Arquivos da categoria: História do Brasil

A História do Brasil aborda especificamente os tempos de colonização, o desenvolvimento do país até hoje, e também estuda a pré-história indígena do Brasil

Resumo sobre a Folia de Reis

A Folia de Reis, também chamada de Festa dos Santos Reis, Reisado ou Dia dos Três Reis Magos é uma festa de origem católica, considerada folclórica no Brasil e comemorada mais especificamente todos os anos no dia 6 de janeiro.

Resumo sobre o navegador Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral é um nome que lhe acompanha desde as primeiras aulas sobre o descobrimento do Brasil, afinal ele foi o grande responsável por esse feito e é lembrado até hoje pelo dia 22 de abril de 1500.

Resumo sobre o Segundo Reinado: Revoltas do Período Regencial

Entre 1831 e 1849 o Brasil viveu o Período Regencial. Dom Pedro I voltou a Portugal, deixando seu filho, Pedro II, de apenas 5 anos, à espera do trono. O país passou a ser governado por regentes enquanto o herdeiro não atingisse os 18 anos necessários para governar. Nesse tempo, muitas revoltas aconteceram em diversas regiões do país.

Resumo Cinema no Brasil

O Cinema Brasileiro está sendo cada vez mais reconhecido por outros países que são referências no audiovisual, e emplacando grandes sucessos de bilheteria como “Os Dez Mandamentos – O Filme” (Alexandre Avancini), “Que Horas Ela Volta?” (Anna Muylaert) e “Meu Passado Me Condena” (Júlia Rezende), entre outros que foram premiados em diversos festivais importantes. No entanto, nem sempre a cinematografia nacional esteve produzindo tanto o quanto está produzindo hoje.

Resumo Dia do Professor

Você sabia que 15 de outubro é o Dia do Professor? É claro que devemos valorizar os nossos mestres todos os dias, e estar conscientes no seu importante papel em nossa sociedade, mas que tal aproveitar a data para prestar uma homenagem especial àqueles que tanto te ensinaram e ainda têm a ensinar? A maior parte das escolas comemora a data, mas você sabe por que o Dia do Professor é comemorado nesse dia?

Resumo Histórico-Econômico do Brasil

Para compreender os aspectos histórico-econômicos do Brasil, é preciso entender a existência de várias fases. Ainda assim, muitos especialistas acreditam ser possível identificar certa continuidade nessas etapas, sobretudo pelos efeitos deixados pela colonização portuguesa no país. Para tanto, os autores discutem as distinções entre colonização para povoamento e colônias de exploração. O resultado é a formulação de teorias, como da dependência, que ajudam a explicar o cenário nacional ao longo do tempo.

Resumo da história da República Brasileira

A história da República brasileira é marcada por períodos turbulentos, crises políticas e sociais, revoltas e golpes de estado. Do Golpe Militar que destituiu o poder monárquico até o presente momento, o Brasil já teve 6 constituições. Podemos dizer, então, que país está na sua sexta república.

História da Bahia

A Bahia, o maior e mais populoso estado do Nordeste brasileiro, tem uma história longa e estritamente atrelada com a história do Brasil, desde seus primórdios. Foi o primeiro local de chegada dos portugueses em 1500 e seguiu com grande importância política e econômica pelos próximos séculos e cada nova era do país.

Resumo sobre Ouro Preto

A Vila Rica de Ouro Preto foi instaurada quando motivados pela descoberta de ouro na região das Minas Gerais, muitos empreendedores foram até aquele território, em meados do século XVIII. O objetivo era se estabelecer por ali e achar esse metal valioso. De acordo com a narrativa local, um indivíduo encontrou algumas pedras escuras ao mergulhar a sua gamela no ribeirão Tripuí. Ele resolveu guardar as rochas e as transportou para Taubaté, município no interiorano em São Paulo. Artur de Sá e Menezes, Governador do Rio de Janeiro, reconheceu de imediato o desejado ouro naquelas pedras.

Invasão Holandesa na Bahia

Para que possamos entender como se deu a ocupação holandesa no Brasil, é necessário entender o que ocorria na Europa, mais especificamente na península ibérica, anos antes da ocupação. Logo após a Guerra da Sucessão Portuguesa, duas grandes potências da época, que possuíam diversas colônias se uniram, ou seja, Portugal e Espanha entrarem em acordo e criaram União Ibérica, que dominou toda a península ibérica entre 1580 e 1640. É necessário ressaltar que era a Espanha, sobre o domínio de Felipe II, quem comandava a “aliança”.

História de Goiás

Antes mesmo da colonização do território brasileiro, a região onde hoje está o estado de Goiás era habitada quase que exclusivamente pelos índios tapuias e avás-canoeiros. Porém, foi quando Anhanguera fez a descoberta de minas de ouro em Goiás, mais especificamente, nas margens do ‘Rio Vermelho’, que a história do estado se inicia.

Governo Getúlio Vargas

Getúlio Vargas foi o governante que mais tempo no poder no período republicano. Além de permanecer à frente do país entre 30 e 45, após um golpe de estado, ele ainda foi eleito pelas urnas anos mais tarde.

História Econômica da Região Nordeste: do século XX aos dias atuais

Do final do século XIX para cá, a região Nordeste brasileira ficou conhecida como uma região de “expulsão populacional” – o que se dá devido à grande concentração de nordestinos abrindo mão de sua cidade natal para tentar a vida em outros estados brasileiros (principalmente no Sul e Sudeste). No século XX, as coisas não mudaram tanto assim: o Nordeste ficou reconhecido como uma área de problemas. Mas afinal, como será a história econômica da região Nordeste do século XX aos dias atuais? Conheça mais sobre essa parte da história brasileira neste artigo.

A Revolta da Armada

Um dos conflitos que marcaram a história brasileira, já no período da República, foi a Revolta da Armada. Teve seu ápice no ano de 1893 e, basicamente, foi empreendida por membros da Marinha que eram contrários ao governo do então presidente militar Deodoro da Fonseca e seu vice, Floriano Peixoto. Veja a seguir o contexto histórico e as causas que levaram à revolta, bem como a forma com a qual ela terminou e quais foram as suas principais consequências.

Origem do Golpe Militar

O Golpe Militar foi instaurado em 31 de março do ano de 1964, há pouco mais de 50 anos. Ao ser deflagrado, não houve qualquer ação ou histórico que o justificasse. Neste artigo, vamos discutir sobre a origem do golpe militar e causas paralelas que levaram ao acontecimento histórico.

Governo Itamar Franco

Itamar Augusto Cautiero Franco foi o trigésimo terceiro presidente do Brasil, além de ter sido vice-presidente em outra ocasião. Nascido em 1930, o político iniciou sua trajetória na área no ano de 158 quando concorreu a um dos postos de vereador de Juiz de Fora, uma vez filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), não obtendo sucesso na empreitada. Nove anos depois, no entanto, se elegeu como prefeito da mesma cidade, já filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em meio a Ditadura Militar.

Historia do Banco do Brasil

O Banco do Brasil é a mais antiga e proporcionalmente a mais conhecida instituição financeira do país. Sua fundação remonta ao século XIX e sua importância na história econômica do Brasil é fundamental. O banco estatal fica ao lado de outros como a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia, o Banco do Nordeste e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mas divide com poucos os números altíssimos de ativos, patrimônio e lucro. Conheça um pouco mais sobre esse gigante entre os bancos brasileiros.