Arquivos da categoria: Redação

Redação: Aprenda a fazer uma dissertação e outros gêneros para o enem e vestibular aqui no Resumo Escolar. Além dos temas que podem ser abordados nas próximas redações dessas provas

Destruturação social

A sociedade humana é um fenômeno em constante mutação. A evolução tecnológica, as mudanças nas relações de trabalho, os valores, influências e a elevação considerável da expectativa média de vida nas últimas décadas são fatores que, sem dúvida alguma, interferem e desafiam a estrutura social.

Enredo linear e não linear

Toda narrativa possui um enredo. Ele está presente em toda arte que se proponha a contar histórias, seja qual for o estilo ou o objetivo do autor. O enredo está presente no cinema, no teatro, na literatura e até na dramatização proposta pelas escolas de samba nos desfiles de carnaval, tanto que o quesito enredo é julgado pelos jurados.

Mosaico

O mosaico é um tipo de arte decorativa antiga, que consiste na união de diversas peças de diferentes cores para a formação de uma nova imagem. Ele existe há milhares de anos e é utilizado até hoje, feito com os mais distintos materiais, desde pedaços de vidro e ladrilhos até papel ou plástico.

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, conhecidas popularmente apenas como ‘normas da ABNT’, são verdadeiramente capazes de tirar o sono dos alunos de escolas e universidades de todo o Brasil.

E o terror fica ainda maior quando a fase do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) se aproxima. Pensando nisso, trouxemos neste artigo tudo sobre as normas, sua importância e, é claro, as principais delas.

Diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura

Diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura

Antes de entender a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura é preciso entender o que eles têm em comum. Todas são modalidades de cursos superiores e conferem diploma de graduação aos formandos.

Esclarecido o que essas modalidades de curso superior têm em comum, o próximo passo é esclarecer quais as diferenças essenciais entre elas.

Resumo sobre Protozooses

Os protozoários consistem em organismos eucariontes, de uma célula só (unicelulares) e heterotróficos. Lado a lado com as algas eles formam o Reino Protista. Basicamente os protozoários são espécies de vida livre e que podem ser encontrados principalmente em lugares úmidos ou aquáticos. Alguns deles são parasitas.

Método fácil de se elaborar dissertação

Escrever uma boa dissertação é o desejo de qualquer pessoa, principalmente em provas e avaliações. Mas nem sempre é a algo que acontece naturalmente. Por isso, aqui neste artigo, vamos destacar qual é o método fácil de elaborar dissertação da melhor forma possível. Acompanhe a seguir e melhore seu desempenho em redações.

Como escrever um projeto de pesquisa para bolsa

Como não é novidade para ninguém, uma sociedade mais justa e o alcance do status de desenvolvido para um país são alcançados através do fortalecimento do tripé educação, cultura e tecnologia, e foi justamente isso que começou a ocorrer no Brasil na última década. Graças a programas criados pelo governo federal e a boa economia, o ensino superior passou por um verdadeiro boom, e muitas pessoas que antes não teriam nem a mais remota possibilidade de cursar uma graduação hoje estão matriculados em instituições de ensino superior (IES).

Dúvidas linguísticas da norma culta

A norma culta da língua nada mais é do que um conjunto de padrões, essencialmente exigentes, que definem quando um idioma está sendo empregado corretamente pelos seus falantes.

Variações linguísticas x Preconceito linguístico

Não é difícil perceber que muitas são as diferenças que marcam a fala de indivíduos que, por mais que falem o mesmo idioma e morem no mesmo país, mantém variadas formas de dirigir à palavra ao próximo.

Nota zero em redação no Enem

No exame do Enem cada examinador concederá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco atribuições. A pontuação total dada por cada examinador estará em conciliação com a soma das notas conferidas as atribuições, e poderá alcançar até mil pontos.

No campo do teste de redação a nota pode ir de 0 a 1000 pontos e será dada de acordo com as regras determinadas no edital. Cada regra condiz a uma das cinco atribuições.

Na primeira atribuição, que abrange o reconhecimento do poder da forma escrita culta da língua portuguesa, o nível 0 ou nota 0 acarreta na total incompreensão de como se produz um texto acompanhando padrões da escrita culta da língua portuguesa.

Três maneiras de se elaborar dissertações

A dissertação é separada em três segmentos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

O parágrafo inicial da dissertação deve apresentar a informação do que será discutido no desenvolvimento.

A introdução deve ser produzida em um parágrafo de cerca de cinco linhas, apenas em um parágrafo, nunca mais do que isso.

Tudo o que for mencionado na introdução deve ser debatido no desenvolvimento. Já o que não for mencionado não pode estar presente no desenvolvimento.

Teoria da Evolução Molecular

Também conhecida como a teoria da evolução química, pode-se dizer que a teoria da evolução molecular é uma das mais populares entre a comunidade científica para justificar a origem da vida dos seres que não são inanimados. Por muitos anos, a teoria da abiogênese foi a mais acreditada e considerada verídica pelos cientistas e também os biólogos.

Com o tempo, a teoria da abiogênese foi desconsiderada, e como parte desse estudo, novas pesquisas foram realizadas com o objetivo de descobrir a origem dos seres vivos. Desde os tempos remotos, as perguntas sobre a origem dos seres vivos e quais são seus objetivos rodeiam a terra na busca por respostas que sejam coerentes, mas muitos anos se passaram até que uma única teoria pudesse ser quase unânime entre os pesquisadores que buscavam desvendar os mistérios sobre a origem.

Redação em concursos e vestibulares

Escrever pode ser fácil para alguns e desafios para outros. No entanto, quando participamos de uma prova, é necessário que o cuidado com o texto seja maior. Um exemplo recente é o ENEM, cujo tema surpresa pede mais do que boa gramática: é preciso estar antenado nos assuntos mais comentados no momento. Porém, como não há o hábito de escrever com frequência, quem vai prestar um concurso ou fazer vestibular – uma das etapas mais importantes de qualquer pessoa -, prestar atenção e estudar um pouco mais a respeito de redação é essencial. Em muitas provas, a redação tem peso diferente das questões objetivas. Então atente-se às dicas a seguir e encare a redação tranquilamente.

Redação para Concurso

A redação para concurso pode ser fácil se o participante levar em consideração alguns aspectos básicos:

Redação: Narrativa

A narrativa é um escrito que apresenta como apoio uma combinação de continuidade dos atos, dos acontecimentos onde o interprete se compromete, relatando-os no seu tempo e espaço definidos. Ela é muito diferente do texto dissertativo, antiga conhecida dos alunos pré-vestibulandos e do ensino médio, que é aquele que conquista um aspecto no qual prevalece o gênero argumentativo, que precisa convencer o leitor a confiar no lado negativo ou positivo da questão levantada.

Para construir uma correta escrita narrativa é essencial não apenas descrever e narrar os acontecimentos, mas saber organizar de maneira efetiva os interpretes não se prendendo somente as aparências físicas, mas aos aspectos psicológicos também que abraça ainda mais o espectador. Localizá-lo no tempo e no espaço em que narrativa é contada também é uma coisa importante, para não se construir a percepção de que o enredo é uma descrição solta de época e continuidade desconhecidas.

Redação

Já fazem mais de 4.000 anos que o ser humano desenvolveu a arte de escrever e ela ainda permanece viva. O grande motivo é que, por meio dela, conseguimos expressar nossos desejos, pensamentos e atos. Reunir ideias em palavras, frases e, finalmente, em um texto é um processo árduo, resultado de uma prática constante. Para escrever um texto com qualidade, é necessário muita leitura, estudo, prática e dedicação. Ler apenas por ler não é o suficiente, é preciso interpretar o conteúdo do texto e de seus contextos para produzir suas próprias opiniões sobre ele em sua escrita.

Há dois elementos primordiais em qualquer redação: a coesão e a coerência. A primeira consiste em vincular de maneira orgânica os vários parágrafos do texto, de modo que o leitor não sinta estranheza com relação à mensagem ao cruzar de uma parte para outra. Já a segunda diz respeito à organização de ideias de forma que passe a mensagem correta e não deixe nenhuma dúvida ou questionamento em quem estiver lendo. Sem os dois, o texto não é nada mais do que um amontoado de palavras, o que tira dele todo o significado.

Resumo sobre Darwinismo

O Darwinismo consiste em um termo essencialmente prático e relacionado com os estudos que foram desenvolvidos por Darwin, motivo pelo qual ganhou esse nome. Seu principal objeto de pesquisa foi o meio ambiente e o processo de evolução dos seres vivos, como humanos e animais. A própria organização da vida na Terra também foi um dos temas de maior relevância para ele. Sendo assim, o Darwinismo é o nome que ganhou o conjunto de todas as suas teorias e estudos, sendo o naturalista Charles Darwin reconhecido até os dias de hoje como o verdadeiro “pai da Teoria da Evolução“.

Durante o período vivido por Charles – entre 1809 e 1882 – o Criacionismo (teoria que alegava que todos os seres vivos eram criações divinas) era a que imperava. Dessa forma, o Darwinismo – também conhecido como teoria do Evolucionismo – surgiu como uma vertente contrária, que acreditava que os ambientes eram os responsáveis pela seleção dos organismos mais propícios para habitar aquele determinado espaço.