Arquivos da categoria: Física

O ensino de física é mais simples com bons resumos. Confira os diversos tópicos como física mecânica, magnética, elétrica e outras aulas disponíveis no Resumo Escolar

Experiência de Oersted

Até a primeira metade do século XIX os cientistas, de modo geral, acreditavam que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos sem relação alguma (havia o consenso de que eram independentes). No entanto, em 1820 o físico dinamarquês Hans Christian Oersted, depois de realizar diversos experimentos, notou que o consenso que havia na época estava errado. E ele chegou a essa conclusão ao observar que um fio retilíneo que conduz corrente elétrica produz um campo de indução magnética ao seu redor.

Isolamento Acústico

O isolamento acústico é um procedimento que tem por objetivo estipular barreiras que inibem a passagem de sons indesejados, evitando que eles saiam ou entrem em um determinado ambiente.

Ondas de Rádio FM e TV

As ondas de Rádio FM e TV são consideradas ondas eletromagnéticas e viajam pelo ar a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Apresentam baixa energia e sua recepção e transmissão é realizada através do uso de antenas.

Geometria do táxi

A Geometria Euclidiana consiste em uma teoria criada por Euclides de Alexandria, que foi um professor e matemático que viveu cerca de 300 anos antes de Cristo. Em sua teoria ele definiu que uma reta é um segmento dado por dois pontos. Para qualquer definição fora desta, podemos dizer que se trata de uma Geometria não Euclidiana. A Geometria Euclidiana funciona perfeitamente para superfície planas, quando podemos facilmente traçar retas a partir de dois pontos dados. Mas em determinadas situações isso não é possível. Entre essas situações, podemos destacar a Geometria do Táxi, que é uma Geometria não Euclidiana.

Por que o aparelho de ar condicionado fica no alto?

Geladeira, micro-ondas, liquidificador, televisão, computador…

São tantos os eletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos em geral que nós convivemos todos os dias, seja em casa no trabalho ou em outra série de ambientes, que fica difícil não se acostumar e sequer questionar como cada um desses aparelhos funcionam. Até mesmo sobre aqueles que são responsáveis por trazer um grande bem-estar aos ambientes, como os responsáveis pela climatização.

Estabilidade em Corpos Flutuantes

No estudo da física, um dos conteúdos que ganha bastante notoriedade é o da Estabilidade em Corpos Flutuantes.
A estabilidade consiste em uma propriedade que é muito conhecida tanto para os corpos submersos quanto para os corpos que flutuam, sendo muito estudada em projetos de navios e também de submarinos. O conhecimento da Estabilidade em Corpos Flutuantes pode acarretar projetos bem executados, onde todas as noções para manter a embarcação flutuando ou submersa são devidamente aplicadas.

Acústica

Neste artigo você vai aprender tudo a respeito de acústica, este importante assunto para a física, que estuda o som e como ele funciona. Através destes conhecimentos muitos aparelhos que utilizamos em nosso cotidiano foram criados. Veja a seguir.

O nascimento da mecânica quântica

A descoberta da física quântica revolucionou os princípios da física clássica. Max Planck, no início do século passado, estudava a energia que surgia de um espectro de radiação térmica. Ao elevar um organismo emissor de calor a certa temperatura, ele obteve ondas eletromagnéticas. O cientista percebeu, através de cálculos, informações interessantes sobre as camadas atômicas e subatômicas.

Termometria

O estudo dos fenômenos térmicos como o aquecimento, o resfriamento e a dilatação, bem como a energia térmica, chama-se Termologia. Dentro deste ramo, a termometria diz respeito à ciência das medições de temperatura.

Asteroides

O espaço está repleto de diferentes tipos de corpos celestiais que orbitam ao redor de planetas e galáxias. Entre estrelas, cometas e outros tantos corpos estão os asteroides, objetos que são rochosos e possuem composição metálica.

Movimento Retilíneo

Dentro dos conceitos da Física, o movimento retilíneo é aquele em que um corpo efetua o seu deslocamento só em trajetórias que compõem uma linha reta, levando em consideração, nesse contexto, que a trajetória corresponde ao percurso realizado por um corpo específico no espaço, sendo baseado em um sistema já pré-definido de coordenadas.

Acoplamento de Polias

O acoplamento de polias se dá, como o nome indica, através da união entre dois objetos circulares. É um princípio relacionado ao movimento circular que envolve ambos os corpos através do contato entre eles ou por meio de uma correia. Essa ação é fundamental para os motores, porque eles necessitam de uma frequência de rotação fixa. Por causa disso, o acoplamento é aplicado em diversos sistemas que giram e que precisam de variadas frequências de rotação.

Difração

Muitos estudantes enxergam matérias como a física, por exemplo, como uma aula chata. Isso acontece devido às dificuldades muitas vezes encontradas para entender a matéria. É nítida a percepção de que, quando entendemos um conceito, tudo parece fácil e interessante, até mesmo divertido algumas vezes. Sendo assim, nosso site sempre busca explicar de maneira clara e objetiva as matérias que você vê na escola. Hoje vamos abordar um tema relacionado à física.

Decomposição de forças

Em termos bem resumidos, podemos definir a decomposição de forças como sendo a transformação de uma determinada força em outras forças de natureza distinta. Mas, uma vez que sejam somadas novamente, essas forças distintas retomam o valor da força inicial.

Teoria da Relatividade

Muito do que as pessoas dizem no dia a dia, quase sempre sem se darem conta, é um tributo ao pensamento do físico e pensador alemão Albert Einstein, um dos personagens mais admirados e proeminentes do século XX, ainda que tenha nascido no século XIX, no dia 14 de março de 1879. O mais incrível na trajetória de Einstein é perceber como o físico construiu uma compreensão do ser humano, da religião, de Deus e da sociedade em sintonia com os estudos científicos, chegando à conclusão de que a ciência e Deus são conceitos complementares e interdependentes para a compreensão das coisas.

Circuitos Mistos

No dia a dia, utilizamos a eletricidade de várias formas, da hora que acordamos até a hora em que vamos dormir. Para que possamos fazer uso desta eletricidade, existem diversos caminhos que levam as correntes de um lado a outro, com controle da tensão com a qual a corrente entra em nossas casas. Esta corrente segue caminhos diferentes, chamados de circuitos.

Peso é diferente de massa

Todos os dias ouvimos falar a respeito do peso dos objetos, das pessoas e de tudo ao nosso redor. Mas será que esta é a nomenclatura científica correta? A seguir, você aprenderá sobre um importante conceito da física e descobrirá o motivo pelo qual o peso é diferente de massa.

Leis da Refração

Dentro do estudo da física, um dos campos mais importantes do conhecimento é o dos estudos ópticos. Definido de forma simples, mas bastante utilitária, este campo pode ser conceituado como aquele que se dedica aos estudos dos fenômenos que têm como origem a energia radiante.