Arquivos da categoria: História

O campo de estudo da história é de extrema importância para nós. Estude mais online, desde os tempos da pré-história até a história moderna e contemporânea aqui no Resumo Escolar

Crise de 1929 – A grande Depressão

A crise de 1929, ou “A grande depressão” como ficou conhecida, foi o pior e mais longo período de recesso que a sociedade capitalista já viveu em toda a sua história, tendo diversas consequências que prejudicaram a vida de muitas pessoas pelo mundo, levando diversos empresários a declararem falências e fazendo com que o desemprego aumentasse abruptamente de forma muito rápida.

O Clero

A Idade Média foi um período de intensas transformações, que até os dias de hoje repercutem nas sociedades ao redor do mundo, especialmente nas localizadas no Ocidente. Ela é chamada também de idade das trevas, pois de acordo com o senso comum muita coisa foi feita nesse longo período de tempo que abrange 15 séculos. As evidências científicas contrariam essa posição, pois durante a Idade Média muita coisa ocorreu, e grande parte desses acontecimentos se deve à instituição mais poderosa e influente da época: a Igreja Católica.

Reino dos Francos

Compreender o Reino dos Francos é fundamental para que possamos conhecer os primórdios da França. Veja mais a seguir.

A Santa Inquisição

O episódio histórico conhecido como “Santa Inquisição” teve início oficial no século XIII, provavelmente no ano de 1229. Na ocasião, o Papa Gregório IX, no Concílio de Toulouse, proclamou oficialmente a instituição do Tribunal do Santo Ofício, também conhecido como Inquisição.

Os imigrantes na Europa

A partir do fim da II Guerra Mundial, muitas nações europeias direcionaram esforços para se reconstruírem e, por conseguinte, chegaram em posições de destaque no ramo industrial. Nesse cenário, é possível citar a França e a Alemanha como casos países que se recuperaram bem após o término do conflito. Devido às oportunidades geradas pelo crescimento econômico, tais áreas passaram a atrair um grande número de trabalhadores, em especial, imigrantes.

Academia Francesa

Fundada em 1634 pelo Cardeal Richelieu, a Academia Francesa foi inspiração para a formação da brasileira. A semelhança não se deu apenas na formação, mas na estrutura sobre a quantidade de membros e até mesmo o uso dos fardões. Criada inicialmente para estabelecer padrões literários da língua francesa, desde sua fundação permitiu a inclusão de escritores de outras nacionalidades desde que usassem a língua francesa, o que não ocorre com a academia brasileira.

Conflito Árabe-Israelense

O conflito árabe-israelense por terras no Oriente Médio é milenar e faz parte da história desse povo por considerarem os mesmos espaços pertencentes a eles por direito, principalmente por questões religiosas. Com o passar dos anos outros motivos foram se unindo à religião, como fatores socioeconômicos, posicionamento estratégico, imposição cultural e influências externas de outros países com interesses na região.

Revolução Cubana

A Guerra da Independência Cubana, que evoluiu para a Guerra Hispano-Americana, foi a última de outras três que tinham como objetivo libertar a nação da Espanha. Foram 30 anos de batalhas que resultaram em mais de 300 mil pessoas mortas. Cuba foi, portanto, uma das últimas nações americanas a se declarar livre dos colonizadores.

Guerra da Crimeia

O conflito que colocou o império russo contra a união entre o Império Otomano, o Reino Unido, a França e o reino da Sardenha ficou geralmente conhecido como Guerra da Crimeia. Essa batalha teve seu início em 1853 e prolongou-se até 1856.

Burgúndios

Os Burgúndios foram uma tribo do leste germânico, com origem na Escandinávia, que viveu principalmente no século 4. Também eram conhecidos como “montanheses”.

Feira

Quando mencionamos a palavra “feira” muitas pessoas fazem a associação a um aglomerado de pessoas vendendo e comprando coisas dentro de um determinado espaço, previamente estipulado, com muito falatório, gente se esbarrando e andando de um lado para o outro.

Seljúcidas

Os seljúcidas são um povo que viveu na área islâmica sunita, de origem turca. Esse nome foi dado em virtude do fundador da civilização, Seljuque, que guiava o povo para diversas regiões, caracterizando a população como nômade. Embora tivessem o costume de vagar por várias terras e regiões de outros países próximos, foi nos limites da Ásia Central e Ocidental que seu desenvolvimento geográfico e populacional se instaurou. Países como a Turquia e a Palestina foram os principais locais onde era possível encontrar esse público, difundindo muitas tradições turco-persas entre os indivíduos e repassando aos seus descendentes.

Guerra dos Seis Dias

A Guerra dos Seis Dias é um desdobramento do conflito histórico entre árabes e sionistas, ocorrido em meados da década de 60 do século XX. Sem dúvida alguma, a gênese de tais conflitos está na criação do Estado de Israel, em 1948.

Os sovietes e o duplo poder

Um dos aspectos de maior relevância acerca do processo revolucionário russo, no período que abrange da Revolução de Fevereiro à Revolução de Outubro de 1917, é a relação dos poderes exercidos pelo sovietes e o Governo Provisório. Para melhor entender a situação local, porém, é preciso entender as raízes do embate. Na sequência das primeiras revoltas de 1905, um parlamento foi criado pelo czar e apontava para a direção de uma monarquia constitucional. No entanto, a maior liberdade política que esse sistema traria não foi verificada na prática.

A Primeira Revolução Industrial

A Revolução Industrial, numa visão histórica global, é um processo ainda em curso em pleno século XXI, sem hora marcada para terminar. Pode ser corretamente definida como um processo contínuo de renovação e aperfeiçoamento dos meios de produção, da geração de valor, redução dos custos e aumento de produtividade.

Batalha de Salamina

A Batalha de Salamina é um marco na história mundial por ser considerada a mais mortal e sangrenta da história entre as batalhas marítimas. Nela os militares da Grécia, em número muito menor e menos armados, venceram o poderio dos persas liderados por Xerxes, considerado um grupo imbatível. As 360 embarcações gregas enfrentaram estrategicamente as 600 embarcações persas e saíram vitoriosas após oito horas de combate.

Guerras Púnicas

Desde o momento que o homem deixou de ser nômade, especialmente devido à agricultura que permitiu que deixasse de ser coletor, as brigas por território e por controle dos mesmos se tornou uma regra nas mais diversas partes do mundo, ou seja, ocorreram na Ásia, África, Europa e, mais tarde, nas Américas.

A correspondência eletrônica – aspectos peculiares

Houve um tempo, um tempo já quase remoto, em que quando as pessoas precisavam se corresponder era necessário escrever uma carta, colocá-la num envelope, ir até o correio, pagar uma taxa e enviá-la ao destinatário.