História do Brasil, Sociologia,

Resumo Dia do Professor

Você sabia que 15 de outubro é o Dia do Professor? É claro que devemos valorizar os nossos mestres todos os dias, e estar conscientes no seu importante papel em nossa sociedade, mas que tal aproveitar a data para prestar uma homenagem especial àqueles que tanto te ensinaram e ainda têm a ensinar? A maior parte das escolas comemora a data, mas você sabe por que o Dia do Professor é comemorado nesse dia?

Resumo Dia do Professor

Tudo começou na época de Dom Pedro I, quando o então Imperador do Brasil baixou um decreto que instituía o Ensino Elementar em nosso país. Tratava-se de um documento que visava à descentralização do ensino, pois segundo o mesmo, todas as cidades e bairros deveriam ter suas escolas para alfabetização da população. Falava também sobre salário dos professores, o regime de contratação para estes profissionais e as matérias básicas que todos os alunos deviam aprender. Embora lançada em 15 de outubro de 1827, somente entrou em vigor, 120 anos depois, em 1947 e o dia de lançamento do projeto contou com uma grande comemoração. Questionava-se, porém o fato de o segundo semestre do ano letivo ir de 1 de julho a 15 de dezembro, sem nenhum recesso. Um dia de parada para descansar e reorganizar as bases escolares viria a calhar.

Foi então que se estabeleceu essa data: 15 de outubro, que calhava com o lançamento da proposta original da democratização do ensino e a data, que já era comemorada em Piracicaba, passou a abranger um público maior (todos os alunos e pais aderiram à festa). O discurso do professor local Salomão Becker emocionou a todos: “Professor é profissão. Educador é missão.”, disse o mestre, deixando um legado para todos os seus sucessores. Foi a partir daí que a comemoração começou a espalhar-se pelos bairros, cidades e Estados, até que, em 1963, foi instituído o feriado nas escolas, dia dedicado a homenagens e solenidade aos queridos mestres. O dia foi instituído como uma simbologia para enaltecer esta importante figura na formação de nossas crianças, jovens e até mesmo adultos.

Só o Brasil comemora o Dia do Professor?

Falamos do surgimento da data na época do Império e de como ela evoluiu em nosso país, até chegar aos moldes atuais. Todos os países possuem professores, mas se essa história é nossa, dos brasileiros, por que os outros países utilizariam a mesma data, apesar da grande importância de seus mestres? A função na sociedade merece o mesmo destaque, mas qual seria a justificativa para este dia? Alguns países comemoram o Dia do Professor. Porém, cada um conta com a sua própria data, de acordo com a história do seu povo. Quer alguns exemplos?

Índia – Neste país, a data é comemorada em 05 de setembro, por ser o dia do nascimento do famoso professor e ex-presidente Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Quando foi eleito, em 1962, pessoas se aproximavam dele pedindo que o seu aniversário fosse transformado em uma grande comemoração no país. Ele disse então, numa atitude nobre, que ficaria mais feliz se comemorassem, não só o seu aniversário, mas um dia dedicado a todos os professores. Embora não seja feriado, as atividades escolares neste dia são diferenciadas, tudo no sentido de enaltecer esta classe tão respeitada no país. Há até dois ditados populares sobre a importância dos professores. Um deles diz: “Mãe, pai, professor e Deus” e o outro: “Não sei a quem saudar primeiro: ao professor ou a Deus. Vou saudar ao professor, que é instrumento da sabedoria de meu Deus.” Os indianos acreditam que o professor é uma manifestação do próprio Deus.

China – Em 1931, instituiu-se o Dia do Professor no país. Mas foi em 1939 que o dia passou a ser comemorado em 28 de Setembro, que seria o dia do aniversário de Confúcio. Em 1951, a data foi extinta, voltando a vigorar em 1985, porém, agora em 10 de setembro. Existe, porém, uma campanha entre os chineses para que a data retorne ao dia de aniversário de Confúcio.

Estados Unidos – A primeira terça-feira de março é dedicada às comemorações do Dia do Professor no país. Tudo partiu da luta de um professor que, em 1944, conversava com líderes políticos para estabelecer uma data para enaltecer os mestres. A primeira comemoração aconteceu em 7 de março de 1980 e, a partir de 1985, foi estabelecido que seria comemorado toda primeira terça-feira de março.

os nossos vizinhos, também comemoram?

Domingo Faustino Sarmiento, um argentino muito respeitado como político e pedagogo, morreu em 11 de setembro. Em 1943, numa conferência no Panamá, foi estabelecido que a data seria dedicada aos mestres. Este dia é oficialmente o Dia do Professor para todos os países da América Latina. Apesar disso, a grande maioria dos países, comemora em outras datas, estabelecidas de acordo com fatos de sua história local, como é o nosso caso.