Arquivos da categoria: Sociologia

Patrimônio: Sua função social e ambiental

Quando paramos para refletir sobre o status da humanidade na contemporaneidade em relação a alguns séculos atrás, os resultados são bastante impressionantes.

Em pouco mais de um século, a população mundial apresentou um salto populacional considerável. Graças aos avanços tecnológicos, que possibilitam a produção de comida, vestuário e diversos outros bens de consumos, sejam eles duráveis ou não duráveis, em conjunto com os avanços da medicina, que conseguiu erradicar uma série de doenças endêmicas, nós nunca fomos tanto e vivemos tanto quanto hoje.

Niels Böhr

Dinamarquês que viveu entre os anos de 1885 e 1962, Niels Henrick David Bohr ficou mundialmente conhecido graças aos seus estudos e avanços que possibilitaram uma melhor compreensão de toda a estrutura atômica. O físico ainda garantiu a visibilidade do seu nome dentro da física quântica também!

Inclusão escolar

A Inclusão Escolar significa oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas. Apesar de ser bastante amplo, o termo Inclusão Escolar é mais utilizado para se referir à inclusão das pessoas com deficiência, seja física ou mental, nos espaços escolares.

Análise do Discurso

Dentre todas as ciências humanas, a linguística é considerada como a mais núcleo duro. Ou seja, – e sem parecer paradoxal – a ciência mais exata dentre todas as ciências humanas. Isso porque tal ciência usa métodos bastante exatos para estudar um fenômeno que não e nem um pouco exato e depende de vários aspectos contextuais, que não podem ser previsto por uma metodologia específica – para isso, basta lembrarmos a enorme quantidade de “maneiras de falar” em português brasileiro, que são todos corretos do ponto de vista dos linguistas porque são perfeitamente possíveis de entender.

Xamanismo

Muito antes da arte, da ciência e da religião existirem tal como são hoje, já existiam conceitos similares a eles. Isso porque tais conceitos são típicos de uma vida em sociedade. Por exemplo, nenhum monge reza sozinho, mas sim em um mosteiro com outros monges. Ninguém pinta um quadro ou faz uma escultura para que não seja vista, e nenhuma religião possui documentos para que não sejam lidos e, o que está nele, praticado.

O regime liberal populista

Entre 1945 e 1964, houve um período na história política brasileira que ficou conhecido como regime liberal populista. Depois da deposição de Getúlio Vargas, em 1945, uma nova eleição foi realizada. O candidato do Partido Social Democrático, Eurico Gaspar Dutra, foi eleito e uma nova constituição foi feita, já que a de Vargas era muito centralizadora e autoritária.
Dutra tinha uma orientação de pouca intervenção na economia, o que desagradou os colegas de partido e o aproximou dos oposicionistas da União Democrática Nacional (UDN). Os udenistas eram conservadores e faziam oposição à ditadura de Vargas.

Mercado de Trabalho e Educação

Existe um conflito de origem na relação estabelecida entre mercado de trabalho e educação. O conceito de educação é algo próximo a um processo através do qual um indivíduo se submete à aplicação de métodos para o seu desenvolvimento, seja do ponto de vista físico, intelectual ou moral.

Ciência e política: duas vocações

O livroCiência e Política: Duas Vocações”, de Max Weber, reúne ensaios em que o sociólogo alemão aborda essas duas matérias. O livro é baseado em conferências dadas por Weber, nas quais mostrou pontos e tangência e divergência entre as duas profissões. Ele analisa a forma da ciência contribuir para a racionalidade humana, além de demonstrar as características do Estado moderno e como ele funciona estruturalmente.

Resumo sobre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Você que está na faculdade já deve ter ouvido falar sobre o CNPq, não é mesmo? Essa é uma das maiores instituições brasileiras que promove inovação, pesquisa e desenvolvimento para o país. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico foi criado em 15 de janeiro de 1951, a fim de atender as demandas da criação de uma instituição que fomentasse e coordenasse o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.