Arquivos da categoria: História do Brasil

A História do Brasil aborda especificamente os tempos de colonização, o desenvolvimento do país até hoje, e também estuda a pré-história indígena do Brasil

Folclore: Lendas Urbanas

As lendas urbanas são um tipo de folclore moderno que perpetua histórias fabulosas e sensacionalistas, narradas como acontecimentos públicos ou pessoais. Muitas lendas são antigas e vão sendo reformuladas com o tempo, ganhando novos ingredientes de acordo com a atualidade.

Ligas Camponesas

As ligas camponesas foram uma organização formada por um partido político brasileiro em meados dos anos 1940. Foi extremamente importante para a época, principalmente porque defendia o direito à terra e a reforma agrária.

O mito do Curupira

O folclore nada mais é do que um conjunto de lendas e mitos de um determinado país ou região. Essas histórias nascem da imaginação das pessoas que moram nessas regiões, e tem a finalidade de transmitir uma história verídica, ou então, simplesmente assustar outras pessoas.

Brasil – O Cangaço

O Cangaço surgiu na região Nordeste do Brasil, no final do século XIX. Naquela época existiam muitas disputas por terras e poder, envolvendo famílias inimigas e, em algumas localidades, até grupos indígenas. Poucas famílias concentravam a riqueza, enquanto que a maioria da população vivia na miséria. Nesse contexto surgiram os cangaceiros, formando bandos armados e preparados para qualquer tipo de embate, e que agiam com muita violência.

Vitória política de JK

Deixando para trás a administração de Getúlio Vargas, as eleições de 1955 foram sem dúvida alguma de muita importância para a Brasil e também para todos os brasileiros.

O Bandeirantismo

O bandeirantismo era uma atividade feita por expedições a partir do século XVI até metade do século XVIII. Os bandeirantes formavam grupos para adentrar nos sertões do Brasil, e buscavam riquezas como pedras preciosas, metais e índios para cativeiro. A denominação do grupo se deve ao costume tupiniquim de erguer bandeiras para anunciar uma guerra.

Fim do Primeiro Império

Neste artigo você vai aprender todas as informações importantes a respeito do fim do primeiro império brasileiro, também conhecido historicamente como primeiro reinado. Vai descobrir quem são os principais personagens desta fase da política do nosso país, qual era o contexto histórico e o que ocorreu depois. Veja a seguir.

Revolução Farroupilha

Referenciada na história também como Guerra dos Farrapos, a Revolução Farroupilha aconteceu entre os anos de 1835 a 1845 e já foi tema de uma minissérie global. Sendo considerado como um dos episódios de rebelião mais extenso vivenciado em terras brasileiras, a Guerra dos Farrapos desafiou ícones e nomes poderosos entre as autoridades imperiais.

Governo de Artur Bernardes

Arthur Bernardes, mineiro da cidade de Viçosa, foi vereador, deputado federal, governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil entre os anos de 1922 e 1926. Seu governo foi marcado por grande instabilidade política em todo seu mandato.

Elevação do Brasil a Reino Unido

Não há dúvida de que a migração da família real para o Brasil em 1808 é um marco. Se ela não houvesse ocorrido, o Brasil não teria sido promovido pelo príncipe regente à condição de Reino Unido. Ainda que possa parecer inverossímil atribuir tal decisão a um mero aspecto formal, é o que aparece de forma mais evidente nos registros históricos.

Inconfidência Mineira (conjuração mineira)

Em meados do século XVIII, o Brasil era dominado por Portugal e tido como uma de suas colônias. Na época, a exploração mineral, tendo o ouro como principal fonte de renda – uma das práticas mais lucrativas para os portugueses – começou a diminuir. Também durante esse período, podia-se ver na colônia uma urbanização e a criação de centros com o crescimento da economia mineradora. Isso fez com que, já naquela época, classes sociais distintas se formassem.

Tiradentes

Durante a história de qualquer país, há o surgimento de verdadeiras lendas. Seja por algum ato heroico, por meio de evento que marcou a história da nação ou por uma invenção, esses heróis ajudam a consolidar o país como uma unidade repleta de significado e história. Especialmente no caso de colônias, que tiveram que lutar contra a Coroa para conseguir sua independência, essas lendas são ainda mais significativas. Este é o caso do Brasil.

Resumo sobre a Folia de Reis

A Folia de Reis, também chamada de Festa dos Santos Reis, Reisado ou Dia dos Três Reis Magos é uma festa de origem católica, considerada folclórica no Brasil e comemorada mais especificamente todos os anos no dia 6 de janeiro.

Resumo sobre o navegador Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral é um nome que lhe acompanha desde as primeiras aulas sobre o descobrimento do Brasil, afinal ele foi o grande responsável por esse feito e é lembrado até hoje pelo dia 22 de abril de 1500.

Resumo sobre o Segundo Reinado: Revoltas do Período Regencial

Entre 1831 e 1849 o Brasil viveu o Período Regencial. Dom Pedro I voltou a Portugal, deixando seu filho, Pedro II, de apenas 5 anos, à espera do trono. O país passou a ser governado por regentes enquanto o herdeiro não atingisse os 18 anos necessários para governar. Nesse tempo, muitas revoltas aconteceram em diversas regiões do país.

Resumo Cinema no Brasil

O Cinema Brasileiro está sendo cada vez mais reconhecido por outros países que são referências no audiovisual, e emplacando grandes sucessos de bilheteria como “Os Dez Mandamentos – O Filme” (Alexandre Avancini), “Que Horas Ela Volta?” (Anna Muylaert) e “Meu Passado Me Condena” (Júlia Rezende), entre outros que foram premiados em diversos festivais importantes. No entanto, nem sempre a cinematografia nacional esteve produzindo tanto o quanto está produzindo hoje.