Português

Português

sessao secao ou cessao1
Gramática,

Sessão, seção ou cessão?

As palavras homófonas são aquelas que possuem um som semelhante quando pronunciadas, embora sejam escritas de maneira diferente e apresentem significados que sejam completamente distintos.

haja vista ou haja visto1
Gramática,

Haja vista ou Haja visto?

Algumas das expressões existentes na língua portuguesa podem gerar diversos tipos de dúvidas não apenas quanto ao seu emprego, mas também relacionadas à correção dos termos, especialmente em casos nos…

acerca de ou ha cerca de tampouco ou tao pouco1
Português,

Acerca de ou há cerca de? Tampouco ou tão pouco?

Assim como há palavras homófonas, que possuem pronúncia idêntica, mas grafia e significado distintos, o mesmo pode ocorrer com expressões.

Português,

Advérbios de Intensidade – “de mais” e “demais”

A língua portuguesa, apesar de ser um pouco difícil, possui uma vasta diversidade de palavras e classes de palavras, que permitem uma expressão de maneira completa, dando sentido, forma, intensidade…

Português,

Concordância verbal com sujeito deslocado

Ao escrever uma frase costumamos usar a ordem sujeito predicado complemento. Dessa forma, o verbo sempre concorda com o sujeito. Montar a frase então fica mais lógico e você consegue…

o ato de suspeitar e o uso do subjuntivo1
Gramática,

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo

O português é uma das línguas naturais mais complexas do mundo, não há nenhuma dúvida disso. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que grande parte dessa complexidade é…

Gramática,

Grau dos advérbios

Os advérbios compõem uma classe gramatical de extrema importância no português, pois são responsáveis por modificar o verbo, adjetivo, outros advérbios e, em casos com menor ocorrência, o sujeito da…

Português,

Características das interjeições

A língua portuguesa é extremamente rica e pode, por vezes, ser considerada complicada e de difícil compreensão. Uma das regras da nossa gramática, que pode ser vista como um auxílio…

Português,

O vocábulo “jeito” e suas acepções polissêmicas

A palavra ‘jeito’ possui inúmeros significados, chamada de polissêmica. Originado do latim “jactus”’, que indica tiro, arremesso, lançamento e atirar, é apenas uma das formas de utilizar a palavra. Também…

Gramática,

Colocação das palavras na Língua Portuguesa

Toda textualidade tem como princípio a coerência e a coesão. Não importa de que forma nos comunicamos, queremos ser compreendidos na totalidade da mensagem que está sendo transmitida. No caso…

Português,

Texto Informativo

Um texto informativo é aquele no qual o autor apresenta, geralmente de forma breve, um tópico, fato ou cenário ao leitor. A sua principal intenção é transmitir com o máximo…

Português,

Período Simples e Composto

A sintaxe é dividida em vários elementos e, entre eles, estão o período simples e composto. Essas duas estruturas da Língua Portuguesa são posteriores ao estudo da frase e oração…

Português,

Influências Linguísticas no Português

Todo idioma recebe diversas influências e evoluções com seu uso, até mesmo dentro de seu país natal. A língua portuguesa brasileira é original de Portugal, porém sofreu muitas mudanças em…

Gramática,

Sujeito inexistente

Ao falarmos de sujeito inexistente ou oração sem sujeito é preciso recapitular alguns pontos. A Língua Portuguesa é dividida em diversas áreas de estudos. Uma delas é a Gramática. Dentro…

Gramática,

Tempos Verbais

Dizem os estrangeiros que a língua portuguesa é um dos idiomas mais difíceis do mundo. Se para nós que convivemos com nosso idioma diariamente já é difícil, imagina para quem…

Gramática,

Anáfora

A língua portuguesa é um dos mais complexos idiomas – principalmente para os que estão aprendendo. E foi pensando na complexidade da língua que neste artigo trouxemos o conceito e…

Português,

O uso de estrangeirismos – Uma forte influência entre os falantes

Os questionamentos em torno da evolução da língua são uma temática constante, pois a linguística é considerada um elemento vivo, que se adapta às necessidades de comunicação do interlocutor, e…

Português,

Língua Portuguesa

A língua portuguesa, conhecida também como o idioma “português”, é um idioma do tipo românico flexivo. Isso significa que um termo pode ser segmentado em pedaços menores (morfemas) que denotam…

Gramática,

Pesquisa descritiva

Pesquisa é a aplicação de um método para se obter ou confirmar uma informação ou uma tese, motivada a partir de suspeitas, indícios, evidências ou conhecimentos existentes e comprovados para…

Gramática,

Relação de alguns superlativos absolutos sintéticos

Quando você era criança, muito provavelmente você falava: “o meu pirulito é mais grande que o seu” ou “o meu brinquedo é mais grande que o seu”. Prontamente seus pais…