Arquivos da categoria: Biografias

Saber mais da vida das pessoas por biografias auxilia a ter conhecimento de como artistas, autores ou pessoas de grande importância conseguiram ficar famosos

Resumo Jonh Dewey

John Dewey nasceu em 20 de outubro de 1859, no estado norte-americano de Vermont, em uma cidade agrícola chamada Burlington. Sua família era protestante e priorizava a educação religiosa como parte de sua criação.

Resumo Padre Antônio Vieira

Um homem de Deus, um visionário, um intelectual, um filósofo, defensor dos direitos humanos. Um verdadeiro revolucionário: este é Padre Antônio Vieira. Muito à frente de seu tempo, ele não era um mero religioso. Na verdade, Vieira foi um grande articulador político de seu tempo.

Resumo Di Cavalcanti

Pintor, caricaturista, ilustrador, jornalista, cenógrafo e militante do partido comunista, Di Cavalcanti é um dos artistas mais importantes do Brasil e do mundo. De múltiplos talentos, o carioca Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo contribuiu significativamente para a história cultural do país, não só com sua arte, mas também em importantes movimentos como a Semana de Arte Moderna de 1922.

Resumo Anita Malfatti

Anita Malfatti enriqueceu a história da arte do país. Filha de mãe norte-americana, com origens alemãs, e pai italiano, ela nasceu na cidade de São Paulo, em 02 de dezembro de 1889, 17 dias após a Proclamação da República ter acontecido. Ela morreu na mesma capital com seus quase 75 anos de idade.

Resumo Pestalozzi

Johann H. Pestalozzi foi um grande educador e pioneiro no processo de reforma da educação. Nascido em 12 de janeiro de 1746, em Zurique, na Suíça, teve uma infância muito difícil, pois seu pai havia falecido muito cedo e foi criado somente pela mãe.

Resumo Joseph M. Juran

A gestão de qualidade é um conceito inaugurado pelo romeno Joseph Moses Juran. Considerado um guru da área, a trajetória de Juran se deu nos Estados Unidos, para onde se mudou com a família com apenas oito anos de idade em 1912. Desde a infância, Joseph era reconhecido pela facilidade nas matérias de exatas na escola. Com apenas 16 anos, ele entra na Universidade do Minnesota onde se gradua engenheiro elétrico após 4 anos.

Resumo Gil Vicente

Gil Vicente é considerado o pai do teatro português. Foi poeta, dramaturgo e por diversas vezes, também ator. Suas peças iniciaram a apresentação dos espetáculos diretamente em um palco com a utilização de cenários, algo inédito em Portugal até então.

Resumo Jean Piaget

Jean Piaget é um dos maiores nomes da pedagogia e da educação até hoje, devido aos importantes ensinamentos e teorias que deixou em prol da formação cidadãos mais críticos e criativos. Nascido em 1896, na Suíça, o pesquisador revolucionou o pensamento em relação à educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como adultos. Piaget também se especializou em psicologia evolutiva e no estudo de epistemologia genética, o que foi marcante para que seja reconhecido como um dos maiores pensadores do século XX.

Resumo Mário de Andrade

Mário de Andrade foi um dos maiores nomes da literatura brasileira, além de ter sido um dos pioneiros na poesia moderna nacional e a principal figura no movimento de vanguarda de São Paulo por duas décadas. Neste resumo, veremos tudo sobre a história do escritor e suas principais obras.

Resumo Auguste Rodin

O escultor francês François-Auguste-René Rodin, mais conhecido como Auguste Rodin, é um dos nomes mais importantes da História da Arte, reconhecido principalmente pelas suas esculturas em bronze e mármore construídas no século XVIII. Nascido em 1840, em Paris, Rodin teve uma história recheada de altos e baixos – mais baixos do que altos. Durante muito tempo, sua arte sequer foi aceita pelas escolas francesas. Além de esculturas, o francês também era designer e fazia vasos, cinzeiros, escadas e enfeites.

Resumo Salvador Dali

Um dos maiores nomes da história da arte, Salvador Dalí foi um pintor e artista plástico espanhol conhecido principalmente por seu trabalho com o surrealismo. Nesse resumo sobre Salvador Dalí nós falaremos brevemente sobre sua biografia, importância histórica e principais obras.

Resumo Visconde de Taunay

Alfred D’Escragnolle Taunay, conhecido como Visconde de Taunay, foi um renomado escritor brasileiro que viveu entre os anos de 1843 e 1899. Além de escritor, Taunay também foi engenheiro militar, político, professor, teatrólogo, historiador, etnólogo, romancista e memorialista. Carioca, nasceu em 22 de fevereiro de 1843 e faleceu também na cidade do Rio de Janeiro, em 1899. A seguir, confira um resumo sobre a história de Visconde de Taunay.

Resumo Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma desenhista e pintora brasileira com fama nacional e internacional. Além disso, é uma das maiores representantes do movimento modernista em nosso país. Neste artigo, conheça um resumo da biografia de Tarsila do Amaral, assim como suas principais obras e algumas curiosidades.

Resumo Camilo Pessanha

Camilo Pessanha foi um poeta português que viveu entre os anos de 1867 e 1926. Além de poeta, também foi escritor, tradutor e se dedicou ao desenvolvimento de ensaios. Pessanha é considerado o maior representante do simbolismo no idioma português. Entre as principais características de suas obras destacamos o pessimismo e a rejeição de bens materiais. Neste artigo vamos conhecer mais sobre sua biografia, seu estilo literário e principais obras.

Resumo Miguel de Cervantes

Nesse artigo você lerá um resumo Miguel de Cervantes, o mais importante escritor da história da Espanha. Nasceu em 1547, em Alcalá de Henares. Sua obra mais famosa é Don Quixote de La Mancha, publicada em duas partes: em 1605 e 1615. O livro, que é uma paródia do gênero literário de cavalaria, é um dos mais importantes da literatura universal. Dom Quixote retrata alguns ideais e sentimentos profundos que habitam o espírito humano. Cervantes levou uma vida precária e infortunosa. Ele não pôde ver o sucesso estrondoso da sua obra-prima, pois faleceu um pouco depois de finalizar o livro.

Resumo Guimarães Rosa

Autor de algumas das obras mais relevantes da literatura brasileira, como “Sagarana” (1946) e “Grande Sertão: Veredas” (1956), entre diversas outras, João Guimarães Rosa foi um escritor de Minas Gerais que nasceu em 27 de junho de 1908 e faleceu em 19 de novembro de 1967, reconhecido como um dos mais importantes do país em termos de literatura. Com seis anos, o escritor já estudava francês sozinho, além de holandês e alemão.

Resumo Maquiavel

A história do pensamento e consequente reflexão humana é marcada por importantes períodos históricos, que tiveram (e ainda têm) uma importância ímpar para tornar o mundo o que ele é hoje. Das reflexões dos chineses antigos, do consagrado pensamento dos filósofos gregos, da escolástica medieval e do Renascimento na Europa do século XIV.

Resumo Graciliano Ramos

Graciliano Ramos foi um escritor alagoano reconhecido em todo o Brasil por retratar o cotidiano dos homens nordestinos que viveram no sertão. O escritor é um dos representantes da 2ª etapa do modernismo no país, que teve como uma de suas principais características o regionalismo. Esta mesma fase também foi compartilhada por outros grandes nomes, como Jorge Amado, Raquel de Queiroz e José Lins do Rego.