Método fácil de se elaborar dissertação


Escrever uma boa dissertação é o desejo de qualquer pessoa, principalmente em provas e avaliações. Mas nem sempre é a algo que acontece naturalmente. Por isso, aqui neste artigo, vamos destacar qual é o método fácil de elaborar dissertação da melhor forma possível. Acompanhe a seguir e melhore seu desempenho em redações.

Método fácil de se elaborar dissertação

Principais pontos de atenção

Antes de tudo, leia com atenção qual é o tema da dissertação proposta. Muitas pessoas agem por impulso neste momento e acabam cometendo erros graves que poderiam ser totalmente evitados com uma leitura mais detalhada. Lembre-se que em provas e concursos, quando o tema foge ao que foi indicado, corre-se o risco de ter a dissertação totalmente anulada.

Na maioria das vezes, os temas de dissertação vêm acompanhados de textos não muito longos, explicando alguma situação em particular, um poema, um trecho de notícia ou até alguma tirinha. Não pule linhas para começar a escrever o mais rápido possível e se por acaso ficou com alguma dúvida releia tudo novamente para ter certeza de que compreendeu a mensagem.

Somente após isso você deverá começar a sua dissertação. Depois, comece organizando o pensamento com calma antes de colocar tudo no papel. Acredite, isso ajudará muito na construção de seu texto e não deve ser considerado como um tempo perdido.

Após este momento, é chegada a hora de prestar atenção em tudo que aprendeu nas aulas de português e gramática. Tome muito cuidado com a forma culta da linguagem, evitando ao máximo escrever textos com muitas gírias e palavras utilizadas somente na linguagem do cotidiano.

Além disso, tome cuidado com a construção das palavras, levando em consideração todas as novidades detalhadas na nova gramática. Acentuações e a colocação de hífens devem ser um ponto de atenção de quem ainda não tem total experiência com as alterações feitas nos últimos anos. E prefira sempre optar por frases que garantam o significado literal das palavras e não o figurado. Lembre-se que a forma como sua redação será compreendida pode mudar completamente, portanto atenha-se ao significado das palavras que consta no dicionário.

Outro cuidado importante é com relação ao tamanho das orações. Prefira escrever períodos mais curtos, objetivos e com a pontuação correta. Muitas pessoas cometem erros com a quantidade vírgulas, principalmente separando o sujeito da oração do verbo, ou seja, da ação que está desempenhando. Caso tenha alguma dificuldade ou dúvidas com relação ao melhor uso das vírgulas, estude melhor este assunto ou converse com um professor de gramática.

Verbos e colocação das ideias

Outro ponto de atenção que é muito importante para este método fácil de elaborar dissertação é com relação aos verbos. Preste muito atenção no tempo verbal utilizado nas orações e mantenha o mesmo até que termine toda a redação.

Muitas pessoas costumam utilizar, sem perceber, diversos tempos verbais na mesma frase o que acaba fazendo com que perca alguns pontos importantes. As pessoas, ou os sujeitos das frases também precisam ser observados com cuidado. Por exemplo, caso comece a frase falando em primeira pessoa, termine sempre utilizando os verbos mais adequados e da melhor forma possível.

Para finalizar, preste sempre atenção na estrutura dos parágrafos. E isso diz respeito principalmente à forma como colocará as ideias em sua dissertação. Comece com uma introdução ao assunto, sempre relacionado ao tema, dando ao leitor uma primeira visão do que deseja discorrer.

Depois, continue os parágrafos de forma uniforma, organizando as ideias de tal forma que possibilite a compreensão total da mensagem que deseja transmitir através de seu texto. E jamais se esqueça da conclusão. Por mais incrível que pareça muitas pessoas se esquecem de finalizar a ideia em uma dissertação por que chegou ao número mínimo ou máximo de linhas. Por isso que a programação mental do que deseja escrever é algo tão importante, como já citamos anteriormente.

Todos os pontos deste método fácil de elaborar dissertação dizem respeito a um bom conhecimento da língua portuguesa, de suas regras gramaticais e também a interpretação de texto. E para alcançar este nível de forma mais natural, basta incrementar a leitura, prestando sempre atenção na forma como os diferentes escritores manifestam seus pensamentos através da escrita. A leitura de jornais e revistas também é muito bem vinda, principalmente se estiver ligada a veículos de mídia de qualidade, que prezam por uma boa redação.

De forma resumida, podemos dizer que os pontos que devem ser levados em consideração por quem deseja melhorar a qualidade de suas dissertações são:

  • Atenção ao tema;
  • Organização das ideais;
  • Cuidado com a gramática e significado das palavras;
  • Atenção com a ortografia e grafia;
  • Textos devem ter introdução, desenvolvimento e conclusão;

Tomando estes cuidados, com certeza a dissertação será muito superior. O maior segredo de uma boa dissertação é sempre o conhecimento da própria língua, o hábito da leitura e a prática da escrita. Quanto mais praticar, melhor se tornará sua forma de escrever.