Arquivos da categoria: Geografia

A geografia é um ensino fundamental para entender geopolítica e outros fenômenos físicos do nosso planeta. Confira no Resumo Escolar várias atividades de Geografia

Trópicos da Terra

Os trópicos da Terra são demarcações cartográficas que nos orientam sobre as alterações climáticas e as estações do ano em todas as regiões do mundo. Eles são representados por duas linhas traçadas paralelas à linha do Equador, horizontais. O primeiro se chama Trópico de Câncer e o outro é o Trópico de Capricórnio.

Taiga (Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal)

Também chamada de floresta boreal, a taiga é um bioma de árvores coníferas predominantemente presentes no hemisfério norte como Canadá, Alasca, Groenlândia, Noruega, Finlândia, Suécia, Sibéria e até mesmo no Japão. Há uma abundância de pinheiros, abetos, larícios e espruces, típicas desse tipo de vegetação e que, como principais características, são altas e retas.

Fenômenos Naturais

A primeira questão a ser esclarecida sobre o tema é que não se deve confundir fenômenos naturais com desastres naturais.

Solos

Quando pensa-se nos elementos que permitem a existência de vida na terra, o primeiro pensamento é o ar e a água. De fato, trata-se de elementos vitais; no entanto, existem outros que são tão importantes quanto, apesar de não receberem a atenção devida. Este é o caso do solo.

Pampas

Os pampas, ou somente o pampa, é uma região geográfica que está localizada somente no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e corresponde a cerca de 63% de todo o território estadual.

Sistema Terrestre

O sistema terrestre é um conjunto de elementos que formam o ambiente global, sendo este autorregulado, porém ao mesmo tempo influenciado por atos humanos. Dentro do sistema se incluem as diferentes esferas e suas relações. Entendê-las, bem como entender o funcionamento do planeta como um todo, é fundamental para compreender as ações da natureza, os ciclos e os processos que vemos ocorrer o tempo todo na Terra.

Terceiro Mundo

Durante o advento da Guerra Fria, que ocorreu entre 1945, quando do final da Segunda Grande Guerra, até 1990, com o desmantelamento dos regimes socialistas no Leste Europeu, criou-se uma teoria com a finalidade de classificar países de acordo com características em comum.

Clima Mediterrâneo

Podendo ser encontrado em diversas regiões do mundo, o clima mediterrâneo é formado por duas estações muito bem definidas e com características marcantes. Esse tipo de clima possui uma forte influência dos fatores marítimos, aspecto que pode causar algumas alterações em suas temperaturas, que geralmente se assemelham muito com o clima tropical.

Carros Bicombustíveis

Ultimamente, as fábricas automotivas passaram a produzir carros bicombustíveis. Esses veículos podem ser abastecidos tanto com álcool ou gasolina e ganharam a confiança do público por serem mais práticos e condizentes com o propósito que cada combustível proporciona ao automóvel. O trabalho com um combustível diferente não interfere na troca de um para outro de forma manual ou automática.

Pentágono (EUA)

O Pentágono é a nomenclatura dada à sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, situado no condado de Arlington, Virgínia, próximo ao rio Potomac, em Washington, DC. Por ter se tornado um símbolo das forças armadas dos Estados Unidos, o prédio é comumente usado metonimicamente para se aludir ao Departamento de Defesa.

População da Guiana Francesa

O extremo norte do Brasil, na cidade de Oiapoque, faz fronteira com a Guiana Francesa. Seu nome original é Departamento Ultramarino da França e não é uma nação independente e sim uma possessão francesa. A população da Guiana Francesa é composta por uma grande variedade de culturas, devido à forma como ela foi colonizada, que inclui mestiços de índios, negros e europeus, minorias asiáticas e brasileiros.

Gato-bravo

Muito encontrado em florestas e savanas, o gato-bravo é um animal silvestre muito presente em áreas verdes europeus e asiáticos. O Felis Silvestris é muito parecido com um gato doméstico, mas seu porte é maior e a cabeça é mais arredondada do que uma raça felina comum. O gato doméstico evoluiu a partir da raça silvestre e de lá pra cá adotou diversos hábitos que o deixou um animal mais reservado e discreto. Afinal, essa é uma de suas principais características, se refugiando em áreas fechadas como buracos em árvores ou espaços entre rochas e cavernas durante o dia e caçando durante a noite.

População da Argentina

Segundo o censo realizado em julho de 2007, a população argentina totaliza cerca de 40.301.927 habitantes. Figurando o terceiro lugar no ranking de países mais populosos da América do Sul, a Argentina possui uma densidade populacional de 15 habitantes por km² de extensão territorial, número muito inferior ao da média mundial que é de 50 pessoas.

Fundo Monetário Internacional (FMI)

O sistema financeiro atualmente em vigor representa uma série de desafios às autoridades governamentais. Especulação, uma economia altamente globalizada e em rede, conflitos econômicos entre grandes potências mundiais e forte intervenção de estados economicamente conservadores são apenas alguns dos muitos desafios enfrentados diariamente por tal sistema.

Sibéria

A Sibéria é uma região extensa que está situada na Rússia, numa grande região ao extremo norte do continente Asiático. Ela tem mais de 13 milhões de quilômetros quadrados e o seu clima é predominantemente frio, polar e de alta montanha. Seus limites geográficos estão no Cazaquistão, Montes Urais, Oceano Pacífico, Ártico e Mongólia. Ela corresponde a 60% de todo o território Russo, que é o maior país do mundo.

Terras ociosas ou improdutivas

O meio rural brasileiro apresenta, desde o período da colonização até o presente, problemas sérios relacionados às terras ociosas e/ou improdutivas. Esses latifúndios merecem atenção de todos os setores da sociedade porque interferem com todos eles; afinal, o país precisa da agricultura.

Relevo

O relevo é onde as transformações geológicas se expressam com clareza há milhares de anos e serve como prova nítida das mudanças que o planeta vem sofrendo. Ele é a parte superficial da litosfera, que se modela ao longo dos anos sob a influência do clima, da vegetação, da fauna e da ação do homem.

Compreender a estrutura e a dinâmica da Terra

No estudo da geografia e da geofísica, é importante compreender inteiramente a estrutura e a dinâmica da Terra; ou, como pode ser chamada resumidamente, a estrutura dinâmica. Nosso planeta é formado por diferentes camadas, e sua característica base é a rigidez, mas há uma variedade de densidades e temperaturas conforme se adentra cada vez mais.

Atlântida

Atlântida é uma grande ilha ou continente lendário, cuja existência não foi comprovada até os dias de hoje. Mencionada pela primeira vez por Platão, ela foi citada, ilustrada e serviu de inspiração para centenas de obras ao longo dos séculos. Há quem acredite que ela realmente existiu, e alguns arqueólogos seguem buscando e registrando vestígios do que pode ter sido a ilha. Entretanto, no geral, ela é vista principalmente como um mito.