Arquivos da categoria: História do Brasil

A História do Brasil aborda especificamente os tempos de colonização, o desenvolvimento do país até hoje, e também estuda a pré-história indígena do Brasil

Brasil – O Cangaço

O Cangaço surgiu na região Nordeste do Brasil, no final do século XIX. Naquela época existiam muitas disputas por terras e poder, envolvendo famílias inimigas e, em algumas localidades, até grupos indígenas. Poucas famílias concentravam a riqueza, enquanto que a maioria da população vivia na miséria. Nesse contexto surgiram os cangaceiros, formando bandos armados e preparados para qualquer tipo de embate, e que agiam com muita violência.

Vitória política de JK

Deixando para trás a administração de Getúlio Vargas, as eleições de 1955 foram sem dúvida alguma de muita importância para a Brasil e também para todos os brasileiros.

O Bandeirantismo

O bandeirantismo era uma atividade feita por expedições a partir do século XVI até metade do século XVIII. Os bandeirantes formavam grupos para adentrar nos sertões do Brasil, e buscavam riquezas como pedras preciosas, metais e índios para cativeiro. A denominação do grupo se deve ao costume tupiniquim de erguer bandeiras para anunciar uma guerra.

Fim do Primeiro Império

Neste artigo você vai aprender todas as informações importantes a respeito do fim do primeiro império brasileiro, também conhecido historicamente como primeiro reinado. Vai descobrir quem são os principais personagens desta fase da política do nosso país, qual era o contexto histórico e o que ocorreu depois. Veja a seguir.

Revolução Farroupilha

Referenciada na história também como Guerra dos Farrapos, a Revolução Farroupilha aconteceu entre os anos de 1835 a 1845 e já foi tema de uma minissérie global. Sendo considerado como um dos episódios de rebelião mais extenso vivenciado em terras brasileiras, a Guerra dos Farrapos desafiou ícones e nomes poderosos entre as autoridades imperiais.

Governo de Artur Bernardes

Arthur Bernardes, mineiro da cidade de Viçosa, foi vereador, deputado federal, governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil entre os anos de 1922 e 1926. Seu governo foi marcado por grande instabilidade política em todo seu mandato.

Elevação do Brasil a Reino Unido

Não há dúvida de que a migração da família real para o Brasil em 1808 é um marco. Se ela não houvesse ocorrido, o Brasil não teria sido promovido pelo príncipe regente à condição de Reino Unido. Ainda que possa parecer inverossímil atribuir tal decisão a um mero aspecto formal, é o que aparece de forma mais evidente nos registros históricos.

Inconfidência Mineira (conjuração mineira)

Em meados do século XVIII, o Brasil era dominado por Portugal e tido como uma de suas colônias. Na época, a exploração mineral, tendo o ouro como principal fonte de renda – uma das práticas mais lucrativas para os portugueses – começou a diminuir. Também durante esse período, podia-se ver na colônia uma urbanização e a criação de centros com o crescimento da economia mineradora. Isso fez com que, já naquela época, classes sociais distintas se formassem.

Tiradentes

Durante a história de qualquer país, há o surgimento de verdadeiras lendas. Seja por algum ato heroico, por meio de evento que marcou a história da nação ou por uma invenção, esses heróis ajudam a consolidar o país como uma unidade repleta de significado e história. Especialmente no caso de colônias, que tiveram que lutar contra a Coroa para conseguir sua independência, essas lendas são ainda mais significativas. Este é o caso do Brasil.

Resumo sobre a Folia de Reis

A Folia de Reis, também chamada de Festa dos Santos Reis, Reisado ou Dia dos Três Reis Magos é uma festa de origem católica, considerada folclórica no Brasil e comemorada mais especificamente todos os anos no dia 6 de janeiro.

Resumo sobre o navegador Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral é um nome que lhe acompanha desde as primeiras aulas sobre o descobrimento do Brasil, afinal ele foi o grande responsável por esse feito e é lembrado até hoje pelo dia 22 de abril de 1500.

Resumo sobre o Segundo Reinado: Revoltas do Período Regencial

Entre 1831 e 1849 o Brasil viveu o Período Regencial. Dom Pedro I voltou a Portugal, deixando seu filho, Pedro II, de apenas 5 anos, à espera do trono. O país passou a ser governado por regentes enquanto o herdeiro não atingisse os 18 anos necessários para governar. Nesse tempo, muitas revoltas aconteceram em diversas regiões do país.

Resumo Cinema no Brasil

O Cinema Brasileiro está sendo cada vez mais reconhecido por outros países que são referências no audiovisual, e emplacando grandes sucessos de bilheteria como “Os Dez Mandamentos – O Filme” (Alexandre Avancini), “Que Horas Ela Volta?” (Anna Muylaert) e “Meu Passado Me Condena” (Júlia Rezende), entre outros que foram premiados em diversos festivais importantes. No entanto, nem sempre a cinematografia nacional esteve produzindo tanto o quanto está produzindo hoje.

Resumo Dia do Professor

Você sabia que 15 de outubro é o Dia do Professor? É claro que devemos valorizar os nossos mestres todos os dias, e estar conscientes no seu importante papel em nossa sociedade, mas que tal aproveitar a data para prestar uma homenagem especial àqueles que tanto te ensinaram e ainda têm a ensinar? A maior parte das escolas comemora a data, mas você sabe por que o Dia do Professor é comemorado nesse dia?

Resumo Histórico-Econômico do Brasil

Para compreender os aspectos histórico-econômicos do Brasil, é preciso entender a existência de várias fases. Ainda assim, muitos especialistas acreditam ser possível identificar certa continuidade nessas etapas, sobretudo pelos efeitos deixados pela colonização portuguesa no país. Para tanto, os autores discutem as distinções entre colonização para povoamento e colônias de exploração. O resultado é a formulação de teorias, como da dependência, que ajudam a explicar o cenário nacional ao longo do tempo.

Resumo da história da República Brasileira

A história da República brasileira é marcada por períodos turbulentos, crises políticas e sociais, revoltas e golpes de estado. Do Golpe Militar que destituiu o poder monárquico até o presente momento, o Brasil já teve 6 constituições. Podemos dizer, então, que país está na sua sexta república.