Arquivos da categoria: Física

O ensino de física é mais simples com bons resumos. Confira os diversos tópicos como física mecânica, magnética, elétrica e outras aulas disponíveis no Resumo Escolar

Resumo de Ondas

Ondas são oscilações de alguma grandeza física no espaço e no tempo. As ondas também podem ser descritas como pulsos energéticos propagados no espaço e através de um meio (sólido, líquido ou gasoso) com velocidade estabelecida. São perturbações cujas deformações são capazes de gerar forças e retirar energia de um meio e passar para outro, mesmo sem o deslocamento das partículas do meio. Isso significa que as ondas não transportam matéria.

Resumo Óptica

Esse é um resumo de óptica, matéria incluída na física. A óptica estuda a luz e todos os fenômenos físicos relacionados a ela. Para entramos nos conceitos básicos, é preciso conhecer, antes de tudo, o conjunto de raios luminosos, que são chamados de feixe de luz.

Resumo Física Geral

O termo ‘físicatem como origem a palavra grega physis, que por sua vez, tem como significado “natureza”. Não à toa, a física é a ciência que se responsabiliza pelo estudo dos fenômenos naturais. Alguns físicos que você com certeza já ouviu falar são: Galileu Galileu, Albert Einstein e Isaac Newton. Neste artigo, confira um resumo de física geral e sobre as áreas de pesquisa mais contempladas pelo campo de estudo desta ciência.

Resumo das leis do estado gasoso

Os gases são representantes de um dos estados físicos da matéria. Nela densidade, volume e forma não são delimitados, afinal possuem grau de desordem das partículas muito grande. Isso ocorre por conta do livre deslocamento dessas partículas as quais podem ser moléculas ou íons e átomos. Os gases são extremamente aplicados no cotidiano, pois nos mantemos em contato com eles constantemente.

Copernicanismo

O copernicanismo é uma linha de pensamento nomeada por causa do astrônomo e padre polonês Nicolau Copérnico, o primeiro a lutar pela ideia de que, diferente do que se acreditava na época, a Terra girava ao redor do Sol e não o contrário. As bases do heliocentrismo foram fundamentais para inaugurar o que hoje chamamos de ciência moderna. Antes disso, nossos conhecimentos sobre a natureza e o universo eram ditados pela fé, que fornecia as explicações para todos os fenômenos da natureza.

Aplicações dos Capacitores

Os capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar carga elétrica. O estudo dos seus princípios fundamentais está ligado à eletrodinâmica. Esses componentes armazenam a energia eletrostática em um campo elétrico, usando placas condutoras e um material isolante que fica entre elas. Internamente o capacitor acumula um desiquilíbrio de cargas, que estão concentradas nas superfícies equipotenciais.

Isaac Newton

O físico inglês Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra. No entanto, na época seu país usava o calendário Juliano, que marcava 4 de janeiro de 1643. Ele veio ao mundo no mesmo ano em que morreu Galileu Galilei, outro famoso estudioso da física.

Ondas eletromagnéticas de Rádio

Nós, seres humanos e todos os demais seres vivos do planeta, vivemos e estamos submetidos a diversos tipos de ondas eletromagnéticas. O maior exemplo dessas ondas que nos atingem diretamente é o Sol, que emite suas radiações para a Terra.

Manômetro e Barômetro

Nos dias de hoje, muitos são os equipamentos que podem ser utilizados para a medição dos valores de pressão. Para medir a pressão da atmosfera os barômetros são os aparelhos preferidos, enquanto os manômetros são utilizados para a medição de pressões de fluídos de modo geral. Mas afinal, que pressão seria essa?

Carga Elétrica

A carga elétrica é considerada uma propriedade física que tem a capacidade de determinar e estimular as interações de caráter eletromagnético, sendo assim, ela pode ser detectada, ainda que com uma certa dificuldade, em uma considerável quantidade em corpos e elementos ao nosso redor.

Eletrodinâmica

Dentro da Física, a área responsável por estudar as cargas elétricas em movimento é chamada de Eletrodinâmica. A matéria é de extrema importância para o desenvolvimento de novas tecnologias e à subsistência da forma de vida moderna. Temos contatos com os fenômenos abordados pela Eletrodinâmica tanto na natureza como em casa. Um acontecimento comum que é estudado pela matéria é o raio.

Equilíbrio Estático

O equilíbrio estático é um conceito da física, mais especificamente da área da dinâmica. A dinâmica avalia e estuda todas as grandezas: força, aceleração e velocidade e busca compreender principalmente quais são as relações de causa e efeito entre elas. Neste artigo, você irá aprender tudo a respeito do assunto e poderá compreender melhor como tais grandezas funcionam na natureza. Assim, ficará muito mais fácil compreender este conceito e outros que o cercam.

Energia potencial negativa

Não é de hoje que muitas pessoas possuem dificuldades em entender nomenclaturas e a parte teórica de matérias que necessitam de uma atenção especial. Através de fórmulas e nomes que acabam confundindo a mente das pessoas, professores de física procuram explicar de forma sucinta e concisa maneiras simples de seus alunos entenderem estas matérias que são de extrema importância para o futuro de suas carreiras.

Fontes de Energia

Vivemos em um planeta cheio de riquezas, inclusive em fontes de energia. Algumas delas são renováveis e podem ser reutilizadas diversas vezes, aumentando a sustentabilidade, enquanto outras só poderão ser aproveitadas uma única vez. Neste artigo, você irá aprender tudo a respeito destas fontes de energia, quais são as principais diferenças entre elas, benefícios e o quanto são importantes para nossa sociedade.

Potenciômetro

Você já ouviu falar em potenciômetro? Trata-se de um componente eletrônico que utiliza-se de uma resistência elétrica para limitar o fluxo de corrente elétrica que flui através dele. A diferença entre o potenciômetro e o resistor comum é que no potenciômetro é possível ajustar o quanto a corrente será limitada. É como se ele fosse uma espécie de resistor, porém que conta com três terminais. Quando os três são usados, adquire a função de divisor de tensões. Compõe-se basicamente de substrato em fio e carvão condutivo.

Formação de um arco-íris

Com certeza, você já deve ter olhado para o céu algum dia e ter se deparado com um arco-íris. Um fenômeno da natureza que costuma aparecer em dias meio nublados, quando há certa concentração de umidade no ar atmosférico. No entanto, você sabe por que o arco-íris existe e como ele se forma?

Mecânica Lagrangeana

De tempos em tempos, diversos campos da ciência são revisitados por competentes estudiosos que buscam avaliar e entender melhor as teorias propostas. Isso faz parte do desenvolvimento natural da ciência, já que somente assim ela é capaz de progredir. É necessário dizer que mesmo cientistas consagrados e autores de teorias aceitas universalmente têm suas teorias revisitadas. Este é o caso de Isaac Newton.