Arquivos da categoria: Redação

Redação: Aprenda a fazer uma dissertação e outros gêneros para o enem e vestibular aqui no Resumo Escolar. Além dos temas que podem ser abordados nas próximas redações dessas provas

Requerimento

Sendo um tipo de documento oficial, o requerimento é uma petição formal que informa ou declara quaisquer instituições ou órgãos públicos sobre a concessão de bens ou direitos, sejam eles para uma pessoa física ou para uma pessoa jurídica. Esse documento sempre é direcionado a uma organização pública que é responsável na concessão dessa garantia. O resultado pode ser aprovado ou deferido, entretanto, cópias desse documento podem ser enviadas a outros departamentos para garantir uma informação completa do processo que está sendo feito

Requerimento

Uma característica desse documento é que ele é feito mediante a algum amparo à lei ou um tipo de norma reguladora que dá oportunidade de alguém ou algo receber a garantia de um bem. Todos os detalhes sobre esse interesse, o fim para o qual esse direito deverá ser exercido e se a pessoa física ou jurídica cumpre com os requisitos legais para obtenção desse direito são assuntos a serem redigidos no documento. Seja de forma judicial ou extrajudicial, o documento possui uma estrutura correta a ser seguida para que sua aceitação seja possível.

Tipo de requerimento

Para montar esse relatório, existem dois tipos que devem ser seguidos de acordo com a necessidade, a situação a qual se quer chegar e as solicitações que o órgão público exige que sejam obedecidas no relatório. Ele pode ser simples ou complexo, porém os dois possuem estruturas similares para serem feitos.

• Simples: é o modelo mais comum. Nem todas as informações precisam constar na folha, pois o contato com a administração legal precisa ser direto e sem detalhes específicos. Com uma linguagem formal, o modelo simples normalmente apresenta somente um parágrafo para informar o que se solicita, tudo de forma sucinta e sem grandes complexidades;

• Complexo: lógica de ideias, apresentação de resultados ou comparações, argumentos ou motivos para que um bem seja aceito precisam ser apresentados num requerimento complexo. Algo importante é que a clareza dessas ideias precisa seguir uma ordem cronológica e expressar todas as razões e efeitos que cada uma delas resulta para que o documento seja um instrumento de análise eficaz. Em alguns casos, é obrigatório que a pessoa física ou jurídica apresente documentos comprobatórios sobre todos os assuntos retratados na carta. Mais de um parágrafo é exposto no documento.

Aspectos formais do documento

Além dos tipos que podem ser feitos, todos eles também precisam cumprir aspectos formais para validar sua autenticação. Alguns deles são:

• Texto: se for simples, deve ser redigido somente em um parágrafo. Se for complexo, mais de um parágrafo deve ser apresentado;

• Informações sobre o requerente: informações básicas de identificação do requerente devem ser constadas como local, data, nome completo do requerente, etc. Todas essas informações precisam ser descritas por extenso, sem abreviaturas;

• Uso do vocativo: o vocativo é uma das características marcantes de um requerimento. Além de a linguagem ser na 3º pessoa e em formato formal e impessoal, o vocativo deve ser usado seja qual for a ocupação que o representante a ser orientado ocupe na repartição pública. Nomenclaturas como Vossa Senhoria ou Vossa Excelência são alguns desses exemplos;

• O corpo do texto: manter um elo entre a introdução, o desenvolvimento do documento e as considerações finais é indispensável para se entregar um texto coeso. Essa comunicação se inicia com o nome do requerente, suas qualificações e em seguida a informação de qual a razão do texto e as devidas considerações a que essa razão se dispõe. Tudo isso deve ser feito com embasamento e seguindo o estilo ao qual o documento é feito. Verbos como requerer e solicitar precisam constar no(s) parágrafo(s);

• Assinaturas: a assinatura pode apresentar algumas estruturas diferentes dependendo do modelo que uma organização pública oferece para preenchimento. No entanto, o estilo mais comum de assinatura deve ter o nome e o espaço para assinatura do requerente, além de numeração de identidade ou outra numeração relacionada a seu cargo de atuação (um advogado precisa apresentar seu código numérico oferecido pela OAB, por exemplo). Essa conjuntura precisa estar centralizada na metade direita da página;

• Margens da página: as medidas da página precisam ser superior e lateral esquerda com linha inferior de 3,0cm e 1,5cm de linha direita. O espaço entre as linhas precisa ser duplo o início do parágrafo deve ter recuo de 8 cm. No uso do vocativo, o espaço de 8 cm deve ser obtido a partir do termo até o início do conteúdo.

Todos esses detalhes são normas estabelecidas no Decreto nº 84.414/80. Porém, em alguns casos, a sua entrega não é necessária como concessão de auxílio-doença, ajuda de custo, gratificações ou um benefício ganho em virtude de algum tempo de serviço. Outros tipos de licença individuais ou coletivos também não precisam da entrega do documento.

Em todo caso, é importante procurar informações com o órgão ao qual se destina entregar a página para que todos esses critérios sejam obedecidos sem possíveis erros.

Solidez (Energia Eólica)

A preocupação com o meio ambiente tem feito com que cada vez mais investimentos sejam feitos na busca de energias limpas. Por este motivo, o assunto solidez (Energia eólica) também tem ganhado mais relevância e, quanto mais compreendido for, melhor será para a popularização deste tipo de tecnologia.

Qual o melhor: Lato Sensu ou Strict Senso?

Uma educação de qualidade é o maior bem que todo ser humano pode ter, pois além de um bom grau de instrução formal possibilitar melhores colocações e melhores salários no mercado de trabalho, ela também é fundamental para a construção de uma vida pautada na ética e no exercício da cidadania, áreas nas quais o Brasil infelizmente ainda apresenta deficiências consideráveis.

Ciência: Universo de probabilidades, não de certezas

A ciência é vista por muitas pessoas como uma vasta variedade de certezas. É fácil ouvir o argumento de que algo foi “comprovado cientificamente” como fechamento de uma discussão, como se isso encerrasse por completo o assunto. É claro que as pesquisas científicas existem, realmente, para comprovar ou não uma série de dúvidas que surge conforme a humanidade avança, nas mais diversas áreas. Mas isso não é feito sem que antes a ciência passe por um universo de probabilidades.

Destruturação social

A sociedade humana é um fenômeno em constante mutação. A evolução tecnológica, as mudanças nas relações de trabalho, os valores, influências e a elevação considerável da expectativa média de vida nas últimas décadas são fatores que, sem dúvida alguma, interferem e desafiam a estrutura social.

Enredo linear e não linear

Toda narrativa possui um enredo. Ele está presente em toda arte que se proponha a contar histórias, seja qual for o estilo ou o objetivo do autor. O enredo está presente no cinema, no teatro, na literatura e até na dramatização proposta pelas escolas de samba nos desfiles de carnaval, tanto que o quesito enredo é julgado pelos jurados.

Mosaico

O mosaico é um tipo de arte decorativa antiga, que consiste na união de diversas peças de diferentes cores para a formação de uma nova imagem. Ele existe há milhares de anos e é utilizado até hoje, feito com os mais distintos materiais, desde pedaços de vidro e ladrilhos até papel ou plástico.

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, conhecidas popularmente apenas como ‘normas da ABNT’, são verdadeiramente capazes de tirar o sono dos alunos de escolas e universidades de todo o Brasil.

E o terror fica ainda maior quando a fase do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) se aproxima. Pensando nisso, trouxemos neste artigo tudo sobre as normas, sua importância e, é claro, as principais delas.

Diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura

Diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura

Antes de entender a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura é preciso entender o que eles têm em comum. Todas são modalidades de cursos superiores e conferem diploma de graduação aos formandos.

Esclarecido o que essas modalidades de curso superior têm em comum, o próximo passo é esclarecer quais as diferenças essenciais entre elas.

Resumo sobre Protozooses

Os protozoários consistem em organismos eucariontes, de uma célula só (unicelulares) e heterotróficos. Lado a lado com as algas eles formam o Reino Protista. Basicamente os protozoários são espécies de vida livre e que podem ser encontrados principalmente em lugares úmidos ou aquáticos. Alguns deles são parasitas.

Método fácil de se elaborar dissertação

Escrever uma boa dissertação é o desejo de qualquer pessoa, principalmente em provas e avaliações. Mas nem sempre é a algo que acontece naturalmente. Por isso, aqui neste artigo, vamos destacar qual é o método fácil de elaborar dissertação da melhor forma possível. Acompanhe a seguir e melhore seu desempenho em redações.

Como escrever um projeto de pesquisa para bolsa

Como não é novidade para ninguém, uma sociedade mais justa e o alcance do status de desenvolvido para um país são alcançados através do fortalecimento do tripé educação, cultura e tecnologia, e foi justamente isso que começou a ocorrer no Brasil na última década. Graças a programas criados pelo governo federal e a boa economia, o ensino superior passou por um verdadeiro boom, e muitas pessoas que antes não teriam nem a mais remota possibilidade de cursar uma graduação hoje estão matriculados em instituições de ensino superior (IES).

Dúvidas linguísticas da norma culta

A norma culta da língua nada mais é do que um conjunto de padrões, essencialmente exigentes, que definem quando um idioma está sendo empregado corretamente pelos seus falantes.

Variações linguísticas x Preconceito linguístico

Não é difícil perceber que muitas são as diferenças que marcam a fala de indivíduos que, por mais que falem o mesmo idioma e morem no mesmo país, mantém variadas formas de dirigir à palavra ao próximo.