Arquivos da categoria: Geografia

A geografia é um ensino fundamental para entender geopolítica e outros fenômenos físicos do nosso planeta. Confira no Resumo Escolar várias atividades de Geografia

Federação dos Estados da Micronésia

Quer saber tudo sobre a Federação dos Estados da Micronésia? Então acompanhe o artigo a seguir. Você vai aprender sobre quando este país nasceu, quais são suas características e um pouco de sua história!

Estepes

A divisão do mundo em diferentes tipos de vegetação começou com a divisão do supercontinente Pangeia, que formou Laurásia e Gondwana, e, em seguida, os continentes que conhecemos hoje. Compreender esse histórico é importante para observar como as condições físicas de cada local foram determinantes para formar a variedade de ecossistemas que existem atualmente, com diferentes vegetações e animais que vivem nelas.

Ilhas de Calor

As Ilhas de Calor, que também podem ser chamadas de Ilha de Calor Urbanas (ou até mesmo de ICU), correspondem a um fenômeno climático que acontece especialmente nas cidades que contam com um já acentuado nível de urbanização. Nesses grandes centros urbanos a temperatura média possui a tendência de ser mais alta do que nas regiões rurais que estão localizadas nas proximidades.

Sedimentação do solo

A sedimentação é o nome dado para o procedimento de deterioração do solo e das rochas em um determinado ambiente. Essas alterações são causadas por fatores externos ou ainda exógenos que afetam o terreno. Como resultado, as rochas metamórficas e ígneas tornam-se sedimentares. Para explicar melhor o assunto, vamos a algumas definições importantes:

Ciclo Solar

O ciclo solar, também chamado de ciclo solar de Schwabe, é o nome dado para uma série de fenômenos feitos pelo sol em suas atividades, com um intervalo entre eles de aproximadamente 11 anos. Ou seja, são atividades periódicas e repetitivas. A observação delas são importantes para a compreensão do cosmos, do espaço e mesmo da relação do sol com a Terra.

A pressão atmosférica

O período de férias é uma das épocas mais esperadas do ano. É tão bom juntar a família, arrumar as malas, colocar tudo dentro do carro e viajar rumo ao litoral ou à serra… O único desconforto é a pressão que dá no ouvido. Algumas pessoas relatam como um zumbido no ouvido, outros dizem que parece que ele se fecha. Mas por que isso ocorre? A resposta está na pressão atmosférica.

República Checa

Localizada na Europa Central, a República Checa é um país parlamentarista e que foi fundado em 1918 sob o nome de Tchecoslováquia e desunificado em 1993. Fazem fronteira com ela outros 4 países: Polônia ao norte, Áustria ao sul, Alemanha a oeste e Eslováquia a leste.

Organização das nações unida

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 24 de outubro de 1945 com o fim da II Guerra Mundial. A ONU, que substituiu a Liga das Nações, está sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A entidade é formada por 193 países sendo que, desse total, 51 nações (entre elas o Brasil) fizeram parte da criação da ONU. Cerca de 60% do orçamento da ONU é custeado pelos Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Alemanha.

Marrocos: Vegetação

O assunto deste artigo vem de um lugar distante do globo. Você vai aprender tudo a respeito de Marrocos: vegetação e quais são as características da flora deste local tão diferente do nosso país.

Qual a diferença entre rochas e minerais?

As rochas e os minerais são elementos encontrados em abundância na natureza, especialmente porque eles são constituintes importantes da estrutura do planeta Terra, que é um planeta telúrico, ou seja, rochoso. No entanto, os minerais e as rochas possuem várias características distintas entre si.

Sérvia e Montenegro

A história da União Estatal de Sérvia e Montenegro, mais conhecida como Sérvia e Montenegro, é das mais curiosas e emblemáticas do contexto que se instalou no continente europeu, sobretudo nos Bálcãs, após o processo desencadeado pela queda do Muro de Berlim em novembro de 1989, seguida pela desintegração das repúblicas socialistas do Leste Europeu.

Agricultura Orgânica

Cada vez mais se ouve falar em alimentos orgânicos, e sua presença nas prateleiras do mercado só cresce. Seu consumo é amplamente incentivado por não possuir em seu processo de cultivo nenhum meio artificial e químico.

Urbanização no mundo subdesenvolvido

A urbanização no mundo subdesenvolvido teve, como uma de suas causas, o processo de colonização. A cultura dos povos que vivem nele moldou a formação das cidades. Em comparação com os países desenvolvidos, houve um atraso, visto que a urbanização se deu nesses lugares apenas recentemente. Por causa disso, houve um impacto profundo da forma de trabalho da época. A tecnologia estava muito mais avançada, e isso trouxe alguns empecilhos para um desenvolvimento sadio.

Projeto educação ambiental

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que está sempre em discussão na sociedade atual. É comum que empresas, fábricas e até a população em geral realizem ações em prol da natureza, como uma forma de reduzir os impactos causados no meio ambiente pelo uso incorreto dos recursos naturais. Dessa forma, o cuidado em preservar a natureza se tornou assunto mundial e tema para infinitos projetos de conscientização.

Faixas Climáticas

Sabemos que no mundo existem diversos tipos de clima. A variação de cada um deles está influenciada por múltiplos fatores. Porém, um fator em comum entre todos, está relacionado à localização geográfica de determinadas regiões no globo terrestre. Cientificamente comprovado o planeta Terra possui um formato esférico. Isso significa que ele recebe a luz solar de maneiras diferentes em cada ponto globo.

Satélite natural

Satélites naturais são corpos celestes que orbitam os planetas. No Sistema Solar, já foram confirmadas 146 luas, como são chamados os satélites naturais, mas este número pode aumentar, com a identificação de outros 27 corpos celestes que orbitam planetas anões e asteroides. Só não foram encontrados satélites naturais nas órbitas dos planetas Mercúrio e Vênus.

Os oceanos do planeta

A Terra é, na verdade, um planeta formado de água. Quem nunca viu uma imagem do globo terrestre, ou até mesmo uma fotografia ou representação feita do espaço, e não se assustou ou se encantou com a imensidão azul que é nosso planeta?