Arquivos da categoria: Geografia do Brasil

Geografia do Brasil: Conheça mais dos diferentes climas que fazem parte do Brasil, como é dividido o mapa territorial do país e também o relevo diversificado que compõe a paisagem.

Geografia do Mato Grosso do Sul

Neste artigo você vai aprender tudo a respeito da geografia do Mato Grosso do Sul, importante estado Brasileiro que é responsável por uma parte significativa da economia nacional. Você vai aprender a respeito do relevo, da vegetação, quais os recursos naturais disponíveis, qual o clima da região e também quais os problemas ambientais que afetam o local. Acompanhe a seguir.

Resumo sobre a cidade de Ouro Preto

A Vila Rica de Ouro Preto é um dos mais importantes municípios da história brasileira. Situado no estado de Minas Gerais, a história começou por volta do século XVIII. Nesta época a região se tornou um grande polo de descoberta de ouro. Por isso, muitos mineradores e demais aventureiros foram a terra em busca do metal precioso. Aqui vamos dar um resumo sobre Ouro Preto, contando sobre a sua importância histórica para o Brasil.

Resumo São Luís

A histórica cidade de São Luís é a capital do estado do Maranhão. A cidade foi colonizada por franceses em setembro de 1612, sendo uma das primeiras cidades brasileiras. Anos depois, ela foi invadida pelo povo holandês e tempos depois os portugueses tomaram o poder.

Resumo pampa

O pampa, também conhecido pelos nomes de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, é um bioma compartilhado entre Brasil, Argentina e Uruguai. O termo é de origem indígena e significa “região plana”. No território brasileiro, está localizado exclusivamente no sul do Rio Grande do Sul, estendendo-se do litoral até a fronteira oeste por uma área de aproximadamente 176 mil km², o que representa cerca de 63% da área estadual e 2% da nacional.

Resumo Curitiba

A cidade de Curitiba está localizada no Paraná, e é a capital do Estado. De acordo com os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano de 2016, a cidade é composta por aproximadamente 1 893 997 habitantes, sendo a mais populosa do estado do Paraná e ocupando a 8° posição dos municípios mais populosos do país.

Resumo sobre São Luís

São Luís, capital do Maranhão, é também a maior cidade do estado. Seus apelidos não são poucos, apesar de serem todos carinhosos: “Atenas Brasileira”, “Jamaica Brasileira”, “Ilha do Amor”, “Capital Brasileira do Reggae”, “Cidade dos Azulejos” e “Ilha Bela” são alguns deles.

Natalidade no Brasil

O Brasil é o quinto País mais populoso do mundo, são mais de 200 milhões de pessoas, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. O crescimento natural de uma população é quantificado por dois importantes conceitos, a taxa de natalidade e taxa de mortalidade. A Natalidade no Brasil vem diminuindo com o decorrer dos anos, o que demonstra uma nova formação de família e também o envelhecimento da população. Mesmo assim, é preciso lembrar que esse dado é progressivo e acontece por conta de diversos fatores como: aumento da escolaridade da mulher, aumento das grandes cidades, entre outros.

ICMS Ecológico

Pode não parecer, mas as questões de sustentabilidade não é necessariamente nova, pois já era prevista há décadas atrás na constituição de diversos países, a exemplo do Brasil. Na pioneira Constituição de 1988, criada após a ditadura, já era previsto que a aparelhagem governamental brasileira seria descentralizada, ou seja, através do repasse de verbas do governo federal para os governos estaduais e deste para os governos municipais representa uma importante característica do governo e serviços brasileiros: a descentralização.

O turismo na Região Sul

O Brasil é conhecido por sua diversidade cultura, belas paisagens, praias paradisíacas e muita história. Com a região Sul não é diferente. O turismo na região se dá por conta das paisagens exuberantes, o legado deixado pelos imigrantes portugueses, alemães, italianos, poloneses, holandeses, ucranianos, entre outros.

Sertão Mineiro

O chamado sertão mineiro corresponde à mesorregião situado ao norte do estado de Minas Gerais em sua plenitude. No entanto, é preciso esclarecer que a área não necessariamente apresenta as características mais associadas com a palavra sertão. Ou seja, nem todas essas localidades possuem clima semiárido e condições arcaicas. Com frequência, o conceito de sertão mineiro é empregado de forma mais liberal para definir uma área ainda maior do território e que abrange a trajetória do Rio do São Francisco dentro da unidade federativa, além de seus afluentes. Entre esses rios secundários é possível citar:

Indústrias da Região Norte

O Norte do Brasil possui inúmeras riquezas naturais, sendo muito privilegiada nesse aspecto. Contudo, a região é a menos desenvolvida do país em termos financeiros e industriais. Antes dos anos 1960, a área praticamente não tinha nenhuma fábrica. Sendo assim, as atividades econômicas do local eram baseadas em segmentos que não requerem grandes estruturas e tecnologia. Por isso, as indústrias no Norte limitavam-se à produção alimentícia, têxtil, coureira e de borracha. No entanto, no fim do século passado o Norte começou a ascender no setor de forma notável devido a ações do governo federal. O objetivo dos incentivos, que são principalmente fiscais, era gerar riquezas e empregos para o local. Esperava-se assim que houvesse desenvolvimento tanto econômico quanto social nessa parte do país.

Bóias-Frias

Nesse artigo você entenderá melhor quem são os boias-frias, suas dificuldades e surgimento do termo.

Comércio Externo Brasileiro

A economia global segue com inúmeras e gradativas mudanças econômicas que constituem o cenário mundial. O comércio exterior em geral e o comércio externo brasileiro podem ser definido como a negociação entre países, incluindo a importação exportação de produtos e serviços, sendo a comercialização entre fronteiras – territoriais e internacionais. Geralmente a comercialização internacional representa grande parcela do PIB, principalmente em países exportadores.

O Fogo no Cerrado

A prática das queimadas que tem como objetivo de preparar a terra para as atividades agrícolas é uma ação bastante recorrente no Cerrado. Isso porque a medida representa uma alternativa barata para garantir a utilização do solo na agropecuária. Porém, outra causa importante de incêndios nesse bioma são os tocos de cigarros atirados na mata. Como a região é marcada pelas altas temperaturas, clima seco e baixa umidade relativa do ar, o fogo no Cerrado se espalha com rapidez. Essas queimadas podem ainda se dar por fatores naturais como as descargas elétricas, o atrito entre as rochas ou combustões espontâneas. Até mesmo a fricção do pêlo de determinados animais com a vegetação seca é capaz de originar faíscas.

Seca no Nordeste

O sertão nordestino é constantemente alvo de projetos e matérias televisivas por conta de sua seca. A escassez de água e a dificuldade em manter programas efetivos na região intrigam milhões de pessoas há anos, mas você sabe por que a Seca no Nordeste é tão intensa?

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um dos maiores e mais significativos movimentos sociais instalados em território brasileiro. O seu principal objetivo está centrado em vertentes ligadas ao funcionário do campo, especialmente no que se refere à luta em busca da reforma agrária nas terras de nosso país.

Bacia do Tocantins-Araguaia

A bacia do Tocantins-Araguaia, localizada na região central norte do Brasil, é a maior bacia hidrográfica essencialmente brasileira. Isso se dá graças à sua surpreendente extensão: são aproximadamente 967,2 quilômetros quadrados do nosso país dedicados à atuação da mesma.

Regiões Metropolitanas do Brasil

Antes de conhecer quais são as regiões metropolitanas do Brasil, você já sabe o que é essa área e o que ela abrange?
As regiões metropolitanas nada mais são do que áreas geográficas formadas por um conglomerado de municípios, o que faz com que eles apresentem uma estrutura ‘interligada’ entre si.

Uma de suas principais características diz respeito ao fato de que essa estrutura geralmente é formada por uma aglomeração urbana em torno de uma cidade principal, que pode ser uma capital ou uma grande metrópole.

As Populações Indígenas do Brasil

Não se sabe com total certeza qual é o número de indígenas que habitavam nosso território antes de 1500, quando chegaram os colonizadores e, aos poucos, transformaram o Brasil na nação que conhecemos hoje. Porém, a estimativa é que houvessem entre 4 a até 5 milhões de índios morando em nossas terras durante esse período.

O número estimado de indígenas nesta fase foi claramente reduzido como uma consequência dos terríveis massacres e atentados motivados pelos colonizadores. Posteriormente, conflitos entre garimpeiros e fazendeiros que buscavam invadir as terras dos indígenas também levaram ao extermínio de uma grande parte dessa população.

Abmapro – Certificação de Qualidade

Com o objetivo de facilitar e simplificar o fornecimento de marcas próprias ao setor de varejo, a ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) criou e desenvolveu a Certificação de Qualidade. O padrão foi desenvolvido por grandes empresas do mercado nacional, como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS e promove diversos benefícios para as marcas próprias criadas no Brasil, como a redução do valor final dos produtos, entre outras vantagens.

Com 3 tipos de certificados diferentes, a Abmapro – Certificação de Qualidade, desde que criou o sistema, é responsável por indicar quais são as marcas próprias que trabalham de forma regular, atuam com responsabilidade social, promovem a saúde e a segurança no trabalho, respeitam o meio ambiente e fabricam produtos de qualidade. Os certificados da ABMAPRO são divididos pelos níveis I, II e III e a marca precisa atender aos requisitos do sistema para obter os selos em seus produtos.