Arquivos da categoria: Geografia do Brasil

Geografia do Brasil: Conheça mais dos diferentes climas que fazem parte do Brasil, como é dividido o mapa territorial do país e também o relevo diversificado que compõe a paisagem.

Pantanal Mato-Grossense

O Pantanal Mato-Grossense é uma das regiões mais importantes do mundo pela diversidade de sua flora e fauna típicas e suas paisagens espetaculares. Sua planície é inundável e possui leves ondulações, que são complementadas por depressões rasas e alguns morros, os quais permitem definir limites de chapadas, serras e rios.

Programação de Aceleração de Crescimento – PAC

Lançado em 2007 (mais precisamente em 28 de janeiro) com o objetivo de acelerar o progresso do Brasil, o Programa de Aceleração de Crescimento é de autoria do Governo Federal e abrange uma série de políticas econômicas com planejamento de quatro em quatro anos, que visava investir em torno de R$ 503.000.000.000,00 até 2010, na infraestrutura do país.

História Econômica da Região Norte

A história econômica da Região Norte está intimamente ligada à Floresta Amazônica, cujas características, um complexo de florestas densas, rios e muita biodiversidade, determinaram o curso da ocupação da região e a mudança na forma como é vista do ponto de vista de sua importância econômica e estratégica, aspectos que se confundem em qualquer abordagem histórica, política ou econômica.

Resumo sobre a cidade Olinda

A bucólica e encantadora Olinda é uma cidade cheia de história, beleza e alegria em todos os cantos. Com um dos maiores e mais animados carnavais do país, suas ladeiras são ricas em história preservada e muito charme.

IDH do Brasil

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é um dos mais importantes indicativos do mundo e determina a qualidade de vida de determinada nação ou cidade. Quanto mais elevado o resultado, melhores as oportunidades sociais e econômicas para o habitante; quanto menores os números, piores essas condições.

Geografia do Mato Grosso do Sul

Neste artigo você vai aprender tudo a respeito da geografia do Mato Grosso do Sul, importante estado Brasileiro que é responsável por uma parte significativa da economia nacional. Você vai aprender a respeito do relevo, da vegetação, quais os recursos naturais disponíveis, qual o clima da região e também quais os problemas ambientais que afetam o local. Acompanhe a seguir.

Resumo sobre a cidade de Ouro Preto

A Vila Rica de Ouro Preto é um dos mais importantes municípios da história brasileira. Situado no estado de Minas Gerais, a história começou por volta do século XVIII. Nesta época a região se tornou um grande polo de descoberta de ouro. Por isso, muitos mineradores e demais aventureiros foram a terra em busca do metal precioso. Aqui vamos dar um resumo sobre Ouro Preto, contando sobre a sua importância histórica para o Brasil.

Resumo São Luís

A histórica cidade de São Luís é a capital do estado do Maranhão. A cidade foi colonizada por franceses em setembro de 1612, sendo uma das primeiras cidades brasileiras. Anos depois, ela foi invadida pelo povo holandês e tempos depois os portugueses tomaram o poder.

Resumo pampa

O pampa, também conhecido pelos nomes de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, é um bioma compartilhado entre Brasil, Argentina e Uruguai. O termo é de origem indígena e significa “região plana”. No território brasileiro, está localizado exclusivamente no sul do Rio Grande do Sul, estendendo-se do litoral até a fronteira oeste por uma área de aproximadamente 176 mil km², o que representa cerca de 63% da área estadual e 2% da nacional.

Resumo Curitiba

A cidade de Curitiba está localizada no Paraná, e é a capital do Estado. De acordo com os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano de 2016, a cidade é composta por aproximadamente 1 893 997 habitantes, sendo a mais populosa do estado do Paraná e ocupando a 8° posição dos municípios mais populosos do país.

Resumo sobre São Luís

São Luís, capital do Maranhão, é também a maior cidade do estado. Seus apelidos não são poucos, apesar de serem todos carinhosos: “Atenas Brasileira”, “Jamaica Brasileira”, “Ilha do Amor”, “Capital Brasileira do Reggae”, “Cidade dos Azulejos” e “Ilha Bela” são alguns deles.

Natalidade no Brasil

O Brasil é o quinto País mais populoso do mundo, são mais de 200 milhões de pessoas, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. O crescimento natural de uma população é quantificado por dois importantes conceitos, a taxa de natalidade e taxa de mortalidade. A Natalidade no Brasil vem diminuindo com o decorrer dos anos, o que demonstra uma nova formação de família e também o envelhecimento da população. Mesmo assim, é preciso lembrar que esse dado é progressivo e acontece por conta de diversos fatores como: aumento da escolaridade da mulher, aumento das grandes cidades, entre outros.

ICMS Ecológico

Pode não parecer, mas as questões de sustentabilidade não é necessariamente nova, pois já era prevista há décadas atrás na constituição de diversos países, a exemplo do Brasil. Na pioneira Constituição de 1988, criada após a ditadura, já era previsto que a aparelhagem governamental brasileira seria descentralizada, ou seja, através do repasse de verbas do governo federal para os governos estaduais e deste para os governos municipais representa uma importante característica do governo e serviços brasileiros: a descentralização.

O turismo na Região Sul

O Brasil é conhecido por sua diversidade cultura, belas paisagens, praias paradisíacas e muita história. Com a região Sul não é diferente. O turismo na região se dá por conta das paisagens exuberantes, o legado deixado pelos imigrantes portugueses, alemães, italianos, poloneses, holandeses, ucranianos, entre outros.

Sertão Mineiro

O chamado sertão mineiro corresponde à mesorregião situado ao norte do estado de Minas Gerais em sua plenitude. No entanto, é preciso esclarecer que a área não necessariamente apresenta as características mais associadas com a palavra sertão. Ou seja, nem todas essas localidades possuem clima semiárido e condições arcaicas. Com frequência, o conceito de sertão mineiro é empregado de forma mais liberal para definir uma área ainda maior do território e que abrange a trajetória do Rio do São Francisco dentro da unidade federativa, além de seus afluentes. Entre esses rios secundários é possível citar:

Indústrias da Região Norte

O Norte do Brasil possui inúmeras riquezas naturais, sendo muito privilegiada nesse aspecto. Contudo, a região é a menos desenvolvida do país em termos financeiros e industriais. Antes dos anos 1960, a área praticamente não tinha nenhuma fábrica. Sendo assim, as atividades econômicas do local eram baseadas em segmentos que não requerem grandes estruturas e tecnologia. Por isso, as indústrias no Norte limitavam-se à produção alimentícia, têxtil, coureira e de borracha. No entanto, no fim do século passado o Norte começou a ascender no setor de forma notável devido a ações do governo federal. O objetivo dos incentivos, que são principalmente fiscais, era gerar riquezas e empregos para o local. Esperava-se assim que houvesse desenvolvimento tanto econômico quanto social nessa parte do país.

Bóias-Frias

Nesse artigo você entenderá melhor quem são os boias-frias, suas dificuldades e surgimento do termo.