Arquivos da categoria: Artes

Estudar artes é ter conhecimento da cultura e a manifestação artística na história da humanidade, em diferentes correntes artísticas por diversos povos

Surrealismo

Caracterizado por obras bizarras e bem diferentes de outros conceitos já abordados, o Surrealismo foi uma vertente artística que surgiu em Paris na década de 1920. O grande foco do movimento artístico era explorar o irracional, adotando conceitos que causavam forte impacto no público e gerar uma combinação do abstrato com o inconsciente de forma que impressionasse quem o contemplava.

Surrealismo

O movimento do Surrealismo foi exercido tanto na parte artística como na literária com participações de artistas e poetas consagrados como Antonin Artaud, Salvador Dalí, Max Ernst e o principal representante e idealizador do movimento, André Breton. Esse último era um forte crítico e defensor da vertente porque acreditava que as influências das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud auxiliavam artistas a explorarem o imaginário de forma mais forte e torná-lo mais palpável através de textos, pinturas e também do cinema.

O início e as fundamentações do movimento/h2>

O movimento surrealista surgiu na década de 20, mas só foi atingir seu auge quatro anos após suas primeiras manifestações com a apresentação do Manifesto Surrealista feito por André Breton. Antes disso, artistas, poetas e outros autores praticaram trabalhos que serviriam de inspiração para projetos ainda mais desenvolvidos e ambientados dentro do movimento.

A estética dessa vertente, além de Freud, era seguida fortemente pelo pensamento de Pierre Reverdy. Segundo ele, uma imagem surge através de duas realidades que se encontram e criam uma nova forma e não na base de comparações. Essas realidades, por estarem distantes e não terem um contato contínuo, possibilitam a descontextualização sobre a forma de ver o mundo e torna possível novos olhares de maneiras inusitadas e impressionantes.

A partir desse pensamento, se tem três características básicas para que o Surrealismo pudesse atingir proporções consideráveis:

• O estilo é a combinação do representativo, ou seja, o irreal é representado de maneira livre e sem preconceitos. A combinação entre sonho e realidade é permitida, mas deve incentivar a construção de um diálogo com outras maneiras de ver o mundo;

• Não se devem guiar as manifestações surrealistas pela base da razão. O imaginário não possui regras, não possui limitações e nem é obrigatório ser algo lógico;

• Recursos podem ser utilizados para que as representações surrealistas sejam compreendidas. O humor, a reflexão (excluindo a razão) e a alucinação são as ferramentas mais usadas pelos surrealistas. Em contrapartida, qualquer princípio ou regência relacionado à família, honra, dever, proteção ou religião não é aproveitado por serem fatores que limitam a capacidade criativa.

Um detalhe interessante a ser abordado é que essa manifestação nem sempre precisa se concentrar numa fonte consciente. Isso quer dizer que obras podem fazer sentido ou não, se for o caso. Entretanto, se a arte consegue se comunicar com o público de forma a criar reflexões acerca do que é a realidade absoluta, a libertação do homem e o papel do inconsciente para a capacidade de criar novas obras, então é algo a ser aproveitado dentro da vertente.

Essa rigidez contra os padrões foi sentida com mais nitidez na arte, com técnicas de onirismo e de escrita automática. Essas e muitas outras obras e peças como o cubismo, a peça As Mamas de Tirésias e a obra O Castelo dos Pirineus foram outros exemplos da manifestação artística.

Formas de manifestação e relação com o dadaísmo

O dadaísmo foi um conceito bastante influente para o surgimento do Surrealismo. A necessidade de se definir o modernismo após eventos que abalaram o planeta, como é o caso da Segunda Guerra Mundial, atiçou muitos artistas, escritores e cineastas a adotarem esse conceito em seus trabalhos para que a sociedade se livrasse do fascismo e conquistasse independência, inclusive à arte.

O cubismo e o expressionismo foram grandes exemplos nessa contextualização. A escrita automática, a colagem e outras metodologias foram muito praticadas, especialmente por Salvador Dalí, que foi inspirado a pintar uma de suas mais famosas obras, A Persistência da Memória.

A amplitude da manifestação chegou aos ares políticos, com a criação do grupo Os Surrealistas. Encabeçados por André Breton, o grupo surgiu em 1947 com o intuito de quebrar paradigmas quanto ao conservadorismo nas expressões artísticas. O grupo surgiu em Portugal e muitos artistas se tornaram adeptos do grupo que chegou a ter somente uma exposição em 1949. Quadros foram pintados e expostos em Portugal como protesto contra o regime político do país que instaurava a censura artística na época.

No entanto, a exposição foi barrada, mesmo com a tentativa de realizar mais duas amostras. O movimento surrealista então perdurou por mais 6 anos, com o fim do grupo e com a divulgação das últimas obras inspiradas pela manifestação. A obra de Vespeira e Fernando Azevedo, O Chiado, foi a última pintura associada ao movimento, mas que serviu de inspiração para outros artistas que viriam apresentar seus trabalhos após o fim da vertente. Outros artistas, como Salvador Dalí, passaram a fazer trabalhos individuais em conceitos próprios e isolados da ideia.

O Humanismo

O Humanismo é uma corrente filosófica e artística que teve lugar no período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. No âmbito da literatura fez a transição do trovadorismo para o classicismo. Está diretamente ligado à Renascença, movimento que surgiu em Florença, na Itália, e se alastrou pela Europa.

Jovem Guarda

O Brasil é conhecido mundo afora por várias de suas qualidades: povo acolhedor e simpático, comidas muito boas e uma diversidade incrível de pessoas são apenas algumas dessas qualidades. No entanto, se há uma qualidade verdadeiramente conhecida pelo mundo como característica marcante do Brasil, é a sua música.

Resumo sobre o artista Donatello

Donato di Niccoló di Betto Bardi, ou como ficou mundialmente conhecido, Donatello, foi um dos grandes nomes do renascimento italiano. Nascido em 1386, o artista viveu cerca de 80 anos e produziu dezenas de incríveis obras de arte que são admiradas até hoje. Neste resumo sobre Donatello, falaremos sobre sua história de vida, momento cultural em que estava inserido e sua trajetória de sucesso.

Resumo Pablo Picasso

O artista espanhol Pablo Picasso é um dos maiores nomes da arte mundial. Criou formas e técnicas que revolucionaram as artes plásticas no século XX, principalmente na pintura, escultura, gravura e cerâmica.

Resumo sobre representação teatral Pantomima

A pantomima nada mais é do que uma representação teatral realizada por meio de mímica, gestos e atitudes. Neste sentido, você já deve ter percebido o que está totalmente ‘proibido’ de usar: as palavras. Não à toa, o termo pantomima deriva de uma palavra grega com o significado “aquilo que tudo imita”. Ficou curioso (a) para conhecer mais sobre esse tipo de peça teatral? Confira a seguir um resumo sobre pantomima.

Resumo sobre a avenida Broadway

A Broadway é a avenida mais famosa do mundo e corta a cidade de Nova Iorque, ligando o condado de Manhattan ao Bronx, atravessando também a Times Square. Como já existia antes de 1811, época da criação do Commissioner´s Plan, um traçado viário em ortogonal que caracteriza a cidade, a Broadway se destaca e é diferenciada. Mas o principal motivo da fama atual da avenida é sua vocação com a arte. O local tem 43 teatros, a maior parte recebe musicais, que tendem a ficar em cartaz por anos e atraem pessoas de todo o mundo.

Resumo sobre os Moais da Ilha de Páscoa

Os Moais são esculturas gigantes feitas de pedra, na Ilha de Páscoa (Chile), localizada no meio do Oceano Pacífico, a 3.700 quilômetros da costa chilena. Esse território foi ocupado por volta de 1.000 d.C. por um grupo de polinésios, conhecidos como Rapanui.

Resumo Xilogravura

A antiga técnica chinesa, chamada xilogravura, significa impressão na madeira. Para entender melhor essa técnica vamos começar com a sua origem e apesar de não saber exatamente a origem, há indícios de uso da técnica na Ásia, no século I, mas a primeira vez que ela foi de fato documentada foi na obra “Diamond Sutra”, livro chinês datado de 868, o qual chegou ao ocidente no final do século XIV.

Resumo Arquitetura

A arquitetura, assim como a música, a literatura, o idioma e também algumas convenções sociais, é um dos aspectos mais marcantes de uma determinada sociedade. A arquitetura, além de também ser considerada uma arte, traz com ela aspectos que informam muito sobre as questões sociais dentro de uma civilização. Não por acaso, diante de tanta relevância social e cultural, a arquitetura configura também uma profissão muito importante, sendo o curso referente a esse conhecimento um dos mais procurados em vestibulares e demais processos seletivos.

Resumo Gil Vicente

Gil Vicente é considerado o pai do teatro português. Foi poeta, dramaturgo e por diversas vezes, também ator. Suas peças iniciaram a apresentação dos espetáculos diretamente em um palco com a utilização de cenários, algo inédito em Portugal até então.

Resumo Fotografia

A fotografia é uma das formas de comunicação mais apreciadas pela sociedade. Para alguns, até mesmo, ela é considerada como uma forma de arte e de expressão. Seja como for, a fotografia passou por muitas mudanças e processos que aprimoraram esta prática desde o seu começo. No entanto, a sensibilidade do fotógrafo continua sendo o fator mais importante para que ele capture o momento perfeito e eternize em uma foto. Conheça abaixo a história da fotografia e mais algumas curiosidades desta atividade.

Resumo Orquestra

Esse artigo é um resumo sobre orquestra, que é um conjunto de músicos reunidos para a execução de peças musicais, geralmente eruditas. Ela pode ser pequena ou grande. Se pequena, é chamada de orquestra de câmara e, se grande, pode ser chamada de orquestra filarmônica ou de orquestra sinfônica. A diferença entre elas está na forma em que foram compostas.

Salvador Dalí

Salvador Dali é um dos pintores mais reconhecidos de todo o mundo por seu trabalho com arte surrealista. Ele nasceu em maio de 1904 em Catalunha, uma pequena comunidade espanhola da região de Figueres. Suas obras chamam a atenção especialmente por combinarem qualidade estética e plástica de primeira com ideias bizarras que Dalí tinha – fosse seu cotidiano, em sonhos ou em outras situações.

Pintura Corporal

A body art, também conhecida como Pintura Corporal é um movimento cultural de manifestação presentes em diversas tribos de todo o mundo. Povos como hindus, tribos africanas e indígenas e também alguns povos ocidentais, usam a técnica de maquiagem no corpo e até mesmo de tatuagem para celebrar a vida, a morte, as guerras e outros fatores externos e internos.

Resumo sobre Pantomima

A pantomima é um tipo de teatro com base em gestos, mímicas e atitudes popularizadas pelos romanos. Durante as apresentações, a intenção é expressar o máximo usando o mínimo possível de palavras. Em sua época de criação, essa arte teve grande influência dos já populares gêneros de comédia e tragédia da Roma e Grécia Antigas. Ainda que as falas não sejam o foco da pantomima, um espetáculo desde estilo pode incluir números de música ou canto. No entanto, os atores que interpretam papéis, chamados de mimos, usam só as mímicas para atuar. De modo geral, a mesma pessoa interpretava diferentes personagens na peça. Esse artifício é muito útil também para comediantes, palhaços e dançarinos, por exemplo. Os aspectos não verbais devem ser muito bem trabalhados para garantir o sucesso da narrativa. Por isso, a maquiagem e o figurino são imprescindíveis para a comunicação com a audiência.