Gramática

Gramática

sessao secao ou cessao1
Gramática,

Sessão, seção ou cessão?

As palavras homófonas são aquelas que possuem um som semelhante quando pronunciadas, embora sejam escritas de maneira diferente e apresentem significados que sejam completamente distintos.

haja vista ou haja visto1
Gramática,

Haja vista ou Haja visto?

Algumas das expressões existentes na língua portuguesa podem gerar diversos tipos de dúvidas não apenas quanto ao seu emprego, mas também relacionadas à correção dos termos, especialmente em casos nos…

o ato de suspeitar e o uso do subjuntivo1
Gramática,

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo

O português é uma das línguas naturais mais complexas do mundo, não há nenhuma dúvida disso. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que grande parte dessa complexidade é…

Gramática,

Grau dos advérbios

Os advérbios compõem uma classe gramatical de extrema importância no português, pois são responsáveis por modificar o verbo, adjetivo, outros advérbios e, em casos com menor ocorrência, o sujeito da…

Gramática,

Colocação das palavras na Língua Portuguesa

Toda textualidade tem como princípio a coerência e a coesão. Não importa de que forma nos comunicamos, queremos ser compreendidos na totalidade da mensagem que está sendo transmitida. No caso…

Gramática,

Sujeito inexistente

Ao falarmos de sujeito inexistente ou oração sem sujeito é preciso recapitular alguns pontos. A Língua Portuguesa é dividida em diversas áreas de estudos. Uma delas é a Gramática. Dentro…

Gramática,

Tempos Verbais

Dizem os estrangeiros que a língua portuguesa é um dos idiomas mais difíceis do mundo. Se para nós que convivemos com nosso idioma diariamente já é difícil, imagina para quem…

Gramática,

Anáfora

A língua portuguesa é um dos mais complexos idiomas – principalmente para os que estão aprendendo. E foi pensando na complexidade da língua que neste artigo trouxemos o conceito e…

Gramática,

Pesquisa descritiva

Pesquisa é a aplicação de um método para se obter ou confirmar uma informação ou uma tese, motivada a partir de suspeitas, indícios, evidências ou conhecimentos existentes e comprovados para…

Gramática,

Relação de alguns superlativos absolutos sintéticos

Quando você era criança, muito provavelmente você falava: “o meu pirulito é mais grande que o seu” ou “o meu brinquedo é mais grande que o seu”. Prontamente seus pais…

Gramática,

Variações Linguísticas

A linguagem é a principal característica que diferencia os seres humanos dos demais seres, pois é através dela que é possível expressar os sentimentos, ideias e pensamentos sobre tudo o…

Gramática,

Adjetivos Pátrios

Como você já sabe, adjetivo é aquela palavra que dá uma qualidade ou defeito para o substantivo. Vale relembrar que a nossa língua portuguesa possui dez classes gramaticais e o…

Gramática,

Adjunto Adverbial

Nesta aula falaremos sobre o adjunto adverbial, que faz parte da análise sintática da língua portuguesa. Aqui é importante relembrar as diferenças entre a análise sintática e a análise morfológica….

Gramática,

Convidar para ou convidar a?

Antes mesmo de começar este artigo gostaríamos que você desse uma olhadinha em duas frases muito parecidas – se não fosse por uma preposição: “Convidamos você e seu cônjuge para…

Gramática,

Minuciosidades relativas ao verbo HAVER

Na hora de usar o verbo haver surgem muitas dúvidas, principalmente com relação à concordância e à conjugação. Não é à toa que o verbo haver está sempre presente em…

Gramática,

Uso de letras maiúsculas e minúsculas

Uso de letras maiúsculas e minúsculas Que toda frase se inicia com uma letra maiúscula ninguém tem dúvida, mas as regras para uso de maiúsculas e minúsculas muitas vezes acabam…

Gramática, Português,

Uso da interjeição e o contexto

Interjeição nada mais é do que um termo utilizado para representar, na língua portuguesa, uma palavra invariável com a capacidade de exprimir sentimentos tais como sensações, emoções ou estados de…

Gramática, Português,

Que: conjunção integrante e pronome relativo

Não basta saber a grafia correta de cada palavra e escrever textos impecáveis no quesito concordância. Para ser realmente “bom” em português, existe um tema muito importante presente em praticamente…

Gramática, Português,

Quisesse ou queresse?

A língua portuguesa é uma das mais difíceis de todo o mundo – e nós, seus falantes, sabemos muito bem os motivos que levam a essa conclusão, não é mesmo?…

Gramática, Português,

Advérbio ou Pronome Indefinido?

Advérbio O advérbio é o termo que altera o sentido de um verbo, adjetivo e do próprio advérbio. Veja alguns exemplos de advérbios, conforme a classificação. Exemplos: Luiz joga vôlei…