Fenômenos Naturais


A primeira questão a ser esclarecida sobre o tema é que não se deve confundir fenômenos naturais com desastres naturais.

Fenômenos Naturais

Por uma questão cultural, as pessoas associam a palavra “fenômeno” a episódios grandiosos, que possuem a condão de trazer grandes consequências, como ciclones, terremotos, vulcões, maremotos e tantos outros.

Grande parte daquilo que o senso comum entende como fenômeno natural é, na verdade, um desastre natural. O importante a salientar é que todo desastre natural é um fenômeno natural.

Fenômenos naturais são todos os eventos da natureza. Assim como a chuva, a transformação de uma lagarta em borboleta ou o nascimento de um bebê urso na Coreia do Norte fazem parte desse conceito.

Fenômeno natural e fenômeno artificial

As relações e as diferenças entre fenômenos naturais e artificiais são bem fáceis de entender.

Apenas para reforçar o conceito, o fenômeno é um evento que pode ser identificado, observado, descrito e explicado.

Segundo o filósofo Immanuel Kant, todavia, a percepção do fenômeno é apenas o registro da experiência humana, que não se assemelha às coisas naturais como elas são de fato.

O fenômeno artificial é todo aquele provocado pela ação do homem. A luz elétrica, a roda que move veículos, a internet, todos são exemplos de fenômenos artificiais, embora seja necessário observar que esses últimos estão tão condicionados às leis naturais quanto os últimos.

Há casos, porém, em que os efeitos da ação do homem e da natureza se misturam. Embora haja uma corrente científica que garanta que o efeito estufa, no estágio atual em que se encontra, é um fenômeno 100% natural, sem qualquer interferência humana, a estudos outros que afirmam o contrário, qual seja que os gases causadores do aumento do efeito estufa são aqueles emitidos à atmosfera pela atividade humana.

O nascimento de um novo ser humano é um fenômeno natural, mas pode ser induzido artificialmente, através de um processo cirúrgico. Na verdade, o homem desenvolveu técnicas para fertilização e fecundação artificial. O curso de um rio é um fenômeno natural, mas o homem constrói barragens e muda esse curso de modo a atender suas próprias necessidades, gerando energia ou levando água a regiões secas, melhorando a qualidade de vida das populações locais.

Pode-se entender que, sendo o homem um fenômeno natural, também o sejam suas ações, ainda mais sendo essas condicionadas pelas leis naturais. Trata-se de um mamífero, que se reproduz como os demais. Não obstante, o homem é o único entre os seres conhecidos sobre a terra que possui consciência e capacidade de aprendizado não instintivo e permanente. O homem é o único animal capaz de transformar a natureza, em que reside, também, a maior ameaça ao planeta e à própria existência humana.

A própria consciência da ameaça pode ser um processo transformador, pois tem aumentado a percepção de que a raça humana é parte da natureza e responsável pela harmonia nas diversas relações naturais. A defesa do meio ambiente, da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e até mesmo de melhores condições de vida para o conjunto das populações humanas se enquadram nessa visão.

Fenômenos naturais – Exemplos de maravilhas da natureza e espetáculos assustadores

Enquanto o homem persegue sua própria consciência, a natureza segue proporcionando fenômenos maravilhosos e espetáculos assustadores.

1 – Vulcões

Os vulcões são estruturas geológicas através das quais substâncias do interior da terra são expelidas por meio de uma abertura.

As fendas são abertas pela atividade vulcânica no interior da terra rompendo o bloqueio de rochas mais frágeis, lançando magma, cinzas e gazes no exterior.

Um vulcão em erupção é um fenômeno fascinante e também assustador.

2 – Neve

A neve é um fenômeno natural capaz de construir paisagens ao mesmo tempo fascinantes e desoladoras.

Acontece quando a temperatura está mais de 20 graus abaixo de zero, o que faz com que se formem cristais nas nuvens, que se juntam no percurso até o solo e voltam a ficar congelados.

3 – Raios

Os raios fazem parte do pacote de eventos assustadores. Trata-se de uma descarga de energia, que chega a atingir 125 milhões de volts, lançada na terra, capaz de produzir grandes estragos, como abrir valas no chão.

4 – Terremotos

Os terremotos estão na categoria dos fenômenos naturais mais temidos pelo homem, capazes de arrasar cidades inteiras.

São acarretados por uma falha geológica, decorrente da movimentação das placas tectônicas e da deformação das rochas. Além dos tremores, o terremoto pode abrir fendas na terra.

5 – Tsunami

Tata-se de um fenômenos originado por erupção vulcânica, terremoto ou outro evento natural, que provoca um movimento de água, formando uma onda que pode se movimentar por milhares de quilômetros. Eventualmente, encontro a costa e as ondas de pouco mais de um metro se transformam em gigantes que podem superar os 30 metros.

6 – Pororocas

A pororoca é o fenômeno causado pelo encontro do Rio com o mar, cuja principal característica é o estrondo do choque entre as duas massas de água e a formação de ondas.