Português

Português

Como Se Escreve Esta
Gramática,

Tem ou Têm: Com Acento ou Sem?

Você tem dúvidas sobre a acentuação de certas palavras, assim como outras pessoas têm? Bem, “tem” tem acento? Sim e não. Na verdade, depende do que você quer dizer. Continue…

Gramática, Português,

Emprego da Crase: Considerações e Dicas

A Crase na Língua Portuguesa Fusão. Esta é a palavra que melhor define o contexto da crase, elemento tão utilizado na língua portuguesa. Quando ocorre o que costumamos chamar de…

Como Se Escreve Geleia
Gramática,

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever “geleia” corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais simples. Agora, não tem mais acento no “e”. O acento agudo em palavras paroxítonas com…

sessao secao ou cessao1
Curiosidades, Gramática,

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra “denegrir” provém do latim “denigrare”. Desmembrando esse termo, temos: “de-“, um prefixo que frequentemente sugere uma ação completa ou intensiva. “nigrare”, derivado de “niger”, que significa “negro” ou…

Mexer Ou Mecher Qual E O Certo
Gramática, Português,

Mexer ou mecher: qual é o jeito certo?

Ah, os labirintos da Língua Portuguesa! Em meio a suas curvas e desvios, encontramos uma série de pegadinhas ortográficas que, por vezes, deixam até os mais experientes em dúvida. E,…

Origem Interrogacao
Gramática, Português,

O Ponto de Interrogação

Tire suas dúvidas por trás do ponto de interrogação O ponto de interrogação, representado pelo símbolo (?), é mais do que apenas um sinal gráfico – é a ferramenta linguística…

Cede Ou Sede
Gramática,

Cede ou Sede? Como se escreve

Antecipando: as duas estão corretas. Você deve escolher de acordo com a intenção da mensagem. Veja as diferenças entre “sede” e “cede” e aprenda quando usar cada uma delas! Homem…

Ponto De Integoracao
Gramática,

Diferença de Mau vs. Mal

Entendendo quando e como usar cada termo corretamente A língua portuguesa está repleta de palavras homófonas, ou seja, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas grafias e significados diferentes. Entre…

sessao secao ou cessao1
Gramática,

Sessão, seção ou cessão?

As palavras homófonas são aquelas que possuem um som semelhante quando pronunciadas, embora sejam escritas de maneira diferente e apresentem significados que sejam completamente distintos.

haja vista ou haja visto1
Gramática,

Haja vista ou Haja visto?

Algumas das expressões existentes na língua portuguesa podem gerar diversos tipos de dúvidas não apenas quanto ao seu emprego, mas também relacionadas à correção dos termos, especialmente em casos nos…

acerca de ou ha cerca de tampouco ou tao pouco1
Português,

Acerca de ou há cerca de? Tampouco ou tão pouco?

Assim como há palavras homófonas, que possuem pronúncia idêntica, mas grafia e significado distintos, o mesmo pode ocorrer com expressões.

Português,

Advérbios de Intensidade – “de mais” e “demais”

A língua portuguesa, apesar de ser um pouco difícil, possui uma vasta diversidade de palavras e classes de palavras, que permitem uma expressão de maneira completa, dando sentido, forma, intensidade…

Português,

Concordância verbal com sujeito deslocado

Ao escrever uma frase costumamos usar a ordem sujeito predicado complemento. Dessa forma, o verbo sempre concorda com o sujeito. Montar a frase então fica mais lógico e você consegue…

o ato de suspeitar e o uso do subjuntivo1
Gramática,

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo

O português é uma das línguas naturais mais complexas do mundo, não há nenhuma dúvida disso. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que grande parte dessa complexidade é…

Gramática,

Grau dos advérbios

Os advérbios compõem uma classe gramatical de extrema importância no português, pois são responsáveis por modificar o verbo, adjetivo, outros advérbios e, em casos com menor ocorrência, o sujeito da…

Português,

Características das interjeições

A língua portuguesa é extremamente rica e pode, por vezes, ser considerada complicada e de difícil compreensão. Uma das regras da nossa gramática, que pode ser vista como um auxílio…

Português,

O vocábulo “jeito” e suas acepções polissêmicas

A palavra ‘jeito’ possui inúmeros significados, chamada de polissêmica. Originado do latim “jactus”’, que indica tiro, arremesso, lançamento e atirar, é apenas uma das formas de utilizar a palavra. Também…

Gramática,

Colocação das palavras na Língua Portuguesa

Toda textualidade tem como princípio a coerência e a coesão. Não importa de que forma nos comunicamos, queremos ser compreendidos na totalidade da mensagem que está sendo transmitida. No caso…

Português,

Texto Informativo

Um texto informativo é aquele no qual o autor apresenta, geralmente de forma breve, um tópico, fato ou cenário ao leitor. A sua principal intenção é transmitir com o máximo…

Português,

Período Simples e Composto

A sintaxe é dividida em vários elementos e, entre eles, estão o período simples e composto. Essas duas estruturas da Língua Portuguesa são posteriores ao estudo da frase e oração…