Arquivos da categoria: Quí­mica

Química: Estudar a composição orgânica, como a energia é gasta na cinética da reação é trabalho da química. Campo importante para entender a transformação dos elementos.

Gás Xenônio

Gás raro, incolor, inodoro e denso tem vários usos para a indústria quando isolado do ar

Observação do Bico de Bunsen

O Bico de Bunsen é um instrumento de grande utilidade para a química, sendo bastante usado para a realização do aquecimento de soluções em laboratórios. O Bico de Bunsen funciona como um queimador, tendo sua base formada por orifícios localizados nas suas laterais.

Influência da Temperatura no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Em 1884, o engenheiro químico e também metalúrgico francês Henry Louis Le Chartelier propôs uma generalização sobre a perturbação em sistemas em equilíbrio. Trata-se de uma generalização simples, mas que teve e ainda tem grande impacto nos estudos químicos, permitindo seu desenvolvimento. Esta generalização ficou conhecida como princípio de Le Chartelier, e pode ser definida como o esforço que um sistema previamente em equilíbrio faz quando nele é aplicado uma força que o deixa em desequilíbrio.

Glicerina

Conhecida também como glicerol, a glicerina é uma substância utilizada como matéria prima de diversos produtos, inclusive de cosméticos. Não possui cor nem cheiro e é obtida a partir de vegetais ou gordura animal. Apesar de ser chamada tanto de glicerina quanto de glicerol, seu nome como composto químico é propano-1,2,3-triol.

Resumo sobre o que é Solução Química

Soluções químicas fazem parte do nosso cotidiano. O soro caseiro e a salmoura, por exemplo, são dois exemplos de soluções químicas preparadas em casa. A diferença é que nos laboratórios industriais as soluções químicas são preparadas com equipamentos de precisão e a finalidade dos experimentos é a formulação de outros produtos como o vinagre, gasolina, água oxigenada, soro, remédios, entre muitos outros.

Resumo sobre a Gravimetria

A Gravimetria é o método em que se estabelece o campo gravitacional. É nessa medida que se estuda e é analisada a força do campo gravitacional e suas fraquezas e também as propriedades dos resíduos e outras substâncias que se encontram ao redor do campo em questão.

Resumo Pasteurização

Ao ler a composição de um iogurte em sua embalagem, é possível perceber que o rótulo diz que o produto foi “pasteurizado”. Isso significa que ele sofreu um famoso processo de conservação muito eficaz e que, dentro da embalagem e com as condições adequadas, durará por um bom tempo, conforme indicado na validade.

Resumo das ideias de Mendeleiev e Meyer sobre a classificação periódica

Quem nunca precisou decorar a tabela periódica para a prova de química? Trata-se do principal símbolo para químicos do mundo inteiro e, normalmente, é vista pela primeira vez na escola, logo nas primeiras aulas da matéria. Alguns professores pedem que os alunos decoram as classes de elementos e seus símbolos para provas e trabalhos. Mas você já parou para pensar de onde teria surgido este instrumento tão importante para a química nos dias de hoje? Importante e famoso também, afinal, nenhum laboratório que se preza dispensa a presença de um exemplar afixado na parede e disponível para consulta, sempre que necessário.

Desidratação Intramolecular dos Álcoois

Neste artigo, você vai aprender todas as informações relevantes a respeito de um dos assuntos da química que mais são solicitados em provas e avaliações em todo o Brasil, que é sobre a desidratação intramolecular dos alcoóis. Irá também relembrar conceitos extremamente importantes a respeito dos tipos de reações existentes, quais são suas principais características e como este tipo de conhecimento é importante para nosso cotidiano.

Propriedades Físicas das Aminas

Aprenda tudo a respeito das propriedades físicas das aminas neste artigo, este importante assunto da química. As aminas fazem parte também da biologia e o conhecimento a respeito delas, proporcionou diversas inovações da indústria, como veremos a seguir.

Experimentação em Mistura de Substâncias

Quando falamos em experimentação de mistura de substâncias, estamos basicamente estudando a química inorgânica. Nascida na metade do século XVIII, a separação dos grupos químicos em orgânicos e inorgânicos diz respeito aos compostos que não tem cadeia carbônica com ligação com hidrogênio (inorgânica) e aos que possuem essa ligação (orgânica).

O que é Valência?

Todos os sistemas na natureza tendem a adquirir a maior estabilidade possível, e, evidentemente, isso não é diferente com os átomos. No caso deles, para garantir a sua estabilidade, eles precisam estabelecer ligações químicas. Em relação a isso, existem substâncias que são formadas por átomos isolados, que são os gases nobres. Mas, ao contrário do que pode parecer, eles conseguirão formar substâncias compostas do mesmo jeito.

Solução Química

Quando falamos em solução química, estamos falando de mistura homogênea. Ela é homogênea quando apresenta uma única fase e duas substâncias distintas, que não agem entre si, na sua composição. Uma dessas substâncias possui a função de dissolver outra substância. Chamamos essa que dissolve de solvente, enquanto a outra, a substância que terá suas partículas dissolvidas na mistura, de soluto. Em resumo, podemos dizer que em uma solução há o solvente e o soluto.