Arquivos da categoria: História do Brasil

A História do Brasil aborda especificamente os tempos de colonização, o desenvolvimento do país até hoje, e também estuda a pré-história indígena do Brasil

Voo do 14-Bis

Já dizia Joseph Goebbels, artífice da propaganda do Terceiro Reich, durante a Segunda Guerra Mundial, provocada pela sanha totalitária do regime nazista de Adolf Hitler, que “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”.

Período Pré-Colonial

O termo pré-colonial é aplicado para se referir ao período da história do Brasil que abrange os anos 1500 a 1530. A nomenclatura tem origem no fato de que durante essas três décadas não foi estabelecido um processo de colonização portuguesa em território brasileiro.

Lei Áurea

A Lei Áurea, ou Lei Imperial nº 3.353, foi sancionada por volta das 15 horas do dia 13 de maio do ano de 1888 pela princesa Isabel, assinada também pelo ministro da Agricultura do Segundo Império, Augusto da Silva.

Governo de Floriano Peixoto

Floriano Peixoto foi um alagoano de Maceió, nascido em 30 de abril de 1839. Faleceu em Barra Mansa, Rio de Janeiro, em 29 de julho de 1895.

AI-4

Para entender o que é o AI-4, há dois elementos que precisam ser observados. Um deles é a cultura política brasileira, outro é o comportamento, até mesmo curioso, do regime autoritário que se instalou no país em abril de 1964.

Saci-Pererê

Quem não ouviu falar na lenda do Saci-Pererê? Trata-se daquele moleque pretinho, que se move pulando numa perna só, trajando um gorro, touca ou carapuça vermelha, e por nada larga o cachimbo.

Formação Econômica do Brasil

Bem recentemente, no início do século XXI, o Brasil teve um forte crescimento econômico, com uma disparada positiva em todos os indicadores.

Pecuária no Brasil Colonial

No início do período colonial brasileiro, o principal investimento dos portugueses em terras brasileiras era feito na indústria açucareira, que ocupava grande parte do território explorado nos primeiros anos da colonização. Porém, a necessidade de outros serviços fez com que apenas o investimento no açúcar fosse insuficiente, fazendo surgirem novos investimentos, chamados de atividades secundárias.

Brasil, o segredo lusitano

Todo mundo aprende na escola que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500. Segundo os livros colegiais, o português teria chegado ao Brasil acidentalmente, na busca por uma nova rota para a Índia liderando três caravelas com média de 1,2 mil homens. Avistaram Porto Seguro, na Bahia, onde desembarcaram e ficaram por 45 dias.

Administração Colonial Brasileira

A partir de 1530, trinta anos após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, começou o processo de colonização das terras brasileiras por Portugal. O país, chamado então de Reino ou Estado do Brasil, hoje tem essa época reconhecida como Brasil colônia ou apenas colônia. A Administração Colonial Brasileira feita pelos portugueses compreende os períodos entre esse início do século XVI até o começo do século XIX.

A Fé e a Arte: A Igreja Anglicana e o Cinema São Luiz

Há 180 anos a Igreja Anglicana chegou a Recife, conhecida pela população como “’igrejinha dos ingleses”. A Holy Trinity Church iniciou suas bases brasileiras em 1838 onde hoje é o Cine São Luiz. Com uma população em média de 200 mil habitantes e uma pequena, mas expressiva colônia inglesa, as orações anglicanas eram feitas num prédio pequeno pelo primeiro ministro da igreja anglicana, G. Tuckins.

Governo Collor de Mello

O governo Collor de Mello marcou a volta da democracia com a eleição direta para presidente após 21 anos de ditadura militar. Numa campanha marcada pelo fortíssimo apelo de marketing, Fernando Collor de Mello tomou posse a presidência da república com apenas 40 anos e ganhando de figuras tradicionais como Lula, Brizola, Ulisses Guimarães e Mario Covas.

Colonização do Brasil

Um período especialmente importante para a formação do Brasil, a colonização do Brasil foi marcada por diferentes formas de movimentar a economia, dividir o território brasileiro e principalmente proteger a supremacia portuguesa nas terras frente a outros invasores como França e Holanda.

Inconfidência Mineira

Conhecida também como Conjuração Mineira, a Inconfidência Mineira foi um marco na história do estado de Minas Gerais e um período importante para o progresso de igualdade social no Brasil. A luta pela liberdade e igualdade por parte dos brasileiros que trabalhavam para os portugueses resultou numa revolta que impactou a forma de como eram desempenhados os trabalhos industriais, têxteis, alimentícios, mas especialmente a área mineradora, que era a principal força motriz que movimentava o mercado brasileiro.

Política de Salvação de Hermes da Fonseca

O Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi o oitavo presidente da República Federativa do Brasil, ocupando o cargo entre 1910 e 1914.

Hermes da Fonseca é produto de uma tradição militar. Sobrinho de ninguém menos que o Marechal Deodoro da Fonseca, responsável pela proclamação da República, no final do século XIX, cursou a Escola Militar do Brasil, tendo sido aluno de Benjamin Constant, responsável por iniciá-lo no positivismo, uma corrente filosófica que parte da crença de que o único conhecimento verdadeiro é aquele que pode ser comprovado por método científico.

Governo de Café Filho

João Fernandes Campos Café Filho, nascido no dia 3 de fevereiro de 1899, em Natal no Rio Grande do Norte, foi um conhecido político brasileiro. Café Filho foi o presidente da República Federativa do Brasil entre os dias 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955.

Folclore: Lendas Urbanas

As lendas urbanas são um tipo de folclore moderno que perpetua histórias fabulosas e sensacionalistas, narradas como acontecimentos públicos ou pessoais. Muitas lendas são antigas e vão sendo reformuladas com o tempo, ganhando novos ingredientes de acordo com a atualidade.

Ligas Camponesas

As ligas camponesas foram uma organização formada por um partido político brasileiro em meados dos anos 1940. Foi extremamente importante para a época, principalmente porque defendia o direito à terra e a reforma agrária.