Arquivos da categoria: Biografias

Saber mais da vida das pessoas por biografias auxilia a ter conhecimento de como artistas, autores ou pessoas de grande importância conseguiram ficar famosos

Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e escritor brasileiro, nascido em 1881 no Rio de Janeiro. De família humilde, era mestiço e foi alvo de preconceito racial durante toda sua vida. Escreveu romances, crônicas, contos, sátiras e artigos em revistas.

Resumo sobre o militante Carlos Marighella

Carlos Marighella é um dos nomes mais conhecidos do período de guerrilha comunista no Brasil, durante o Regime Militar. Nascido em 1911, Marighella nasceu na Bahia e era filho de Maria Rita Nascimento e do imigrante italiano Augusto Marighella. Carlos Marighella morreu em 1969 e, na época, era considerado o inimigo número um do país, liderado por forças militares. Neste resumo sobre Carlos Marighella, trouxemos a vida e a luta de um dos maiores combatentes que o Brasil já teve.

Resumo sobre o escritor Dante Alighieri

Neste resumo sobre Dante Alighieri, você aprenderá um pouco sobre a obra deste importante político, poeta e escritor italiano. Na verdade, não temos muitas informações a respeito da vida dele, nem sua data de nascimento pode ser considerada totalmente certa.

Resumo sobre Albert Einstein

O físico alemão Albert Einstein foi um dos maiores cientistas da história da humanidade. Autor da Teoria da Relatividade, Einstein ganhou, em 1921, o Prêmio Nobel de Física pelo estudo que fundamentou a teoria quântica. Einstein revolucionou o mundo científico com a Teoria da Relatividade, cujos estudos iniciais foram apresentados, em 1905, aos 26 anos de idade.

Resumo Pablo Picasso

O artista espanhol Pablo Picasso é um dos maiores nomes da arte mundial. Criou formas e técnicas que revolucionaram as artes plásticas no século XX, principalmente na pintura, escultura, gravura e cerâmica.

Resumo sobre o escritor Fernão Lopes

O lusitano Fernão Lopes é considerado o precursor dos atuais métodos historiográficos. Cronista e criador da prosa ensaística da língua portuguesa, o intelectual era acima de tudo um observador e inovador da língua. A maior parte de seu trabalho se perdeu com os anos, restando apenas crônicas sobre D.Pedro, D. Fernando e D. João I, do Reino de Portugal. Mas mesmo com pouco de seu legado, o escritor deixou uma marca inegável na língua portuguesa.

Resumo sobre o compositor Mário Lago

Esse é um resumo sobre Mário Lago, um dos artistas mais prolíferos da cultura brasileira. Durante toda a vida produziu intensamente. Nasceu em 1911, e ingressou na arte ainda criança, quando começou a estudar piano em 1918, com Lucila Villa-Lobos, esposa do maestro Heitor Villa-Lobos. Nesse mesmo ano, foi acometido de uma doença grave, a gripe espanhola, sendo uma das primeiras vítimas do vírus no Brasil.

Resumo Platão

Platão foi um filósofo e matemático que viveu na Grécia Antiga, no período chamado “Clássico”, nascido provavelmente em 427 a.C. e morto em 348 a.C, na mesma cidade onde nasceu.

Resumo Donatello

Donato di Niccoló di Betto Bardi foi um escultor renascentista italiano nascido em 1386 e morto em 1466. Filho do tecelão Nicolo di Betto Bardi, ele nasceu e morreu em Florença. Recebeu educação patrocinada pela família Martelli e desenvolveu suas primeiras habilidades como escultor a partir dos ensinamentos aprendidos numa oficina de ourivesaria. Ampliou seus conhecimentos durante curta passagem pela oficina de Lorenzo Ghiberti antes de estudar arquitetura em Roma no início do século XV. Naquela cidade, desenvolveu sua percepção arquitetônica a partir do estudo do Panteão e da arquitetura de diversas construções romanas.

Resumo Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade foi jornalista, cronista, funcionário público e poeta. Um dos principais expoentes da literatura brasileira no século XX, nasceu em Itabira, interior de Minas Gerais, cidade que esteve presente em seus versos durante toda a sua vida, mesmo depois de ter se mudado para o Rio de Janeiro. Se graduou em Farmácia para agradar a família, mas nunca exerceu a profissão.

Resumo sobre o pintor Cândido Portinari

Cândido Torquato Portinari, um dos maiores artistas brasileiros, nasceu em 30 de dezembro de 1903. A família vivia na Fazenda Santa Rosa, no município de Brodósqui, no interior paulista. Filho de imigrantes italianos, Portinari teve uma infância pobre. A vocação artística despontou aos nove anos de idade. Portinari teve uma trajetória intensa de trabalho, até o fim da vida e foi reconhecido, no Brasil e no exterior, como um dos principais ícones da pintura modernista.

Resumo Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, conhecido popularmente como Aleijadinho, é uma referência da arte barroca no Brasil e no mundo. Há uma série de polêmicas que cercam a credibilidade e existência do artista, isso por que pouco se sabe sobre a sua vida e trajetória.

Resumo Walter Shewhart

Walter Shewhart foi o responsável do controle estatístico de qualidade. Ele criou técnicas inovadoras para avaliar e aprimorar a qualidade de serviços e produtos, que são utilizadas até hoje. O também conhecido “Pai do Controle de Qualidade” nasceu em 18 de março de 1891, no estado Illinois nos Estados Unidos da América.

Resumo Manoel Antônio de Almeida

Manuel Antônio de Almeida é natural do Rio de Janeiro e nasceu no dia 17 de novembro de 1830. Seus pais eram os portugueses Antonio de Almeida e Josefina Maria de Almeida. Manuel perdeu o pai ainda muito novo, com 11 anos. Para contentar a família, ele chegou a completar a faculdade de medicina, em 1855, mas não seguiu a carreira de médico e, por causa de problemas financeiros, acabou trabalhando com letras e jornalismo.

Resumo Jonh Dewey

John Dewey nasceu em 20 de outubro de 1859, no estado norte-americano de Vermont, em uma cidade agrícola chamada Burlington. Sua família era protestante e priorizava a educação religiosa como parte de sua criação.

Resumo Padre Antônio Vieira

Um homem de Deus, um visionário, um intelectual, um filósofo, defensor dos direitos humanos. Um verdadeiro revolucionário: este é Padre Antônio Vieira. Muito à frente de seu tempo, ele não era um mero religioso. Na verdade, Vieira foi um grande articulador político de seu tempo.

Resumo Di Cavalcanti

Pintor, caricaturista, ilustrador, jornalista, cenógrafo e militante do partido comunista, Di Cavalcanti é um dos artistas mais importantes do Brasil e do mundo. De múltiplos talentos, o carioca Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo contribuiu significativamente para a história cultural do país, não só com sua arte, mas também em importantes movimentos como a Semana de Arte Moderna de 1922.

Resumo Anita Malfatti

Anita Malfatti enriqueceu a história da arte do país. Filha de mãe norte-americana, com origens alemãs, e pai italiano, ela nasceu na cidade de São Paulo, em 02 de dezembro de 1889, 17 dias após a Proclamação da República ter acontecido. Ela morreu na mesma capital com seus quase 75 anos de idade.