Arquivos da categoria: História

O campo de estudo da história é de extrema importância para nós. Estude mais online, desde os tempos da pré-história até a história moderna e contemporânea aqui no Resumo Escolar

Economia Colonial Brasileira

A economia do Brasil que conhecemos hoje pouco tem a ver com a que movia o país quando este ainda era uma colônia de Portugal, entre os séculos XVI e XIX. Naquela época a produção nacional era comandada pelos portugueses, único país com o qual o Brasil podia manter relações comerciais – muito diferente do que acontece atualmente.

Tumultos na Inglaterra em 2011

Em agosto de 2011 iniciou-se uma série de tumultos por Londres, com inúmeros conflitos, saques e muita destruição. Eles eram causados por jovens encapuzados que inicialmente atacavam os subúrbios e posteriormente seguiram para os bairros mais tradicionais e centrais.

Revoluções entre 1770 e 1820

Revoluções entre 1770 e 1820

O período entre 1770 e 1822 foi marcado por uma série de conflitos, sobretudo na América, ainda colônia britânica, e na Europa. Essas revoluções tiveram reflexos que podem ser observados até hoje em termos ideológicos e sociais. Para saber mais sobre o assunto, leia a seguir sobre os principais embates que ocorreram na época.

Alamanos

Os Alamanos eram um povo antigo que viveu na região que hoje é conhecida como Alemanha. O nome do país, aliás, tem origem nesta população, que tinha uma língua que acabou originando o alemão. Na época, eles não se chamavam desta forma, mas sim de Suábios.

O apocalipse medieval

O período medieval se caracterizou pelo fortalecimento da Igreja Católica, que o influenciou desde a arquitetura das construções até o modo de vida da população. Junto à teologia cristã e sua filosofia, vieram as crenças cada vez mais elaboradas e fantasiosas que acabaram criando o chamado Apocalipse Medieval.

Os mitos mais comuns sobre a idade média

O período mais obscuro da história também é o mais fantasioso e repleto de mitos, que perpetuam sua fama. Chamada de Idade das Trevas, a Idade Média povoa o imaginário popular como uma época de atrasos intelectuais, fanatismo religioso, desvalorização da arte e torturas.

Duarte da Costa

Duarte da Costa é o nome de um dos mais nobres governantes do período colonial português. Basicamente, ele foi o 2º representante da Coroa que comandou o Brasil (politicamente falando) na fase dos governos gerais.

A ordem jesuíta

Antes de se tornar papa, Francisco pertenceu à Ordem Jesuíta por seis anos, na província da Argentina. A também conhecida como Companhia de Jesus se baseia em quatro pilares: a pobreza, a castidade, a obediência e a obediência incondicional ao papa.

O grupo tem uma grande importância na história da Igreja Católica, tendo papel fundamental nos períodos de colonização – onde os jesuítas ajudaram a difundir o catolicismo pelos continentes, assim como foi muito eficaz na contrarreforma e contra as heresias. Mas seus métodos de atuação e sua influência sobre os poderosos também foram motivos de conflitos e de momentos turbulentos em sua história.

Crise do Escravismo

A Crise do Escravismo foi o período da História no qual a prática da escravidão foi abolida e deu lugar ao incentivo do trabalho assalariado. No mundo, a Dinamarca foi o primeiro país que adotou o fim dessa prática e começou a transitar para o novo método de trabalho, em 1792. A partir daí, outros países europeus como a Grã-Bretanha também seguiram esse exemplo nos 20 anos seguintes.

Período Clássico da Grécia Antiga

A Grécia é tão rica em fatos históricos ao longo de toda a sua existência que conta com alguns períodos fundamentais a serem estudados para compreender um pouco mais sobre a sua história.