Arquivos da categoria: Artes

Estudar artes é ter conhecimento da cultura e a manifestação artística na história da humanidade, em diferentes correntes artísticas por diversos povos

O Humanismo

O Humanismo é uma corrente filosófica e artística que teve lugar no período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. No âmbito da literatura fez a transição do trovadorismo para o classicismo. Está diretamente ligado à Renascença, movimento que surgiu em Florença, na Itália, e se alastrou pela Europa.

Jovem Guarda

O Brasil é conhecido mundo afora por várias de suas qualidades: povo acolhedor e simpático, comidas muito boas e uma diversidade incrível de pessoas são apenas algumas dessas qualidades. No entanto, se há uma qualidade verdadeiramente conhecida pelo mundo como característica marcante do Brasil, é a sua música.

Resumo sobre o artista Donatello

Donato di Niccoló di Betto Bardi, ou como ficou mundialmente conhecido, Donatello, foi um dos grandes nomes do renascimento italiano. Nascido em 1386, o artista viveu cerca de 80 anos e produziu dezenas de incríveis obras de arte que são admiradas até hoje. Neste resumo sobre Donatello, falaremos sobre sua história de vida, momento cultural em que estava inserido e sua trajetória de sucesso.

Resumo Pablo Picasso

O artista espanhol Pablo Picasso é um dos maiores nomes da arte mundial. Criou formas e técnicas que revolucionaram as artes plásticas no século XX, principalmente na pintura, escultura, gravura e cerâmica.

Resumo sobre representação teatral Pantomima

A pantomima nada mais é do que uma representação teatral realizada por meio de mímica, gestos e atitudes. Neste sentido, você já deve ter percebido o que está totalmente ‘proibido’ de usar: as palavras. Não à toa, o termo pantomima deriva de uma palavra grega com o significado “aquilo que tudo imita”. Ficou curioso (a) para conhecer mais sobre esse tipo de peça teatral? Confira a seguir um resumo sobre pantomima.

Resumo sobre a avenida Broadway

A Broadway é a avenida mais famosa do mundo e corta a cidade de Nova Iorque, ligando o condado de Manhattan ao Bronx, atravessando também a Times Square. Como já existia antes de 1811, época da criação do Commissioner´s Plan, um traçado viário em ortogonal que caracteriza a cidade, a Broadway se destaca e é diferenciada. Mas o principal motivo da fama atual da avenida é sua vocação com a arte. O local tem 43 teatros, a maior parte recebe musicais, que tendem a ficar em cartaz por anos e atraem pessoas de todo o mundo.

Resumo sobre os Moais da Ilha de Páscoa

Os Moais são esculturas gigantes feitas de pedra, na Ilha de Páscoa (Chile), localizada no meio do Oceano Pacífico, a 3.700 quilômetros da costa chilena. Esse território foi ocupado por volta de 1.000 d.C. por um grupo de polinésios, conhecidos como Rapanui.

Resumo Xilogravura

A antiga técnica chinesa, chamada xilogravura, significa impressão na madeira. Para entender melhor essa técnica vamos começar com a sua origem e apesar de não saber exatamente a origem, há indícios de uso da técnica na Ásia, no século I, mas a primeira vez que ela foi de fato documentada foi na obra “Diamond Sutra”, livro chinês datado de 868, o qual chegou ao ocidente no final do século XIV.

Resumo Arquitetura

A arquitetura, assim como a música, a literatura, o idioma e também algumas convenções sociais, é um dos aspectos mais marcantes de uma determinada sociedade. A arquitetura, além de também ser considerada uma arte, traz com ela aspectos que informam muito sobre as questões sociais dentro de uma civilização. Não por acaso, diante de tanta relevância social e cultural, a arquitetura configura também uma profissão muito importante, sendo o curso referente a esse conhecimento um dos mais procurados em vestibulares e demais processos seletivos.

Resumo Gil Vicente

Gil Vicente é considerado o pai do teatro português. Foi poeta, dramaturgo e por diversas vezes, também ator. Suas peças iniciaram a apresentação dos espetáculos diretamente em um palco com a utilização de cenários, algo inédito em Portugal até então.

Resumo Fotografia

A fotografia é uma das formas de comunicação mais apreciadas pela sociedade. Para alguns, até mesmo, ela é considerada como uma forma de arte e de expressão. Seja como for, a fotografia passou por muitas mudanças e processos que aprimoraram esta prática desde o seu começo. No entanto, a sensibilidade do fotógrafo continua sendo o fator mais importante para que ele capture o momento perfeito e eternize em uma foto. Conheça abaixo a história da fotografia e mais algumas curiosidades desta atividade.

Resumo Orquestra

Esse artigo é um resumo sobre orquestra, que é um conjunto de músicos reunidos para a execução de peças musicais, geralmente eruditas. Ela pode ser pequena ou grande. Se pequena, é chamada de orquestra de câmara e, se grande, pode ser chamada de orquestra filarmônica ou de orquestra sinfônica. A diferença entre elas está na forma em que foram compostas.

Salvador Dalí

Salvador Dali é um dos pintores mais reconhecidos de todo o mundo por seu trabalho com arte surrealista. Ele nasceu em maio de 1904 em Catalunha, uma pequena comunidade espanhola da região de Figueres. Suas obras chamam a atenção especialmente por combinarem qualidade estética e plástica de primeira com ideias bizarras que Dalí tinha – fosse seu cotidiano, em sonhos ou em outras situações.

Pintura Corporal

A body art, também conhecida como Pintura Corporal é um movimento cultural de manifestação presentes em diversas tribos de todo o mundo. Povos como hindus, tribos africanas e indígenas e também alguns povos ocidentais, usam a técnica de maquiagem no corpo e até mesmo de tatuagem para celebrar a vida, a morte, as guerras e outros fatores externos e internos.

Resumo sobre Pantomima

A pantomima é um tipo de teatro com base em gestos, mímicas e atitudes popularizadas pelos romanos. Durante as apresentações, a intenção é expressar o máximo usando o mínimo possível de palavras. Em sua época de criação, essa arte teve grande influência dos já populares gêneros de comédia e tragédia da Roma e Grécia Antigas. Ainda que as falas não sejam o foco da pantomima, um espetáculo desde estilo pode incluir números de música ou canto. No entanto, os atores que interpretam papéis, chamados de mimos, usam só as mímicas para atuar. De modo geral, a mesma pessoa interpretava diferentes personagens na peça. Esse artifício é muito útil também para comediantes, palhaços e dançarinos, por exemplo. Os aspectos não verbais devem ser muito bem trabalhados para garantir o sucesso da narrativa. Por isso, a maquiagem e o figurino são imprescindíveis para a comunicação com a audiência.

Arte Egípcia: Períodos

Não é raro vermos elementos da arte egípcia em filmes, livros e museus. Porém é importante saber que assim com acontece em praticamente todas as culturas, a representação artística do Egito sofreu diversas mudanças com o passar dos anos, de acordo com o momento político, histórico e também pelas crenças. Por isso, neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto: Arte Egípcia: Períodos e quais as principais características de cada momento da história. Acompanhe a seguir.

Resumo sobre Donatello

O Renascimento foi um dos períodos mais importantes da História da Europa. Aconteceram mudanças culturais muito significantes, que refletem até os dias de hoje. A região italiana de Toscana foi o primeiro local onde o movimento se manifestou, sendo as cidades de Florença e Siena os palcos principais dessa nova tendência artística. Mais tarde, o Renascimento se difundiu por toda a Itália, e, após alguns anos, por toda a Europa Ocidental. Isso se deveu muito pela ajuda da recém-criada imprensa gráfica, pelo alemão Johannes Gutenberg.