mesmo que informais. A infância é o período mais curioso da vida de qualquer pessoa, pois é nela que se adquirem as características básicas para poder viver plenamente e em sociedade.

Resumo sobre o filósofo Pitágoras

Pode ser que ao ouvir o nome Pitágoras lhe venha à mente tanto um cálculo matemático quanto um importante filósofo grego. Em ambos os casos, a associação está correta e diz respeito a um mesmo personagem histórico: Pitágoras de Samos.