Arquivos da categoria: Geografia do Brasil

Geografia do Brasil: Conheça mais dos diferentes climas que fazem parte do Brasil, como é dividido o mapa territorial do país e também o relevo diversificado que compõe a paisagem.

Formações litorâneas

O Brasil é um país conhecido por sua diversidade ambiental. Ocupando um território que possui dimensões continentais, o país possui a maior e mais biodiversa floresta tropical do mundo, a maior planície alagada do mundo (o pantanal), a floresta com mais espécie de plantas proporcionalmente a seu tamanho – que hoje, infelizmente, tem apenas uma pequena parte de seu território original preservado –, dentre diversos outros biomas.

Geografia Rural

Embora muitos confundam a Geografia Rural com o estudo da variável agrícola, essa disciplina transcende o universo da produção de matéria prima agrícola.

Formação do Povo Brasileiro

“Brancos, negros, índios” já foi um verso quase obrigatório nos famosos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Anos após ano, uma das agremiações abordava a formação do povo brasileiro, sobretudo numa época em que era proibido abordar temas transnacionais.

Aspectos Culturais da Região Norte

Formada pelos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a região Norte do Brasil é a maior em extensão e corresponde a 42% de todo o território nacional. Com 15 milhões de habitantes, essa região é uma das mais miscigenadas no país.

Pantanal Mato-Grossense

O Pantanal Mato-Grossense é uma das regiões mais importantes do mundo pela diversidade de sua flora e fauna típicas e suas paisagens espetaculares. Sua planície é inundável e possui leves ondulações, que são complementadas por depressões rasas e alguns morros, os quais permitem definir limites de chapadas, serras e rios.

Programação de Aceleração de Crescimento – PAC

Lançado em 2007 (mais precisamente em 28 de janeiro) com o objetivo de acelerar o progresso do Brasil, o Programa de Aceleração de Crescimento é de autoria do Governo Federal e abrange uma série de políticas econômicas com planejamento de quatro em quatro anos, que visava investir em torno de R$ 503.000.000.000,00 até 2010, na infraestrutura do país.

História Econômica da Região Norte

A história econômica da Região Norte está intimamente ligada à Floresta Amazônica, cujas características, um complexo de florestas densas, rios e muita biodiversidade, determinaram o curso da ocupação da região e a mudança na forma como é vista do ponto de vista de sua importância econômica e estratégica, aspectos que se confundem em qualquer abordagem histórica, política ou econômica.

Resumo sobre a cidade Olinda

A bucólica e encantadora Olinda é uma cidade cheia de história, beleza e alegria em todos os cantos. Com um dos maiores e mais animados carnavais do país, suas ladeiras são ricas em história preservada e muito charme.

IDH do Brasil

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é um dos mais importantes indicativos do mundo e determina a qualidade de vida de determinada nação ou cidade. Quanto mais elevado o resultado, melhores as oportunidades sociais e econômicas para o habitante; quanto menores os números, piores essas condições.

Geografia do Mato Grosso do Sul

Neste artigo você vai aprender tudo a respeito da geografia do Mato Grosso do Sul, importante estado Brasileiro que é responsável por uma parte significativa da economia nacional. Você vai aprender a respeito do relevo, da vegetação, quais os recursos naturais disponíveis, qual o clima da região e também quais os problemas ambientais que afetam o local. Acompanhe a seguir.

Resumo sobre a cidade de Ouro Preto

A Vila Rica de Ouro Preto é um dos mais importantes municípios da história brasileira. Situado no estado de Minas Gerais, a história começou por volta do século XVIII. Nesta época a região se tornou um grande polo de descoberta de ouro. Por isso, muitos mineradores e demais aventureiros foram a terra em busca do metal precioso. Aqui vamos dar um resumo sobre Ouro Preto, contando sobre a sua importância histórica para o Brasil.

Resumo São Luís

A histórica cidade de São Luís é a capital do estado do Maranhão. A cidade foi colonizada por franceses em setembro de 1612, sendo uma das primeiras cidades brasileiras. Anos depois, ela foi invadida pelo povo holandês e tempos depois os portugueses tomaram o poder.

Resumo pampa

O pampa, também conhecido pelos nomes de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, é um bioma compartilhado entre Brasil, Argentina e Uruguai. O termo é de origem indígena e significa “região plana”. No território brasileiro, está localizado exclusivamente no sul do Rio Grande do Sul, estendendo-se do litoral até a fronteira oeste por uma área de aproximadamente 176 mil km², o que representa cerca de 63% da área estadual e 2% da nacional.

Resumo Curitiba

A cidade de Curitiba está localizada no Paraná, e é a capital do Estado. De acordo com os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano de 2016, a cidade é composta por aproximadamente 1 893 997 habitantes, sendo a mais populosa do estado do Paraná e ocupando a 8° posição dos municípios mais populosos do país.

Resumo sobre São Luís

São Luís, capital do Maranhão, é também a maior cidade do estado. Seus apelidos não são poucos, apesar de serem todos carinhosos: “Atenas Brasileira”, “Jamaica Brasileira”, “Ilha do Amor”, “Capital Brasileira do Reggae”, “Cidade dos Azulejos” e “Ilha Bela” são alguns deles.

Natalidade no Brasil

O Brasil é o quinto País mais populoso do mundo, são mais de 200 milhões de pessoas, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. O crescimento natural de uma população é quantificado por dois importantes conceitos, a taxa de natalidade e taxa de mortalidade. A Natalidade no Brasil vem diminuindo com o decorrer dos anos, o que demonstra uma nova formação de família e também o envelhecimento da população. Mesmo assim, é preciso lembrar que esse dado é progressivo e acontece por conta de diversos fatores como: aumento da escolaridade da mulher, aumento das grandes cidades, entre outros.