Arquivos da categoria: Biografias

Saber mais da vida das pessoas por biografias auxilia a ter conhecimento de como artistas, autores ou pessoas de grande importância conseguiram ficar famosos

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra foi um dos sete filhos de Rodrigo e Leonor de Cortinas, tendo sua data de nascimento reconhecida oficialmente no dia 29 de setembro de 1547, embora existam algumas controvérsias sobre o dia exato de seu nascimento. Da mesma forma, sua cidade natal é alvo de discussões, embora o mais provável é que tenha nascido em Alcalá de Henares, mesma cidade em que foi batizado.

Barão de Mauá e a industrialização no Império

Irineu Evangelista de Souza, ou, como ficou conhecido, o Barão de Mauá, foi um dos maiores responsáveis pela industrialização do Brasil no período imperial. Ele foi tão importante que este período é chamado historicamente como a “Era Mauá”, o que ajuda a ilustrar o quanto isso foi um divisor de águas na realidade do Brasil.

Charles Bukowski

Charles Bukowski foi um dos maiores escritores do século XX. Sua obra é reconhecida mundialmente e, apesar de cercada de polêmicas, segue sendo usada como referência para muitos artistas atuais. Ele viveu durante 74 anos, escrevendo obras muitas vezes consideradas obscenas. Para muitos, ele foi considerado o último “escritor maldito” da literatura americana. Seu trabalho incluía poemas, novelas, romances e contos.

Gandhi

Mohandas Karamchand Ghandi nasceu na cidade indiana de Bombaim em 1869 e morreu em 1948, assassinado por um extremista hindu, sendo chamado Mahatma Gandhi. Mahatma, em sânscrito, língua falada no Norte da Índia, significa “grande alma”.

Resumo John Locke

O filósofo e ideólogo do liberalismo John Locke foi um dos principais teóricos do empirismo inglês, do qual é considerado fundador.

Resumo Jorge Amado

Jorge Amado, escritor baiano, foi um ícone da literatura brasileira que integrou a segunda geração do Modernismo, na qual nasceram grandes obras regionalistas. O título do seu primeiro livro, escrito aos 18 anos de idade, não poderia ser mais emblemático: O País do Carnaval. A obra foi um sucesso de público e elogiada pelos críticos literários. Os trabalhos de Jorge Amado foram adaptados para novelas, cinema e teatro, traduzidos para 49 idiomas e reconhecidos com várias premiações, tanto no Brasil como no exterior.

Resumo Lima Barreto

Nascido na capital do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1881, Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu sete anos antes da abolição da escravatura. Filho de João Henriques, tipógrafo; e Amália Augusta, escrava liberta e professora; ambos mulatos. Lima Barreto ficou órfão de mãe aos seis anos de idade. Teve como padrinho o senador Visconde de Ouro Preto, homem de grande influência política.

José Saramago

O escritor mais premiado da língua portuguesa nasceu na aldeia de Alzinhaga, província do Ribatejo, Portugal em 1922. Sua família é camponesa, mas seus pais se mudaram para Lisboa quando tinha apenas dois anos de idade, onde cresceu.