Arquivos da categoria: História

O campo de estudo da história é de extrema importância para nós. Estude mais online, desde os tempos da pré-história até a história moderna e contemporânea aqui no Resumo Escolar

Segundo Reinado: Revoltas do Período Regencial – Quadro-Resumo

O Período Regencial (1831 a 1840) é marcado por revoltas provinciais que só foram pacificadas nos primeiros anos do Segundo Reinado, sob o império de Dom Pedro II. As rebeliões mais importantes foram: Cabanagem (Pará), Farroupilha (Rio Grande do Sul), Sabinada (Bahia) e Balaiada (Maranhão). Durante o reinado de Dom Pedro II, o conflito civil mais importante foi a Revolução Praieira, deflagrada em 1847. Confira as principais informações sobre o Segundo Reinado: Revoltas do Período Regencial – Quadro-Resumo

Resumo do período mesozoico

A história do planeta Terra é extremamente extensa e ultrapassa os milhões de anos, sendo dividida em inúmeras Eras para facilitar o seu estudo. A Era Mesozoica é a segunda na linha do tempo da humanidade e vem depois da Paleozoica e antes do período intitulado Cenozoico.

Resumo sobre o conceito Metalismo

Neste resumo sobre metalismo você vai aprender tudo a respeito deste conceito tão importante para a história das civilizações e da economia moderna. Também vai aprender quando esta prática era comum, quando se deu início e quais foram os motivos pelos quais não é mais utilizada nos dias de hoje.

Resumo sobre os principais Imperadores da História

O imperador Alexandre III da Macedônia nasceu em Pela, em 20 de julho de 356 a.C. Assumiu o Império da Macedônia aos 20 anos de idade, após o assassinato de seu pai. Conhecido como Alexandre, o Grande, foi um dos maiores conquistadores do mundo antigo. Na juventude, teve como tutor o filósofo Aristóteles.

Resumo sobre o que é a Ciência

Dentro da ciência, há um princípio no qual tudo deve ser experimentado para ser considerado verdadeiro, mas a teoria e o pensamento criativo também são importantes ferramentas de todos que dedicam suas vidas a esta importante área do conhecimento.

Resumo sobre o Ano Novo

O Ano Novo ou Revéillon celebra a chegada de um novo ano, ou seja, no Ocidente, comemora a passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. O início de um novo ano costuma trazer a esperança de renovação e de novas chances, alimentando o sonho das pessoas em geral. A própria palavra Revéillon traz essa ideia de mudança: de origem francesa, o termo revéiller significa retomar ou despertar.

Resumo Dia dos Pais

Basicamente, o Dia dos Pais tem uma origem muito parecida com o Dia das Mães. A data comemorativa foi instituída com o objetivo de fortalecer o laço entre as famílias, valorizando todo o cuidado prestado por aqueles que, além de nos darem a vida, também nos cuidam e protegem.

Resumo Halloween

Com certeza você já foi a alguma festa de Halloween ou de Dia das Bruxas. Mas sabe exatamente como essa comemoração surgiu? O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro na véspera do dia de Todos os Santos. Em países ocidentais a festa é muito conhecida, mas se fortalece realmente nos Estados Unidos. Por lá o Dia das Bruxas é comemorado desde o século XIX e foi importado pelos imigrantes irlandeses.

Resumo Dia das Mães

O Dia das Mães, também conhecido em alguns países unicamente como ‘Dia da Mãe’, é uma data comemorativa que visa homenagear a maternidade, e consequentemente, as mães.

Resumo Dia de Ação de Graças

Neste resumo sobre o Dia de Ação de Graças você vai aprender tudo a respeito desta data, em quais locais no mundo é comemorado e o que ele representa para as pessoas que o seguem. Além disso, irá descobrir quais são tradições ligadas com a data e o motivo pelo qual este dia também está se tornando importante em outras regiões do planeta.

Resumo Idade Média

Sabemos que para entender a estrutura política, social e econômica que vivemos atualmente é preciso, primeiro, entender como nossos antepassados se relacionam e dividam a sociedade. Normalmente o Resumo Idade Média é um dos mais procurados por quem quer entender melhor sobre os senhores feudais e sobre um longo período conhecido como um dos mais obscuros da humanidade, já que ela durou do século V até o século XV. Esse longo espaço de tempo abrange desde as invasões bárbaras até o renascimento urbano e a retomada comercial de toda a Europa, que deu origem ao que conhecemos hoje como capitalismo.

Resumo Cinema mundial

Inspirado em criações anteriores, como o fenacistoscópio, de Joseph Plateau em 1832, e o cinetoscópio de Thomas A. Edson, em 1891, o Cinema, tal como pode ser classificado, nasceu com a criação do cinematógrafo. O aparelho foi patenteado pelos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, em 1895, e Louis criou o primeiro curta-metragem da história do cinema, mostrando os funcionários deixando a fábrica da família Lumière: “Sortie de L’usine Lumière à Lyon”. O documentário tinha 45 segundos de duração e mostrava os funcionários saindo da fábrica da família do cineasta.

Resumo Antiguidade

A Antiguidade, também conhecida como ‘Idade Antiga’, consiste em um longo período da história da humanidade. Ela se inicia já com o surgimento da escrita cuneiforme e se estende até o fim do Império Romano (quando este povo decaiu pela tomada de poder dos bárbaros).

Resumo Dia dos Namorados

O dia dos namorados consiste em uma data comemorativa não oficial, porém, celebrada em todo o mundo. A data é basicamente destinada aos casais – sejam eles namorados, esposos, pretendentes e outros que estejam completamente apaixonados um pelo outro.

Mesopotâmia – Sociedade e Cultura

A Mesopotâmia é uma região que se localiza no extremo oeste da Ásia, entre os vales rios Tigre e Eufrates. O nome do território faz referência a essa geografia, pois “mesos”, em grego, significa “meio”, e “potamos” significa rios. A junção das palavras significa, então, “no meio de rios”, ou “entre rios”. Atualmente o território é ocupado, em parte, pelo Iraque.

As bases do Estado Autoritário

O autoritarismo consiste em um regime de governo que tem como principal característica a total obediência da sociedade aos membros da autoridade. Neste sentido, o formato de governo se opõe ao respeito da liberdade individual.