Arquivos da categoria: Física

O ensino de física é mais simples com bons resumos. Confira os diversos tópicos como física mecânica, magnética, elétrica e outras aulas disponíveis no Resumo Escolar

Geradores Elétricos

Geradores elétricos são aparelhos importantes que, apesar do nome, não geram energia, mas sim, a convertem. Neste artigo, você vai aprender tudo a respeito destes equipamentos, como funcionam e qual é a sua funcionalidade. Veja a seguir:

Força magnética num condutor retilíneo

Neste artigo, você vai aprender tudo a respeito da força magnética num condutor retilíneo, principalmente sobre suas equações, conteúdo que costuma aparecer bastante em testes, provas e avaliações país afora. Além disso, compreender este tipo de conceito, ajuda a ter uma visão mais ampla do mundo e de como as coisas funcionam ao nosso redor.

O Que é Efeito Termoiônico?

Em todo metal, elétrons livres são capazes de ter uma movimentação desordenada quando ficam expostos a uma temperatura elevada. Em virtude dessa agitação térmica, os elétrons migram para a superfície do metal, atraídos por íons positivos. A saída desses elétrons do metal aumenta quando a temperatura tende a aumentar, tornando essa ação ainda mais fácil. A esse acontecimento dá-se o nome de efeito termoiônico, caracterizado pelo aumento de energia quando a temperatura alta provoca uma maior agitação dos elétrons sobre o metal.

A velocidade do Som

Toda onda sonora é uma onda mecânica que precisa de um meio para ser propagada. Essa onda é expressa em uma dimensão longitudinal e possui uma velocidade a ser mensurada. E por ter esse valor passível de ser calculado, é possível definir a velocidade do som, que é o cálculo da rapidez que essa propagação ocorre.

Conhecendo o desvio angular

Fácil de observar nos dias mais chuvosos graças à decomposição da luz branca que é observada sobre as gotas de água, o desvio angular é um estudo dentro de Óptica que merece atenção e cuidado na realização de seus cálculos. Afinal, sempre que um estudo é feito sobre como um raio de luz se comporta, torna-se inevitável falar sobre esse desvio, não é mesmo?

Desvio angular mínimo

O desvio angular mínimo é um cálculo que fazemos e está relacionado a física ótica. Depende totalmente do ângulo de incidência e refração de um feixe de luz em uma determinada superfície, geralmente um prisma.

O que é um calorímetro?

O calorímetro é um instrumento de medição. O principal intuito desse instrumento é mensurar o calor, ou seja, medir a energia térmica que está presente em uma mudança de estado da matéria. Ele também pode ser utilizado para mensurar a energia térmica em outros fenômenos relacionados com trocas de calor, tais como uma mudança de temperatura, mudança de temperatura, de volume, entre outras.

Fonte de Campo Magnético

Até a primeira metade do século XIX os cientistas, de modo geral, acreditavam que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos sem relação alguma (havia o consenso de que eram independentes). No entanto, em 1820 o físico dinamarquês Hans Christian Oersted, depois de realizar diversos experimentos, notou que o consenso que havia na época estava errado. E ele chegou a essa conclusão ao observar que um fio retilíneo que conduz corrente elétrica produz um campo de indução magnética ao seu redor.

Gráfico das Curvas de Solubilidade

Toda substância química contém um coeficiente de solubilidade. Esse número representa um limite máximo que a substância se solubiliza ao entrar em contato com determinado solvente. Esse soluto dissolvível é um fator importante para o coeficiente e promove a solução da substância por meio da temperatura. Se a temperatura aumenta, alguns solutos têm um coeficiente de solubilidade aumentado. Caso a temperatura diminua, os solutos apresentam um coeficiente também menor.

Laser

Laser é a sigla em inglês para Light Ampification by Stimulated Emission of Radiation. A tradução em português para o termo denota Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Experiência de Oersted

Até a primeira metade do século XIX os cientistas, de modo geral, acreditavam que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos sem relação alguma (havia o consenso de que eram independentes). No entanto, em 1820 o físico dinamarquês Hans Christian Oersted, depois de realizar diversos experimentos, notou que o consenso que havia na época estava errado. E ele chegou a essa conclusão ao observar que um fio retilíneo que conduz corrente elétrica produz um campo de indução magnética ao seu redor.

Isolamento Acústico

O isolamento acústico é um procedimento que tem por objetivo estipular barreiras que inibem a passagem de sons indesejados, evitando que eles saiam ou entrem em um determinado ambiente.

Ondas de Rádio FM e TV

As ondas de Rádio FM e TV são consideradas ondas eletromagnéticas e viajam pelo ar a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Apresentam baixa energia e sua recepção e transmissão é realizada através do uso de antenas.

Geometria do táxi

A Geometria Euclidiana consiste em uma teoria criada por Euclides de Alexandria, que foi um professor e matemático que viveu cerca de 300 anos antes de Cristo. Em sua teoria ele definiu que uma reta é um segmento dado por dois pontos. Para qualquer definição fora desta, podemos dizer que se trata de uma Geometria não Euclidiana. A Geometria Euclidiana funciona perfeitamente para superfície planas, quando podemos facilmente traçar retas a partir de dois pontos dados. Mas em determinadas situações isso não é possível. Entre essas situações, podemos destacar a Geometria do Táxi, que é uma Geometria não Euclidiana.

Por que o aparelho de ar condicionado fica no alto?

Geladeira, micro-ondas, liquidificador, televisão, computador…

São tantos os eletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos em geral que nós convivemos todos os dias, seja em casa no trabalho ou em outra série de ambientes, que fica difícil não se acostumar e sequer questionar como cada um desses aparelhos funcionam. Até mesmo sobre aqueles que são responsáveis por trazer um grande bem-estar aos ambientes, como os responsáveis pela climatização.

Estabilidade em Corpos Flutuantes

No estudo da física, um dos conteúdos que ganha bastante notoriedade é o da Estabilidade em Corpos Flutuantes.
A estabilidade consiste em uma propriedade que é muito conhecida tanto para os corpos submersos quanto para os corpos que flutuam, sendo muito estudada em projetos de navios e também de submarinos. O conhecimento da Estabilidade em Corpos Flutuantes pode acarretar projetos bem executados, onde todas as noções para manter a embarcação flutuando ou submersa são devidamente aplicadas.

Acústica

Neste artigo você vai aprender tudo a respeito de acústica, este importante assunto para a física, que estuda o som e como ele funciona. Através destes conhecimentos muitos aparelhos que utilizamos em nosso cotidiano foram criados. Veja a seguir.

O nascimento da mecânica quântica

A descoberta da física quântica revolucionou os princípios da física clássica. Max Planck, no início do século passado, estudava a energia que surgia de um espectro de radiação térmica. Ao elevar um organismo emissor de calor a certa temperatura, ele obteve ondas eletromagnéticas. O cientista percebeu, através de cálculos, informações interessantes sobre as camadas atômicas e subatômicas.

Termometria

O estudo dos fenômenos térmicos como o aquecimento, o resfriamento e a dilatação, bem como a energia térmica, chama-se Termologia. Dentro deste ramo, a termometria diz respeito à ciência das medições de temperatura.