Arquivos da categoria: Quí­mica

Química: Estudar a composição orgânica, como a energia é gasta na cinética da reação é trabalho da química. Campo importante para entender a transformação dos elementos.

Resumo Pasteurização

Ao ler a composição de um iogurte em sua embalagem, é possível perceber que o rótulo diz que o produto foi “pasteurizado”. Isso significa que ele sofreu um famoso processo de conservação muito eficaz e que, dentro da embalagem e com as condições adequadas, durará por um bom tempo, conforme indicado na validade.

Resumo das ideias de Mendeleiev e Meyer sobre a classificação periódica

Quem nunca precisou decorar a tabela periódica para a prova de química? Trata-se do principal símbolo para químicos do mundo inteiro e, normalmente, é vista pela primeira vez na escola, logo nas primeiras aulas da matéria. Alguns professores pedem que os alunos decoram as classes de elementos e seus símbolos para provas e trabalhos. Mas você já parou para pensar de onde teria surgido este instrumento tão importante para a química nos dias de hoje? Importante e famoso também, afinal, nenhum laboratório que se preza dispensa a presença de um exemplar afixado na parede e disponível para consulta, sempre que necessário.

Desidratação Intramolecular dos Álcoois

Neste artigo, você vai aprender todas as informações relevantes a respeito de um dos assuntos da química que mais são solicitados em provas e avaliações em todo o Brasil, que é sobre a desidratação intramolecular dos alcoóis. Irá também relembrar conceitos extremamente importantes a respeito dos tipos de reações existentes, quais são suas principais características e como este tipo de conhecimento é importante para nosso cotidiano.

Propriedades Físicas das Aminas

Aprenda tudo a respeito das propriedades físicas das aminas neste artigo, este importante assunto da química. As aminas fazem parte também da biologia e o conhecimento a respeito delas, proporcionou diversas inovações da indústria, como veremos a seguir.

Experimentação em Mistura de Substâncias

Quando falamos em experimentação de mistura de substâncias, estamos basicamente estudando a química inorgânica. Nascida na metade do século XVIII, a separação dos grupos químicos em orgânicos e inorgânicos diz respeito aos compostos que não tem cadeia carbônica com ligação com hidrogênio (inorgânica) e aos que possuem essa ligação (orgânica).

O que é Valência?

Todos os sistemas na natureza tendem a adquirir a maior estabilidade possível, e, evidentemente, isso não é diferente com os átomos. No caso deles, para garantir a sua estabilidade, eles precisam estabelecer ligações químicas. Em relação a isso, existem substâncias que são formadas por átomos isolados, que são os gases nobres. Mas, ao contrário do que pode parecer, eles conseguirão formar substâncias compostas do mesmo jeito.

Solução Química

Quando falamos em solução química, estamos falando de mistura homogênea. Ela é homogênea quando apresenta uma única fase e duas substâncias distintas, que não agem entre si, na sua composição. Uma dessas substâncias possui a função de dissolver outra substância. Chamamos essa que dissolve de solvente, enquanto a outra, a substância que terá suas partículas dissolvidas na mistura, de soluto. Em resumo, podemos dizer que em uma solução há o solvente e o soluto.

Eletrólise Ígnea do Cloreto de Sódio

O cloreto de sódio, de fórmula química NaCl é popularmente conhecido como sal de cozinha e uma das substâncias mais utilizadas de todo o mundo. Usado para dar sabor aos alimentos ele também é visto como o vilão por quem sofre com hipertensão e tem que dosar bem a quantidade ingerida a cada refeição. Ele também é muito importante na química por conta de um processo conhecido como Eletrólise Ígnea, isso porque o cloreto de sódio é um importante exemplo utilizado no estudo deste procedimento.

Ácido málico, ácido tartárico e ácido fumárico

Na Química, os ácidos são importantes elementos a serem estudados por conta de sua ação no corpo humano e também no meio ambiente. Entre eles estão os ácido málico, ácido tartárico e ácido fumárico, importantes para a indústria alimentícia e para a indústria cosmética. Os ácidos são soluções que conduzem eletricidade, mudam o sabor e a coloração de certas substâncias, sendo essa última uma característica capaz de ser usada como indicadores, como a solução de fenolftaleína, por exemplo.

A Água Como Solvente

A água é um dos componentes mais importantes de todo o planeta. Todos os seres vivos precisam dela para viver e nada seria como é se não fosse por ela. Além disso, também é muito utilizada na indústria, na produção e no desenvolvimento de diversos produtos. Por isso, neste artigo, vamos falar da água como solvente, e quais são as propriedades que ela possui que tanto a diferenciam de outros tipos de líquidos.

Ligação Iônica

Durante as aulas de química você com certeza já se deparou com um tema chamado ligação iônica. Ela é feita pela atração eletrostática de íons com cargas opostas, sejam elas positivas ou negativas, ou seja, cátions ou ânions. A transferência dos elétrons será definitiva. Quanto um elemento metálico e outro ametálico entram em contato existe uma reação entre eles a qual é denominada ligação iônica. Os metais doarão os elétrons da última camada que são recebidos pelos ametais.

Nomenclatura dos fenóis

Os fenóis são compostos orgânicos que, em sua estrutura, têm o grupo funcional OH (hidroxila) atrelado diretamente a um carbono de anel do tipo aromático. Eles são ácidos, uma vez que possuem um grupo de hidrogênio ionizável em ligação com o oxigênio. Além disso, eles também possuem a característica de serem fungicidas e antibacterianos. Os fenóis são compostos do tipo oxigenados, e que obrigatoriamente possuem o grupo de hidroxila em sua formação. A seguir, confira mais informações sobre os fenóis e suas nomenclaturas.

Kw, pH e pOH

Kw, pH, pOH. Você já se deparou com essas siglas? Sabe o que elas significam? Se não, esse artigo é para você. Primeiramente:

    • Kw – é a constante que representa o equilíbrio iônico da água.
    • pH – é o potencial hidrogeniônico, ou seja, a escala que mede o grau de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma solução.
    • pOH – é o potencial Hidroxiliônico, ou seja, refere-se aos íons OH-.

    Copolímeros

    Antes de compreender o que são e como são formados os copolímeros, é fundamental voltarmos um pouco: você sabe o que são os polímeros? Vamos lá. Os polímeros consistem em macromoléculas, por sua vez, compostas por um grupo de vários monômeros (que nada mais são do que pequenas moléculas). Resumidamente, os polímeros são macromoléculas formadas a partir da junção de várias pequenas moléculas.

    ProH2 (Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Economia do Hidrogênio)

    O mundo contemporâneo é paradoxal em diversos sentidos. Enquanto a medicina avança, milhões de pessoas morrem devido a doenças que poderiam ser facilmente evitadas. Se a geração de renda nunca foi tão grande, a desigualdade social se acentua em diversos países. Inovações que tonam nossa vida melhor surgem constantemente, mas com elas vêm uma grande aumento na demanda energética, que como todos nós sabemos irá se tornar insustentável em um prazo relativamente curto.

    Classificação das Fórmulas

    Na química, há várias maneira de se classificar as fórmulas estudadas. Isso porque um composto químico pode ser representado de modos diferentes e a fórmula química é o recurso capaz de conceder informações sobre a substância apresentada. A seguir, iremos tratar das 5 principais formas de se representar um composto. Para melhor ilustrar a explicação, usaremos o Benzeno, uma substância orgânica, como exemplo.